Duvidas - Regras Técnicas

Responder
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Duvidas - Regras Técnicas

Mensagem por Electro 99 »

Amigos,

Tenho andado a ler as regras técnicas e surgiram-me algumas dúvidas, leigas é certo, mas que gostava das expôr junto de vós:

- Qual é a diferença entre fonte de segurança e fonte de socorro?

- Qual é a diferença entre sistema monofásico de 3 condutores e sistema bifásico de 3 condutores (página 1115 do RTIEBT)?

Gostaria de conhecer as vossas opiniões sobre estas dúvidas.

Abraço e obrigado.
WindWalker
Curioso
Curioso
Registado: 30 jun 2009, 00:07
Been thanked: 1 time

Re: Duvidas - Regras Técnicas

Mensagem por WindWalker »

Vendo essa página das RTIEBT, diria que no caso monofásico L1 e L2 são condutores da mesma fase e no caso bifásico de fases distintas.

Porque se utiliza o bifásico de 3 condutores, não sei, mas suponho que seja porque existam aparelhos bifásicos com a configuração da imagem.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

As fontes de segurança são para alimentar os equipamentos afectos à segurança, ex.: iluminação de segurança, e podem ser constituidas por baterias ou por grupo gerador.

Quanto às fontes de socorro servem para garantir a continuidade serviço no caso de falha de energia de equipamentos ou instalações específicas, sendo os equipamentos afectos à segurança ou não.

Ou seja a fonte de socorro pode até alimentar toda a instalação, enquanto que a fonte de segurança pode apenas alimentar os equipamentos afectos à segurança. As fontes de socorro podem ser uma substituição em relação à rede de alimentação de energia.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
gilmarjd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 fev 2008, 22:16

Mensagem por gilmarjd »

Senhores,

tenho trabalhado com subestação e gostaria de uma ajuda para identificar os simbolos do diagrama unifilar.
Caso alguém tenha, por favor, pode informar onde posso encontrar

gilmar
Responder

Voltar para “Dúvidas”