Duvidas sobre a instalação do WC
Duvidas sobre a instalação do WC
Boas,
A minha dúvida é a seguinte, aquando de inspecção de uma instalação eléctrica é obrigatório num WC estar colocado o extractor ( ventilador ) ou não?
E onde posso encontrar legislação onde indique essas obrigatoriedades.
Já agora alguém tem a minuta que possa disponibilizar em que é necessário enviar para a CERTIEL quando se verifica um não conformidade não grave em que o técnico responsável se compromete a resolver essa situação?
Desde já o meu obrigado.
A minha dúvida é a seguinte, aquando de inspecção de uma instalação eléctrica é obrigatório num WC estar colocado o extractor ( ventilador ) ou não?
E onde posso encontrar legislação onde indique essas obrigatoriedades.
Já agora alguém tem a minuta que possa disponibilizar em que é necessário enviar para a CERTIEL quando se verifica um não conformidade não grave em que o técnico responsável se compromete a resolver essa situação?
Desde já o meu obrigado.
Abraço.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Duvidas sobre a instalação do WC
Obrigatório não é, mas se estiver a chegar ao tubo de exaustão, um tubo da canalização eléctrica, será incluido uma nota no relatário, que o WC contém uma pré-instalação do exaustor electrico.
Quanto à minuta, os técnicos inspectores constumam a entregar na hora uma copia, para fazermos a explanação à Certiel
Quanto à minuta, os técnicos inspectores constumam a entregar na hora uma copia, para fazermos a explanação à Certiel
Boas, pois é mas este técnico inspector não a tinha com ele e mais ainda colocou-me como uma não conformidade em que diz que os equipamentos eléctricos usados no V2 do WC têm um código inferior a IPX4! ora se eu não tenho lá qualquer ventilador como é que pode dizer que o código do ventilador é inferior a IPX4!!!!! Será isto legal!!!
Abraço.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Realmente isso é um bocado esquesito visto não ter lá o ventilador ainda, o inspector compreendo que até possa pegar por não ter o ventilador agora qt ao IP como é que ele sabe que é inferior a IPX4!!!??? de certeza que no volume 2 não existe nenhuma tomada nem ponto de luz, ou outro equipamento?ejom Escreveu:Boas, pois é mas este técnico inspector não a tinha com ele e mais ainda colocou-me como uma não conformidade em que diz que os equipamentos eléctricos usados no V2 do WC têm um código inferior a IPX4! ora se eu não tenho lá qualquer ventilador como é que pode dizer que o código do ventilador é inferior a IPX4!!!!! Será isto legal!!!
Não colega só existe o sitio de ventilador que liga com o interruptor da iluminação.
Como se poderá verificar através da imagem.
Como se poderá verificar através da imagem.
- Anexos
-
- Casa de banho 002.jpg
- (767.98 KiB) Transferido 82 vezes
-
- Casa de banho 001.jpg
- (789.75 KiB) Transferido 82 vezes
Abraço.
- nelmindo
- Team Apoio
exactamente, o inspector neste ponto tem razão: mesmo que o ventilador não esteja lá, como é que garante qualquer IP que quer que seja, com a instalação naquele estado? O mais correcto e já aconteceu comigo, foi desenfiar o referido tubo e inutilizar a canalização ou com espuma ou um torix.
Coloque-se no papel do inspector: no WC não podem passar outras canalizações, a não ser aquelas que irão alimentar equipamentos afectos aquele WC.
Os equipamentos a colocar nos diversos volumes, têm que ter IP superiores ou iguais aos referenciados nas regras técnicas. Ora o equipamento não estando lá, com é que se pode ver??! É ambiguo.
Dou o exemplo das inspecções do carros: O carro no mesmo eixo deve ter pneus de iguais dimensões e com o mesmo perfil no piso (o mesmo que dizer da mesma marca e modelo). Ora se retirarmos o pneu errado e formos com o carro à inspecção só com 3, não me admirava nada que o inspector colocasse uma não conformidade, indicando que os pneus do mesmo eixo não coincidem, mesmo não estando lá...
Coloque-se no papel do inspector: no WC não podem passar outras canalizações, a não ser aquelas que irão alimentar equipamentos afectos aquele WC.
Os equipamentos a colocar nos diversos volumes, têm que ter IP superiores ou iguais aos referenciados nas regras técnicas. Ora o equipamento não estando lá, com é que se pode ver??! É ambiguo.
