Ligar Lampafa fluorescente
Ligar Lampafa fluorescente
Olá, é a minha primeira mensagem no fórum, andava pelo google à procura de soluções para ligar estas lâmpadas e cheguei aqui, ainda não encontrei um esquema que me fosse totalmente esclarecedor então pelo que vi desenhei o esquema que se encontra em baixo.
Em baixo para além do esquema está também o material que possuo. Gostaria de saber se o esquema está correcto ou não. Na altura a senhora da loja propôs-me uns suportes únicos para lâmpadas e arrancadores mas como estavam de uma maneira que não me dava jeito, não ia dar para colocar onde quero, optei por suportes separados como vêem na imagem.
Basicamente cria que me ajudassem com o esquema e outra coisa, é que tipo os suportes não têm parafusos para prender os fios, há alguma coisa que deva utilizar?
Em baixo para além do esquema está também o material que possuo. Gostaria de saber se o esquema está correcto ou não. Na altura a senhora da loja propôs-me uns suportes únicos para lâmpadas e arrancadores mas como estavam de uma maneira que não me dava jeito, não ia dar para colocar onde quero, optei por suportes separados como vêem na imagem.
Basicamente cria que me ajudassem com o esquema e outra coisa, é que tipo os suportes não têm parafusos para prender os fios, há alguma coisa que deva utilizar?
Re: Ligar Lampafa fluorescente
Cada lâmpada é de 15W e o balastro é de 36W, lá diz que dá para uma lâmpada de 36W ou duas de 15W. Podes aumentar a imagem do balastro no primeiro post e ver as características.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Sim, é este o esquema e os material apresentado nas fotos é todo compativel (Balastro e arrancadores)
Liguei tudo e.....não deu nada :S Nem explodiu nem deitou fumo nem ligou :S De certeza que em relação ao esquema está tudo correcto?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
sim, o esquema é esse. Como se trata de uma ligação, com muitos pontos e estes em série, o factor má ligação está presente e em maior quantidade, fazendo com que não faça nada...
Refaça as ligações e rode várias vezes as lampadas, já que os pontos de ligação nos pinos das lampadas podem estar calcinados. Verifique se for possivel, se o balastro rem resistencia eléctrica em torno dos 40ohms
Refaça as ligações e rode várias vezes as lampadas, já que os pontos de ligação nos pinos das lampadas podem estar calcinados. Verifique se for possivel, se o balastro rem resistencia eléctrica em torno dos 40ohms
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
quando recorrem a nós para pedir ajuda é nossa obrigação ajudar dentro dos parametros ditos seguros (é para isso tambem que serve o forum...)swordfish Escreveu:hehe... que tal chamar um electricista ???
é logico que ninguem vai ensinar um leigo a fazer uma intervenção num quadro de distribuição em carga...
mas estas coisas simples dá gosto ensinar....
Verifica se nos suportes das lampadas ligaste os fios nos sitios certos, este tipo de material tem por norma sitio para ligar dois fios de cada lado (um suporte podes ligar 4 fios) mas só podes utilizar uma lidação de cada lado do suporte, vê se descarnaste os fios o suficiente para ficarem bem ligados...metRo_ Escreveu:Liguei tudo e.....não deu nada :S Nem explodiu nem deitou fumo nem ligou :S De certeza que em relação ao esquema está tudo correcto?
se tiveres um aparelho de medida (multimetro) tenta ver se todas as ligações estão a fazer contacto - do balastro até aos suportes, dos suportes aos arrancadores etc...
boa sorte...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
estava a olhar para o teu material e as lampadas que tens são de luz negra certo???
de dia podes ficar com a impressão que estão apagadas quando na realidade estão acesas cuidado... e não te esqueças que com esse esquema as lampadas só funcionam as duas ao mesmo tempo, isto é tens de ter as duas bem instaladas senão nenhuma acende...
de dia podes ficar com a impressão que estão apagadas quando na realidade estão acesas cuidado... e não te esqueças que com esse esquema as lampadas só funcionam as duas ao mesmo tempo, isto é tens de ter as duas bem instaladas senão nenhuma acende...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
ok...ok... nao levem a mal a observasão anterior...
Realmente o esquema está certo, esse material é novo, ou já tinhas ???
Realmente o esquema está certo, esse material é novo, ou já tinhas ???
Na altura o proejcto ficou em stand-bye e só agora voltei a pegar nele. A verdade é que estava a fazer mal as ligações mas depois lá funcionou, mas acabei depois de comprar em vez de suportes individuais para cada lâmpada um suporte para duas lâmpadas assim como tem também ligação para os arrancadores o que facilitou imenso as ligações pois agora foi só passar pelo balastro e alimentar.
Obrigado por todas as respostas.
Obrigado por todas as respostas.
pode sempre ligaruma de cada vez e verificar se o material está todo bom. A ligação de uma lampada é fácil e até aparece indicada no corpo do balastro.