Valor de avença de Técnico Responsável pela Exploração

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Valor de avença de Técnico Responsável pela Exploração

Mensagem por Duzia12 »

A vistoria é duas vezes por ano

Medir as terras
Ver estado dos quadros
Mandar fazer a manutenção do PT a uma empresa especialidade

Ver se cada máquina tem fio de terra e continuidade deste.
Testar os diferenciais.

Abrir quadros e inspecionar

Outras
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Todos querem saber preços, parece o supermercado, mas bem, Não esquecer que NÃO se pode Combinar preços, isso seria uma forma de CARTEL o que é proibido.

Quando para um pt de 100 Kva que tem um Qg + Qp e que alimenta dois circuitos de iluminação e dois de força motriz, e que funciona 8 horas dia, onde se faz duas medições de terra e se verifica apertos uma vez, control de nivel de oleo, limpeza geral, eu creio que devem verificar o tempo necessário e debitar um preço razoável e aceitável.

Há quem faça a termografia, mais uma mais valia a ser cobrada, valor? será que 150€ para a termografia é um valor justo?

Um equipamento de termografia custa + - 6.000€, vida util 6 anos,
utilização 1 vez por semana (se for 50 utilizações por ano x 75€ = 3.750€) os outros 75€ serão custo de relatório e análise do mesmo.

Analizador de terras
Analizador de Potencia (não esquecer harmónicas)

Ou seja tem-se em equipamento para o serviço em causa + - 10.000€ (+ viatura e restante suporte administrativo, seguros etc.).

Contabilizando o tempo e o investimento creio que neste caso o custo razoável seria de 350 a 450€ por ano.

Como já alguém referiu com coogeração com dois Pts funcionando 24 horas dia , fazendo análise ao oleo do transformador, já o valor acima é curto ou seja muito curto, já se estaria a falar na ordem de 1500 ou mais por ano.
É claro se só se faz este serviço, ou se também se fazem as melhorias e manutenções, (preventivas, curativas) gerais de electricidade no cliente (contactor avariado, motor que queimou etc.).

Temos que ser nós proprios a ver qual o custo que temos, e a que custo nos sai a hora, e não esquecer que temos de ter a nossa margem de lucro.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Mensagem por nokPT »

A politica de cartel é proibida, mas qualquer pessoa que faça uma viagem numa autoestrada e olha minimamente para os placards do preço das gasolinas, achará estranho (no mínimo) todos os preços de todas as bombas de todas as marcas serem iguais, não é cartel, é coincidência, e também é coincidência as autoridades da concorrência terem a vista desfocada nestes e noutros casos como preços de acesso à internet, preço do pão, etc...

Quando abri este tópico, não pretendia (nem pretendo) combinar preços, apenas aferir e perceber se o valor que estamos a levar é justo para nós e para o cliente.

Creio inclusive, que não é possível tabelar preços em função da potência, porque 1 PT com 1 transformador de 1200kVA ou 2 de 630KVA em paralelo não são iguais. Da mesma maneira que para a mesma potência, uma instalação feita de raiz agora e uma feita à 20 anos com manutenção e correcção duvidosa não deverão (em princípio) ser taxadas da mesma maneira.

A ideia, tal como já disse, é apenas uma orientação.

Relativamente aos valores que apresenta, um câmara de termográfica, neste momento já se compra a partir dos 2000 a 3000 € dependendo. Mas para a usar 1 vez por semana, é necessário ter muitos clientes.

Nosso caso, no valor da avença não está incluída o valor da análise ao óleo ou reposição do nível ou substituição do mesmo caso este se tenha deteriorado, apenas inclusão no relatório, da mesma maneira que não incluí o custo do corte da EDP (sempre que se justifique) ou serviços de manutenção ou instalação. Nesses caso damos cotação ou fazer orçamentos à parte e caso o cliente adjudique executamos, caso não adjudique, aconselhamos.

