Medição de terras

Responder
jorgemiranda
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 abr 2009, 23:19

Medição de terras

Mensagem por jorgemiranda »

Tive agora há dias um caso que me deixou apreensivo:

Fui medir as terras a uma unidade industrial e primeiramente fiz-lo com a instalação em carga em várias tomadas, achei estranho só obter um valor de 1,5ohms. Fiz medição de tensão entre fase e neutro e aparelho de medida (certificador de instalações Fluke) comportou-se como se não tivesse tensão. O resultado deixou-me desconfortável e com muitas dúvidas. Hoje voltei lá para fazer medição no PT desligando a carga e removendo as ligações amovíveis dos eléctrodos de terra de protecção e serviço. Para ambas as terras obtive na ordem dos 56 Ohms (terra de protecção) 57 Ohms (terra de serviço).

Com estes valores com toda a certeza que deveria obter resultados mais elevados no teste anterior.

Alguém me consegue orientar?
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Re: Medição de terras

Mensagem por mpinto »

Fiz medição de tensão entre fase e neutro e aparelho de medida (certificador de instalações Fluke) comportou-se como se não tivesse tensão.
Se o aparelho é fiavel estavas a usá-lo da forma correcta e não acusava tensão é porque não havia tensão. Desculpa, acontece com qq um, quando antecipamos um resultado e este não corresponde ao esperado por vezes entramos em bloqueio, alguma coisa te escapou, penso eu. O disjuntor das tomadas poderia estar desligado.

Hoje voltei lá para fazer medição no PT desligando a carga e removendo as ligações amovíveis dos eléctrodos de terra de protecção e serviço. Para ambas as terras obtive na ordem dos 56 Ohms (terra de protecção) 57 Ohms (terra de serviço).
Se continuas a usar correctamente o equipamento, então esses valores correspondem ao que existe.

Com estes valores com toda a certeza que deveria obter resultados mais elevados no teste anterior.
Sim, mas repetiste o teste anterior e obtiveste os resultados do teste anterior?
Abraço.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”