Projecto ITED com rede interior e exterior

djmati
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2009, 18:06

Projecto ITED com rede interior e exterior

Mensagem por djmati »

Bom dia Pessoal

Antes de mais quero felicitar todos aqueles que ajudam a esclarecer dúvidas. No que eu poder ajudar cá estarei.

Eu faço projectos ITED, mas até hoje só tenho feito proj p moradias. O arquitecto para quem eu trabalho deu-me um condominio de 5 moradias para fazer, e agora estou aqui com umas dúvidas.
Ele diz para fazer o ITED dentro da moradia (normal) e no exterior das moradias (do portão do condominio para dentro).
Depois de várias pesquisas, efectuei a rede exterior, e gostaria saber se o que fiz está correcto?
rede_exterior.JPG
rede_exterior.JPG (79.41 KiB) Visto 1744 vezes
Em relação às caixas NR1 e NR2, penso que a localização e a sua utilização são as mais correctas, mas queria confirmação.
Outra questão é o seguinte: estas moradias não apresentam nenhum muro na sua frente, logo, onde é que se coloca a CEMU?

Agradeço desde já a quem me poder ajudar
Obrigado pela vossa atenção

Daniel Matias
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Projecto ITED com rede interior e exterior

Mensagem por gemini »

Viva.

Não percebo o porquê da 2ª NR1 ?
Não podes cruzar directamente a estrada, em vez de ires à volta? é que poupas dinheiro!!

Ou melhor ainda, ligar directamente as NR2 à 1ªNR1.

Depois, as CEMU t~em de ficar num murete técnico. se este não existe, tem de ser construído!
Onde ficam os contadores da àgua e luz? a CEMU pode ficar junto deles.
Learning is the goal!!
djmati
Curioso
Curioso

Mensagem por djmati »

Olá Gemini
Obrigado por me ajudar

Eu coloquei a 2ª NR1 pq n sabia se podia cruzar a estrada, pensava que tinhamos de ir sempre pela 'berma'. Se cruzar a estrada a que profundidade deverá estar a tubagem?.

Gostei da tua ideia, de ligar as duas NR2 directamente à NR1, mas sendo a NR1 uma caixa de passagem, será que não é necessário trocá-la por uma NR2, pois agora vai ser necessário efectuar mais ligações dentro dela?

Em relação à colocação da CEMU, eu não sei onde vai estar os contadores da água e luz. No projecto de Autocad que me enviaram, por acaso vem lá o desenho da disposição dos contadores, mas não diz em que local vão ficar.

Sendo assim será que devo propor a construção de uma murete técnico? é que eu estou com receio de estar a propor um murete técnico e depois já existir algum local definido junto aos contadores da água e luz.

Já agora aproveito, Gemini, para perguntar se tem algum relatório que me possa disponibilizar sobre redes exteriores, com as especificações das caixas, localização, etc.
Se alguém tiver alguma informação acerca disto que me possa disponibilizar agradecia, pois como disse, nunca fiz nenhum projecto destes e estou mesmo a zeros, mas com vontade de fazer o melhor possível, pois poderei vir a receber mais projectos destes..
email: danieljmatias@iol.pt

Obrigado pela vossa ajuda
Anexos
quadros.JPG
(76.93 KiB) Transferido 282 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Falta instalar a portinhola e a Cemu.
djmati
Curioso
Curioso

Mensagem por djmati »

Oi

O que queres dizer com "Falta instalar a portinhola e a Cemu"?? Não estou a perceber. Refereste a instalar junto dos outros quadros?

Lembrei-me de outra coisa, eu tenho mesmo de saber onde vai ficar a CEMU, pois preciso de calcular os niveis de sinal no interior com base na localização da CEMU. Eu posso propor a construção de um murete, mas se não for naquele local proposto, os niveis vão ser diferentes.

O que fazer?? Estou mesmo indeciso
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Espaço para a Portinhola e os armários da EDP?

As caixas C1 para que servem? Não estão instaladas em frente às garagens??0
djmati
Curioso
Curioso

Mensagem por djmati »

Eu coloquei as caixas C1, porque disseram-me que quando existia uma CV NR2 (de ligação), era necessário existir duas caixas C1 para ligação à terra. Foi com esse intuito que eu as coloquei.

