porque será que isto seja possível

Responder
nunochavesmateus
Curioso
Curioso
Registado: 25 ago 2007, 18:50

ddp duvida, porue será

Mensagem por nunochavesmateus »

pessoal desde já obrigado pela atenção.
tenho uma casa onde so existe um dijuntor de 16a independente com um comutador para duas tomadas.(ma. de lavar llouça e roupa.)
O problema é que tenho depois mais dois dijuntores de 16a que servem cada um 8 tomadas.( não são demasiadas tomadas para cada dijuntor ) é ue se eu uiser ligar uma ma. de secar roupa a uma tomada nãopoderei ligar mais nenhuma maq. a uma das 8 tomadas visto que posso obter uma sobrecarga de intencidade no circuito e queimar as tomadas caso o dijuntor não dispare de imediato.
outra situação pertinente é mesmo tendo um desses circuitos de 8 tomadas desligados ao fazer medições com um amperimetro obtive uma ddp perto dos 58v.acham que esta situação é normal? E não deveriam exestir mais dois circuitos independetes para maq.s de potencia elevada?
Porque é que os tecnicos da edp nao exigiram mais circuitos independentes, visto que tenho em casa de um colega um uadro onde existe 7 dijuntores de 16a 4 independentes para maqs e 3 para tomadas.
Alguém me poderia explicar ou dar algumas dicas sobre esta situação?

sem outro assunto de momento, atenciosamente Nuno Mateus

PS: tenho alguns conhecimentos de electricidade teoricos e práticos.
nunochavesmateus
Curioso
Curioso
Registado: 25 ago 2007, 18:50

porque será que isto seja possível

Mensagem por nunochavesmateus »

pessoal desde já obrigado pela atenção.
tenho uma casa onde so existe um dijuntor de 16a independente com um comutador para duas tomadas.(ma. de lavar llouça e roupa.)
O problema é que tenho depois mais dois dijuntores de 16a que servem cada um 8 tomadas.( não são demasiadas tomadas para cada dijuntor ) é ue se eu uiser ligar uma ma. de secar roupa a uma tomada nãopoderei ligar mais nenhuma maq. a uma das 8 tomadas visto que posso obter uma sobrecarga de intencidade no circuito e queimar as tomadas caso o dijuntor não dispare de imediato.
outra situação pertinente é mesmo tendo um desses circuitos de 8 tomadas desligados ao fazer medições com um amperimetro obtive uma ddp perto dos 58v.acham que esta situação é normal? E não deveriam exestir mais dois circuitos independetes para maq.s de potencia elevada?
Porque é que os tecnicos da edp nao exigiram mais circuitos independentes, visto que tenho em casa de um colega um uadro onde existe 7 dijuntores de 16a 4 independentes para maqs e 3 para tomadas.

patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: porque será que isto seja possível

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Em 1º, evita criar tópicos repetidos. Um tópico basta para não se perdere as ideias nem criar confusão de resposta em dois tópicos diferentes.

A questão do numero de tomadas por circuito, está dentro da normalidade, mas esses circuitos de tomadas são para usos gerais. Para equipamentos de grande potencia são circuitos directos. O facto de queimar a tomada por o disjuntor não disparar, não se coloca, a menos que o disjuntor esteja avariado ou as tomadas não sejam de 16A.

Com o amperimetro mede-se corrente. DDP= diferença de potencial(tensão). Esta medição foi feita em que local e entre que polos? Se essa medição for entre fase e terra, o circuito de terra está deficiente. Noutro local, não estou a ver onde terás essa ddp.

Teoricamente, tudo o que sejam equipamentos de grande consumo, deveriam ter circuitos directos, mas em instalações mais antigas, chega a ver-se disjuntores de 15A para toda a instalação da casa, incluindo maquinas de lavar.

A EDP só exige alterações na instalação quando se pede um aumento de potencia, ou quando o contracto de consumo muda de proprietário.

Nas instalações actuais sujeitas a aprovação, já é obrigatório ter esses diverços circuitos. Maquina lavar roupa, Maquina lavar loiça, Maquina secar roupa, Forno, etc. Para tomadas de usos gerais, colocam-se entre 5 a 8 tomadas por circuito, mas fica ao criterio do projectista ou da vontade do dono da casa.

OFFTOPIC: Tenho um colega que colocou um quadro por divisão, com diferencial, disjuntor para cada tomada + 1 pa iluminação. Haja dinheiro.

Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: ddp duvida, porue será

Mensagem por nelmindo »

nunochavesmateus Escreveu:pessoal desde já obrigado pela atenção.

Não estou a reclamar dos conhecimentos que tem sobre a liguistica, mas como deve compreender, se quer que o ajudemos, necessita de ter mais cuidado como escreve, porque torna-se muito dificil transmitir ideias e conceitos.
aqui não há limite de caractes (existe mas 60 000 contra os 150 das sms, é infinito...)

Equipamentos fixos são considerados tomadas unicas e disjuntores independentes. Exemplos: máquinas de lavar roupa e louça, máquinas de secar, cilindros, caldeiras, portão eléctrico, e até por vezes o frigorifico e micro-ondas. Já nem falo do fogão, porque esse não leva tomada.
No seu caso, o electricista que electrificou, tomou a decisão de colocar um disjuntor para duas tomadas, mas garantiu que essas duas tomadas não trabalhassem em simultaneo, por via de um comutador especial. Esta técnica não é por motivos economissistas na altura da electrificação, mas sim para que o cliente não seja auto-obrigado a contratar uma potencia superior à que precisa, usando uma técnica que ogriga o cliente a ligar uma máquina de cada vez e não se sentir tentado a ligar as duas ao mesmo tempo.

Limite convencionado para tomadas de usos gerais e reforço gerais, porque são todas aquelas em que não se preve uma utilização especifica para elas. Tanto podem hoje ligar um berbequim, como amanha um rádio ou até uma fritadeira. É que claro que um cliente não vai colocar 5 fritadeiras no mesmo circuito, porque iria-o sobrecarregar. Mas também é para isso que dotamos as instalações de dispositivos contra sobrecargas e não só contra curtos-circuitos...

As quantidades de disjuntores a colocar, passam pelo bom senso e é cada electricista que define isso e não a EDP. Para a EDP até podia ter um só disjuntor. O que lhe interesssa é o certificado da certiel na mão, para lhe fornecer energia eléctrica...

Quanto aos 58V que lhe aparecem, estou a falar de cor,porque não estou aí, mas pode ser que tenha um voltimetro com resistencia interna demasiado alta e não provoque uma carga para eliminar falsas leituras, por causa de tensões induzidas. Já vi lampadas de neón a ligar (em sinalizadores de fase), por causa das fugas e das induções, no fim de cabos multipolares.
Responder

Voltar para “Dúvidas”