Dou o exemplo das inspecções do carros: O carro no mesmo eixo deve ter pneus de iguais dimensões e com o mesmo perfil no piso (o mesmo que dizer da mesma marca e modelo). Ora se retirarmos o pneu errado e formos com o carro à inspecção só com 3, não me admirava nada que o inspector colocasse uma não conformidade, indicando que os pneus do mesmo eixo não coincidem, mesmo não estando lá...
Sim mas como é óbvio o ventilador a ser colocado neste espaço terá obrigatoriamente um IP mínimo X4, já sei a marca e o modelo a instalar embora não esteja lá, da mesma maneira pode-se pensar que nas instalações de garagens onde o IP mínimo a considerar será ou deverá ser IPX5 devido ao pó dos fases dos automóveis, e quantas instalações foram já certificadas sem ter na referida garagem as respectivas armaduras, é um caso análogo, contudo não é muito referido!
Pois o que aqui se prende é que como não está lá o referido equipamento não se pode concluir que este não terá o respectivo grau de protecção, mas no entanto como referi atrás não sabia que era também obrigatório colocar o ventilador e ainda não consegui legislação nem bibliografia onde refira essa obrigatoriedade.
Pois o que aqui se prende é que como não está lá o referido equipamento não se pode concluir que este não terá o respectivo grau de protecção, mas no entanto como referi atrás não sabia que era também obrigatório colocar o ventilador e ainda não consegui legislação nem bibliografia onde refira essa obrigatoriedade.
Abraço.
- nelmindo
- Team Apoio
Obrigatório para nós electricistas não é (pode isso sim para quem trata da ventilação mecânica), agora não pode obrigar ao inspector a confiar em si, por mais boas intenções tenha.
È como eu deixar os fios à vista, numa churrasqueira exterior e dizer que lá vou meter um interrutor IP55 ou colocar suportes de lampda numa piscina e dizer que lá vou meter focos de luz, preparados para estar submersos...
Por vezes mais vale não meter, do que meter só metade...
È como eu deixar os fios à vista, numa churrasqueira exterior e dizer que lá vou meter um interrutor IP55 ou colocar suportes de lampda numa piscina e dizer que lá vou meter focos de luz, preparados para estar submersos...
Por vezes mais vale não meter, do que meter só metade...
- nelmindo
- Team Apoio
Aconteceu isto comigo e não sei se já contei aqui no forum:
Eu tive uma obra em que o empreiteiro fez pressão para que a mesma fosse inspecionada o mais depressa possivel, por causa das licenças. Ora esse mesmo empreiteiro não colocou uma base de chuveiro numa casa de banho. Quando o inspector veio, alegou que como não tinha base de chuveiro não podia definir volumes, mesmo que o equipamento electrico mais próximo estivesse a mais de 2m do local onde iria sair a água (era uma tomada)!!!
Como é obvio, não passou mesmo estando toda a instalação em condições, e tudo por causa de uma coisa que não tinha a ver com as instalações electricas. Devia de ver a cara do empreiteiro e a reclamar com o inspector e com os funcionários dele. Eu e o meu moço num canto a rir baixinho...
Conclusão, pagou uma reispecção, só para o inspector vir ver a base e passar o certificado. Ainda lhe chamaram nomes, se ele não tinha vergonha de vir ganhar 150€ só por aquilo...
Eu tive uma obra em que o empreiteiro fez pressão para que a mesma fosse inspecionada o mais depressa possivel, por causa das licenças. Ora esse mesmo empreiteiro não colocou uma base de chuveiro numa casa de banho. Quando o inspector veio, alegou que como não tinha base de chuveiro não podia definir volumes, mesmo que o equipamento electrico mais próximo estivesse a mais de 2m do local onde iria sair a água (era uma tomada)!!!
Como é obvio, não passou mesmo estando toda a instalação em condições, e tudo por causa de uma coisa que não tinha a ver com as instalações electricas. Devia de ver a cara do empreiteiro e a reclamar com o inspector e com os funcionários dele. Eu e o meu moço num canto a rir baixinho...
Conclusão, pagou uma reispecção, só para o inspector vir ver a base e passar o certificado. Ainda lhe chamaram nomes, se ele não tinha vergonha de vir ganhar 150€ só por aquilo...