Duvidas sobre a instalação do WC

Responder
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 17 mar 2007, 13:57

Duvidas sobre a instalação do WC

Mensagem por ejom »

Boas,

A minha dúvida é a seguinte, aquando de inspecção de uma instalação eléctrica é obrigatório num WC estar colocado o extractor ( ventilador ) ou não?
E onde posso encontrar legislação onde indique essas obrigatoriedades.

Já agora alguém tem a minuta que possa disponibilizar em que é necessário enviar para a CERTIEL quando se verifica um não conformidade não grave em que o técnico responsável se compromete a resolver essa situação?

Desde já o meu obrigado.
Abraço.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Duvidas sobre a instalação do WC

Mensagem por nelmindo »

Obrigatório não é, mas se estiver a chegar ao tubo de exaustão, um tubo da canalização eléctrica, será incluido uma nota no relatário, que o WC contém uma pré-instalação do exaustor electrico.

Quanto à minuta, os técnicos inspectores constumam a entregar na hora uma copia, para fazermos a explanação à Certiel
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª

Mensagem por ejom »

Boas, pois é mas este técnico inspector não a tinha com ele e mais ainda colocou-me como uma não conformidade em que diz que os equipamentos eléctricos usados no V2 do WC têm um código inferior a IPX4! ora se eu não tenho lá qualquer ventilador como é que pode dizer que o código do ventilador é inferior a IPX4!!!!! Será isto legal!!!
Abraço.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

ejom Escreveu:Boas, pois é mas este técnico inspector não a tinha com ele e mais ainda colocou-me como uma não conformidade em que diz que os equipamentos eléctricos usados no V2 do WC têm um código inferior a IPX4! ora se eu não tenho lá qualquer ventilador como é que pode dizer que o código do ventilador é inferior a IPX4!!!!! Será isto legal!!!
Realmente isso é um bocado esquesito visto não ter lá o ventilador ainda, o inspector compreendo que até possa pegar por não ter o ventilador agora qt ao IP como é que ele sabe que é inferior a IPX4!!!??? de certeza que no volume 2 não existe nenhuma tomada nem ponto de luz, ou outro equipamento?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª

Mensagem por ejom »

Não colega só existe o sitio de ventilador que liga com o interruptor da iluminação.

Como se poderá verificar através da imagem.
Anexos
Casa de banho 002.jpg
(767.98 KiB) Transferido 82 vezes
Casa de banho 001.jpg
(789.75 KiB) Transferido 82 vezes
Abraço.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

exactamente, o inspector neste ponto tem razão: mesmo que o ventilador não esteja lá, como é que garante qualquer IP que quer que seja, com a instalação naquele estado? O mais correcto e já aconteceu comigo, foi desenfiar o referido tubo e inutilizar a canalização ou com espuma ou um torix.
Coloque-se no papel do inspector: no WC não podem passar outras canalizações, a não ser aquelas que irão alimentar equipamentos afectos aquele WC.
Os equipamentos a colocar nos diversos volumes, têm que ter IP superiores ou iguais aos referenciados nas regras técnicas. Ora o equipamento não estando lá, com é que se pode ver??! É ambiguo.

Dou o exemplo das inspecções do carros: O carro no mesmo eixo deve ter pneus de iguais dimensões e com o mesmo perfil no piso (o mesmo que dizer da mesma marca e modelo). Ora se retirarmos o pneu errado e formos com o carro à inspecção só com 3, não me admirava nada que o inspector colocasse uma não conformidade, indicando que os pneus do mesmo eixo não coincidem, mesmo não estando lá...
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª

Mensagem por ejom »

Sim mas como é óbvio o ventilador a ser colocado neste espaço terá obrigatoriamente um IP mínimo X4, já sei a marca e o modelo a instalar embora não esteja lá, da mesma maneira pode-se pensar que nas instalações de garagens onde o IP mínimo a considerar será ou deverá ser IPX5 devido ao pó dos fases dos automóveis, e quantas instalações foram já certificadas sem ter na referida garagem as respectivas armaduras, é um caso análogo, contudo não é muito referido!

Pois o que aqui se prende é que como não está lá o referido equipamento não se pode concluir que este não terá o respectivo grau de protecção, mas no entanto como referi atrás não sabia que era também obrigatório colocar o ventilador e ainda não consegui legislação nem bibliografia onde refira essa obrigatoriedade.
Abraço.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Obrigatório para nós electricistas não é (pode isso sim para quem trata da ventilação mecânica), agora não pode obrigar ao inspector a confiar em si, por mais boas intenções tenha.
È como eu deixar os fios à vista, numa churrasqueira exterior e dizer que lá vou meter um interrutor IP55 ou colocar suportes de lampda numa piscina e dizer que lá vou meter focos de luz, preparados para estar submersos...

Por vezes mais vale não meter, do que meter só metade...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Aconteceu isto comigo e não sei se já contei aqui no forum:
Eu tive uma obra em que o empreiteiro fez pressão para que a mesma fosse inspecionada o mais depressa possivel, por causa das licenças. Ora esse mesmo empreiteiro não colocou uma base de chuveiro numa casa de banho. Quando o inspector veio, alegou que como não tinha base de chuveiro não podia definir volumes, mesmo que o equipamento electrico mais próximo estivesse a mais de 2m do local onde iria sair a água (era uma tomada)!!!
Como é obvio, não passou mesmo estando toda a instalação em condições, e tudo por causa de uma coisa que não tinha a ver com as instalações electricas. Devia de ver a cara do empreiteiro e a reclamar com o inspector e com os funcionários dele. Eu e o meu moço num canto a rir baixinho...
Conclusão, pagou uma reispecção, só para o inspector vir ver a base e passar o certificado. Ainda lhe chamaram nomes, se ele não tinha vergonha de vir ganhar 150€ só por aquilo...
Responder

Voltar para “Dúvidas”