Tal como já disse, o cliente não está a pagar só um serviço paga uma responsabilidade.
Última edição por nokPT em 30 jul 2009, 11:37, editado 1 vez no total.
Ricardo Timóteo
goldenspitfire
Curioso
Curioso
Registado: 04 abr 2008, 21:03

Mensagem por goldenspitfire »

Caros colegas,

Em relação ao assunto dos preços eu penso da seguinte forma:

Com a passagem do tempo e com o aumento do número de profissionais do sector temos verificado que a cotação dos mesmos na construção civil tem diminuido, sendo a mesma comandada pelos empreiteiros que pouco ou nada percebem de electricidade, mas que definem os preços do mercado jogando com a lei da procura e oferta.
Por outro lado observo que as classes profissionais mais unidas (ex: classe médica), tem valores definidos para a actividade e se um paciente não gosta do preço, sempre pode escolher outro médico, mas o valor vais ser idêntico.
Com isto quer dizer que esta politica de não revelar preços,protege individualmente o profissional, mas não ajuda de maneira nenhuma a classe profissional.
Sou apologista da definição da preços por tipo de trabalho e que cada profissional em consciência apresente o seu preço tendo por bitola o valor definido pela classe. Penso que desta forma a classe sairia beneficiada pois seria mais respeitada pelos outros intervenientes.

Gostaria de obter retorno deste meu ponto de vista.

Cumprimentos a todos
Última edição por goldenspitfire em 30 jul 2009, 12:28, editado 1 vez no total.
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nokPT »

É verdade, imagina que vais a dois médicos e para a mesma consulta da mesma especialidade um te leva 50€ e o outro 100€.

O que ficas a pensar? Que o de 100€ é caro ou que o de 50€ não é tão bom?
Ricardo Timóteo
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Pelos vistos os preços oscilam ente 450+iva para 100 KVA até 750+Iva para 630 KVA, já para outras potências o preço pode duplicar, se tiver cogeração mas 1000+Iva
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas goldenspitfire

Pois é, a lei da oferta e da procura, na area da construção são eles que dizem o que querem e quando pagam, quando pagam.

Um electricista mais ajudante na area da construção civil qual o valor hora justo a debitar? e se for na industria? e se tiver automação? e se houver motores, e se for para industria alimentar ou química? Pois cada caso é um caso, e depende da área de actuação de cada um, da concorrência, e do cliente.

Podemos ter um cliente onde se pode cobrar a 60€hora, e tambem podemos ter a 38€, fora o ajudante que pode ser mais 15€ hora, isto para 8 horas dia, é difícil termos a noção de preços de cada um, dado que como referi, os equipamentos tecnico-cientificos o seu retorno em investimento, e em quanto tempo, as calibrações dos equipamentos, tudo tem que se ter em conta.

Voltando aos Pts, se é só para a responsabilidade (base) fazer o minimo de lei, será um valor mais baixo, mas se é para um serviço global creio que ronda os preços apresentados, mas cada caso é um caso.

Um Engenheiro quanto custa por hora
Um Oficial electricista (construção) quanto custa por hora
Um Oficial electricista (industria) quanto custa por hora
Um Técnico para máquinas quanto custa por hora
Um Técnico para automação quanto custa por hora

E apartir daqui podemos começar a ver valores.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
goldenspitfire
Curioso
Curioso

Boas Mário,

Em relação ao exposto, penso que através da discussão e apresentação de ideias poderíamos começar a normalizar o preço de alguns dos trabalhos e a partir daí talvez mudar a cultura do nosso mercado.
Acredito que seja difícil definir um valor exacto para cada actividade, dado a quantidade de variáveis em jogo, mas se conseguirmos identificar padrões no tipo de trabalho básico, e normalizarmos o preço para esse tipo de trabalho, os demais intervenientes no mercado vão perceber que o poder de decisão não está só do lado do cliente que põe e dispões como quer e entende.
Penso que no sector deveria haver uma entidade (associação) que disponibilizasse uma base de dados dos clientes maus pagadores, para que os empresários pudessem se precaver contra os referidos caloteiros.