Reformulando então o projecto, com as opiniões já dadas (Duzia 12 e Geminini), fico com o seguinte:
rede_exterior_2.JPG
rede_exterior_2.JPG (66.6 KiB) Visto 1705 vezes
Talvez eu tenha percebido mal, pois a CEMU está numa caixa C1 e depois essa é que terá de ter ligação à terra. Assim realmente faz sentido.
Sendo assim será então necessário propor a construção de um pedestal (está entre a garagem e a porta de entrada) para a colocação da Caixa C1/CEMU, pois não existe nada.

Obrigado pela ajuda que me estão a dar, e desculpem se as perguntas forem "estúpidas"

Cumprimentos
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

O que me faz confusão na planta é não ver "passeios e arruamentos.", nem muros de vedação, será um condominio fechado?
djmati
Curioso
Curioso

Mensagem por djmati »

Peço desculpa por essa falha. É condominio Fechado.

Estava a pensar em colocar as CEMU è entrada do portão, junto à 1ª NR1 mas da parte de fora (pois presumo que seja aí que vai levar os quadros da água,luz e correio), mas estive a ver e a distância maior entre esse local e o ATI mais distante é de aproximadamente 35 m. Será que tem lógica eu admitir as CEMU todas cá fora e fazer a distribuição para cada uma delas a partir desse ponto? Se assim fosse, simplificava as coisas.

É porque se eu colocar as CEMU lá dentro, como se trata de condominio privado, será que depois a PT me coloca o sinal necessário nas CEMUs instaladas no interior do condominio, uma vez que é privado?

Obrigado Caro Duzia
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Fazes bem colocar fora
djmati
Curioso
Curioso

Mensagem por djmati »

Pois tb acho que seja a melhor opção

Em relação ao relatório da rede exterior, será que alguem tem algum que me possa facultar?

Obrigado
orlando_grilo
Curioso
Curioso
Registado: 10 out 2007, 13:16

Mensagem por orlando_grilo »

Como é um condominio fechado, podes fazer como um predio, utilizas um ATE na entrada do condominio e daí repartes as derivações para osati's das vivendas. Porque não estou haver num condominio fechado um muro tecnico la dentro.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por gemini »

Olá outra vez.

Peço desculpa por só agora voltar ao tópico, mas estive ausente.

Já tens aí algumas boas sugestões e soluções, mas acho que uma vez que é condomínio fechado, é melhor pores um ATE exterior, para ser a entrada do sinal, e depois derivares para os ATI's...
Podes sempre ligar para Portugal Telecom da tu aárea e perguntares lá a eles como fazer, normalmente têm pessoal que nos ajuda.

Vê este meu tópico, pode ajudar:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=3897
Learning is the goal!!
djmati
Curioso
Curioso

Mensagem por djmati »

boa tarde mais uma vez

Obrigado pela vossa ajuda.
Vou entao colocar um ATE no exterior com ligacao a uma CV NR1 e depois utilizar duas caixas NR2 para a passagem dos cabos até aos ATIs, ou acham que posso passar directamente do ATE até à 1ª NR2? São cerca de 15m.(Penso que não exista problema).
Ver imagem seguinte.
Então e eu deste ATE posso ligar directamente aos ATis de cada moradia sem problema??????
rede_exterior_3.JPG
rede_exterior_3.JPG (69.25 KiB) Visto 1637 vezes
Outra questão, é qual será a tubagem necessária entre o ATE e as NR2? No novo manual do ITUR, diz que o minimo é 2*Pead 110 + 1 tributo 40, mas no topico que indicaste (Gemini), referes 4*110. Mas isto depende da necessidade, como é obvio.

Em relação à MD que colocaste disponivel, é a mais recente que tens? é que depois dizes que já actualizaste mas não a colocas disponivel, ou será esta a última versão??

Muito OBRIGADO pela vossa ajuda.
djmati
Curioso
Curioso

Mensagem por djmati »

Esqueci-me de outra coisa, se eu tenho um ATE à entrada, vou ter de calcular o valor mais desfavorável (ATI da moradia A) e depois com esse valor efectuar os cálculos para todas as outras moradias?

É porque da moradia A para a D tenho cerca de 25m de diferença.

Obrigado
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”