Gerador monofasico- Ligação a sistema trifasico
Gerador monofasico- Ligação a sistema trifasico
A minha pergunta é a seguinte:
Há algum inconveniente de em caso de falta de energia e tendo o cuidado de desligar o diferencial que dá acesso á rede publica em ligar o gerador a uma tomada trifasica com as tres fases shuntadas, SABENDO DE ANTEMÃO QUE A BOMBA DO POÇO (UNICO ELEMENTO TRIFASICO) NÃO IRA FUNCIONAR?????
Tenho um gerador com 6KVA´s que me primitiria alimentar toda a casa.
Há algum inconveniente de em caso de falta de energia e tendo o cuidado de desligar o diferencial que dá acesso á rede publica em ligar o gerador a uma tomada trifasica com as tres fases shuntadas, SABENDO DE ANTEMÃO QUE A BOMBA DO POÇO (UNICO ELEMENTO TRIFASICO) NÃO IRA FUNCIONAR?????
Tenho um gerador com 6KVA´s que me primitiria alimentar toda a casa.
Re: Gerador monofasico- Ligação a sistema trifasico
Obrigado pela pronta resposta
Nada como perguntar a quem sabe
Nada como perguntar a quem sabe
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
para mim existe problema sim,
o problema da segurança.
ao estar a alimentar atraves de uma tomada não podes garantir a segurança da instalação, o gerador tem diferencial??
Vais estar a alimentar a instalação ao contrario, não podes garantir que o diferencial desta funcione em condições
o gerador tem o neutro referenciado á terra?
podes garantir de certeza absoluta que ninguem liga va entrada da EDP sem desligar o gerador??
e no caso de mesmo com o gerador parado imagina que se liga a entrada da EDP...
é possivel de fazer o que queres mas é mais complexo do que simplesmente ligar numa ficha...
o ideal é ter um inversor manual á saida do limitador da EDP em que torna impossivel ter as duas entradas em simultaneo...
Não é complicado de fazer e fica muito mais seguro
o problema da segurança.
ao estar a alimentar atraves de uma tomada não podes garantir a segurança da instalação, o gerador tem diferencial??
Vais estar a alimentar a instalação ao contrario, não podes garantir que o diferencial desta funcione em condições
o gerador tem o neutro referenciado á terra?
podes garantir de certeza absoluta que ninguem liga va entrada da EDP sem desligar o gerador??
e no caso de mesmo com o gerador parado imagina que se liga a entrada da EDP...
é possivel de fazer o que queres mas é mais complexo do que simplesmente ligar numa ficha...
o ideal é ter um inversor manual á saida do limitador da EDP em que torna impossivel ter as duas entradas em simultaneo...
Não é complicado de fazer e fica muito mais seguro
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
Além do mais tens que ter alguma coisa que te diga que energia da EDP já regressou.
Tens a instalação equilibrada?
Tens que ter o cuidado que não podes ligar numa tomada qualquer, tem que aguentar a potência, no limite toda do gerador numa fase (instalação extremamente desequilibrada).
Tens que ter o cuidado que não podes ligar numa tomada qualquer, tem que aguentar a potência, no limite toda do gerador numa fase (instalação extremamente desequilibrada).
Ricardo Timóteo
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Mas para ele isso não interessa, ele vai alimentar uma instalação trifásica, com um gerador monofásico. Mesmo que esteja desiquilibrada, o único problema que vejo, é o neutro ser sobrecarregado, por exemplo ir 10A numa fase e 12A em outra fase e regressa pelo neutro 22A. O neutro deve estar preparado para levar na pior das hipoteses com o somatório de todas as fases.nokPT Escreveu:Além do mais tens que ter alguma coisa que te diga que energia da EDP já regressou.
Quanto à questão da segurança que os colegas anteriores referiram, é verdade o que afirmam. O que eu respondi era sob o ponto de vista técnico. Estou de acordo que o utilizador em causa coloque o maior número de dispositivos de segurança que puder, desde encravamentos, sinalizadores, deslastradores, etc...
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.
É sempre preferivel fazer ligação ao quadro com cabo monofásico que suporte os 6 Kva, e usar um inversor como já referido. Assim, garante que os cabos aguentam(incluindo o neutro), garante o funcionamento dos dispositivos de segurança(disjuntores, diferenciais) e impossibilita a ligação da rede e gerador em simultaneo.
Abraço
É sempre preferivel fazer ligação ao quadro com cabo monofásico que suporte os 6 Kva, e usar um inversor como já referido. Assim, garante que os cabos aguentam(incluindo o neutro), garante o funcionamento dos dispositivos de segurança(disjuntores, diferenciais) e impossibilita a ligação da rede e gerador em simultaneo.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Há inversores para milhares de amperes, agora espaço no quadro...
Ricardo Timóteo
Obrigado pelas vossas respostas.
Realmente pode por-se a questão da segurança, mas claro que sempre que uma situação destas aconteça (falta de energia da EDP) tomarei sempre as devidas precauções e sendo que é certo só eu manobrarei o equipamento.
A questão da sinalização da vinda da energia resolve-se olhando para a casa do vizinho.
A questão da carga penso não se pôr, apenas pretendo usar a iluminação frigorífico, arca congeladora e TV.
Já agora o que significa "o neutro referenciado á terra"??, é que pretendo ligar a terra do gerador á terra da ficha (trifasico + neutro + terra), será bem assim????
Realmente pode por-se a questão da segurança, mas claro que sempre que uma situação destas aconteça (falta de energia da EDP) tomarei sempre as devidas precauções e sendo que é certo só eu manobrarei o equipamento.
A questão da sinalização da vinda da energia resolve-se olhando para a casa do vizinho.
A questão da carga penso não se pôr, apenas pretendo usar a iluminação frigorífico, arca congeladora e TV.
Já agora o que significa "o neutro referenciado á terra"??, é que pretendo ligar a terra do gerador á terra da ficha (trifasico + neutro + terra), será bem assim????
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Cortando o da EDP o neutro "fica no ar" e mesmo assim sem proteção diferencial
Usar a terra do gerador á terra da instalação?? Será que a terra do gerador não estara ligada ao neutro??
Usar a terra do gerador á terra da instalação?? Será que a terra do gerador não estara ligada ao neutro??
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.4niko Escreveu:Obrigado pelas vossas respostas.
Nos geradores, a tensão é de 230v entre um polo e outro não existindo um definido como neutro. Para se fazer essa definição, costuma ligar-se um dos polos á terra, fazendo assim referencial de massa. O terra da instalação poderá servir para isso, mas sendo provavelmente de 2.5, pode revelar-se fraco para o efeito.
Se tiver possibilidade, opte pelo sistema doe inversor. Há muitas soluções que desenvolvemos e julgamos ser-mos os unicos a manobrar, mas com o tempo, alguem que vê fazer, numa necessidade tenta fazer tambem(imagine algum familiar sozinho em casa a ficar sem luz tentar ligar o sistema sem a noção de ter que desligar o diferencial da edp). Alem disso, ao alimentar a instalação pela tomada, e como já foi dito, os diferenciais deixam de actuar, pois está a alimentar a instalação por uma saída. È preferivel investir mais um pouco e fazer a instalação do gerador em condições de seguramça, do que vir a ter problemas no futuro, como seja alguem ficar electrocutado num equipamento, ou algo do tipo.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Perante todos estes contras não tenciono arriscar, irei assim tentar arranjar lugar para colocar o dito inversor.
Obrigado a todos os que me elucidaram
Obrigado a todos os que me elucidaram