Saudações energéticas
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nokPT »

goldenspitfire Escreveu: ...se conseguirmos identificar padrões no tipo de trabalho básico, e normalizarmos o preço para esse tipo de trabalho, os demais intervenientes no mercado vão perceber que o poder de decisão não está só do lado do cliente que põe e dispões como quer e entende.
Tenho sérias dúvidas que se consiga concretizar, não vou citar nomes, mas há cerca de 10 anos mais ou menos, surgiu no mercado um produto ou gama novo, ao todo, no país todo foram escolhidos alguns parceiros (apenas 4) e foi dada formação específica para trabalhar e configurar os produtos. Essa formação foi paga (e bem paga) mas como retribuição (durante X tempo) teríamos a exclusividade, foi nos também pedido para termos um certo cuidado nos preços e estabelecerem-no um limite de descontos garantindo assim que íamos ao mercado todos em igualdade e que ganhávamos ou perdíamos o negócio não por preço mas por qualidade de serviço. Este acordo durou alguns meses no final andávamos todos há guerra, a perder dinheiro, até que o negócio tornou-se desinteressante.

O que estou a dizer, é que haverá sempre alguém que vai furar. Ou por ignorância, ou por desespero ou por ser "mais esperto" que os outros, etc...
goldenspitfire Escreveu: Penso que no sector deveria haver uma entidade (associação) que disponibilizasse uma base de dados dos clientes maus pagadores, para que os empresários pudessem se precaver contra os referidos caloteiros.
Há uma entidade (ou várias), mais especificamente empresas, que mediante um pagamento (de uma quantia ainda considerável) dá informações preciosas relativas à saúde financeira e/ou contabilística. Não há garantias, mas é uma grande ajuda.
Apesar do valor que temos que pagar, neste momento antes de fazermos um simples orçamento verificamos o estado do cliente, o custo da consulta é elevado, mas o custo do orçamento não é menor.
Esta prática está a ser comum entre empresas concorrentes e fornecedores. E creio que vai continuar a ser ou a piorar/melhorar.
Ricardo Timóteo
goldenspitfire
Curioso
Curioso

Boas,

Em relação à entidade a que refiro-me não deve ser uma agência de rating, mas sim uma associação profissional do sector, onde seja feita a participação dos clientes não cumpridores, e cuja consulta seja fácil para cada associado.
Saúde financeira um dia temos e no dia seguinte podemos deixar de ter, isso são ossos do ofício. O único objectivo desta lista é identificar os clientes mal intencionados.
A titulo de exemplo passo a relatar o que um cliente fez.

Um belo dia entra um cliente pela porta dentro a pedir cotação para a execução da instalação eléctrica de um bloco de apartamentos.
Foi negociado e adjudicado a obra, com a condição de pagamento a 30 dias.
Entrou-se em obra e os primeiros meses decorreram normalmente, apesar do andamento lento da obra por opção do promotor/empreiteiro.
Com o andamento da obra o promotor/empreiteiro, solicita trabalhos a mais, que são prontamente identificados e apresentado orçamento.
A meio da obra, o promotor/empreiteiro já apresentava alguma dificuldade em ter disponibilidade para efectuar a medição dos trabalhos referentes ao período de facturação. O motivo era muitos compromissos. Escusado referir que o objectivo era ganhar mais 30 dias no prazo de pagamento.
A determinada altura eu telefonei a perguntar pelo pagamento, ao que ele respondeu que era para passar nesse mesmo dia na obra para levantar o cheque. Ao mandar um funcionário ao local combinado, o mesmo telefona-me a dizer que o promotor/empreiteiro não tinha comparecido e não atendia o telefone. Ao final do dia o promotor/empreiteiro telefonou a dizer que tinha tido um azar, tinha recebido uma multa das finanças e que o dinheiro que tinha para o pagamento tinha sido canalizado para a multa. (Afffff :oops: )
No final da obra os pagamentos já tinham um atraso de 120 dias.
Um dia ao telefonar logo pela manhã e ao apertá-lo ele diz que vai proceder à verificação da medição e que se estivesse tudo correcto iria proceder ao pagamento. Passados dois dias, a empresa recebe uma carta da advogada do promotor/empreiteiro a dizer os pontos que discordava. No final da carta ele referia que eu tinha ameaçado de mandar funcionários à obra retirar o material instalado caso ele não procedesse ao pagamento. Fiquei estupefacto porque nunca efectuei tal afirmação, aliás não poderia fazê-lo porque os trabalhos estavam facturados e não é legal proceder de tal forma.
Perante isto só pude deduzir que o promotor/empreiteiro agiu de nítida má fé uma vez que colocou por escrito falsas afirmações com o intuito de criar um falso caso em tribunal.

