alteração de esquentador

Responder
ssmoreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 jul 2008, 23:02

alteração de esquentador

Mensagem por ssmoreira »

Boas
Preciso de ajuda, tenho uma caldeira que está ligada a um fogão a lenha para aquecer aguas sanitarias e um esquentador, mas para funcionar caldeira/esquentador tem uma torneira, o que queria fazer era fazer passar a agua quente pelo esquentador, mas para isso tenho de fazer retardar a leitura da agua do esquentador para ele só ligar quando a agua da caldeira estiver fria. Já pensei colocar uma electovalvula na saida da caldeira mas tem o problema se faltar a luz.
Se alguem tem alguma solução, agradecia a ajuda
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: alteração de esquentador

Mensagem por nelmindo »

Mas falta assim tantas vezes a luz, para que justifique criar um sistema de apoio ou outra técnica qualquer?
ssmoreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 jul 2008, 23:02

Mensagem por ssmoreira »

Boas
O problema de falatar a luz é só para abrir a torneira o que eu quero é que a caldeira funcione quando tenho fogão aceso e qeria ligar o esquentador enquanto a agua da caldeira não fica quente sem ter de ligar a caldeira com a resistencia, assim só gastava gas quando preciso de agua, e com a resistencia da caldeira estou a gastar electricidade mesmo que não precise de agua quente.
Cumprimentos...........................
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

existe soluções no mercado para isso, são acho eu válvulas de 3 vias, comandadas por termostato. Em casas de especialidade em energia solar térmica são capazes de lhe propor uma solução, já que usam muito este tipo de sistemas
joao2004
Curioso
Curioso
Registado: 17 set 2008, 15:26

Mensagem por joao2004 »

Uma valvula motorizada de 3 vias e um termostato resolvem o problema... ou então um esquentador preparado para entrada de água quente, vai modular a chama (0-100%) de acordo com a temperatura de entrada da água
fsantospt2
Curioso
Curioso
Registado: 09 fev 2009, 21:04
Has thanked: 1 time

Mensagem por fsantospt2 »

Se procurares 1 bocado na net encontras material para isso
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Como já foi dito, ou usa um esquentador preparado para essa função, ou usa válvulas 3 vias motorizadas comandada por termostato.
A ideia de fazer retardo ao esquentador não é fiável. Em dias frios, a água entra mais fria na caldeira, logo uma caldeira de agua gasta-se mais depressa que em dias mais amenos. Com comando por termostato, a temperatura que existir, é a que comanda a origem do aquecimento.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Responder

Voltar para “Ideias”