Quando digo que deve ser criada uma associação com uma lista negra é com o objectivo de minimizar a acção destes agentes pouco desejáveis no mercado.

Aguardo comentários.

Cumprimentos
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas goldenspitfire

Se viste o meu perfil, verificas que a minha area de actuação, não é directamente com a electricidade, mas tenho noção de custos, a nível de empresa ou particular. No teu perfil não vejo nada que eu ou outros possam ver qual a área de actuação.

Vou contar-te um episódio passado comigo.

À muitos anos no tempo que fazia bobinagem e não só, houve uma pessoa que ligou-me e que necessitava dos meus serviços por 2 horas, perguntei, mas é para fazer o quê? Resposta, só necessito de 2 horas e se possivel ás 10 da manhã + ou -, lá marcámos o dia. Fiquei com curiosidade, mas como era dali a um semana.

Chegou o dia, uma terça-feira, apresentou-se e perguntei é para ir onde? Não vamos sair, só quero falar consigo 2 horas ou mais. (Mais duvida fiquei) Ele então disse que tinha ficado desempregado e que era electricista, e que se tinha apresentado numa empresa a oferecer os seus serviços, os quais lhe disseram que era eu quem fazia a manutenção (ele achou estranho chamarem alguém a mais de 40Km) e perguntou porque é que vem alguém de longe se posso fazer o serviço e estou a 2Km da fábrica? temos confiança em quem vem, por isso não vamos mudar.
Ele começou a perguntar em diversas empresas e teve a mesma resposta.
E diz-me ele, tinha curiosidade de saber quem eu era, dado que estava muito bem cotado na área e não fazia ideia de ser viável de chamarem alguém a 40Km.

Posso dizer que ainda hoje somos amigos e falamos algumas vezes por ano, as duas horas foram o almoço e o resto da tarde, (não lhe cobrei nada), Cobrei um amigo.

Isto é, porque cada um tem o seu método de trabalho, e o seu preço.

Podem tentar verificar quanto custa fazer uma instalação de uma vivenda, com 4 quartos e dois WC e garagem, 8 pontos de luz por quarto e 8 tomadas por quarto. O Ited é depois.

Cump.
Mário

Cump.
Mário
goldenspitfire
Curioso
Curioso

Boas Mário,

Já tentei alterar o meu perfil, penso que não dei os passos certos, porque não encontrei a página para introduzir os dados referentes à àrea de actuação.

Cumprimentos
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por nokPT »

goldenspitfire Compreendo perfeitamente.

É verdade que a situação financeira, se pode agravar abruptamente, aliás eu disse que não é garantido.

A entidade a que recorremos, além da situação financeira e contabilística, também dá informação relativa aos prazos de pagamento habituais, aos atrasos nos pagamentos, risco, antigas empresas dos sócios, acções no tribunal, etc...

No início quando começamos a utilizar, também tínhamos a mesma opinião, quando alertar já é tarde, um dia fomos chamados a uma indústria para fazer uma alteração numa máquina com perspectivas de alterar a seguir uma linha e mais investimentos e bla, bla, bla, o cliente "arrotava postas de bacalhau" e dizia que tinha investido aqui, ali, etc... como tínhamos activado o serviço e as primeiras consultas eram grátis decidimos testar, na hora que estamos a testar estava a ser feita a reunião de credores, passado umas horas, recebemos um email a dizer que a situação tinha piorado e passado uns dias recebemos outro a dizer que a empresa tinha morrido.

Depois deste foram outros e outros, alguns amigos de amigos ou conhecidos de conhecidos, etc...

É uma ferramenta tão útil como a internet, não nos livra de dissabores nem é uma garantida, mas reduz em muito o risco.

Relativamente ao que falamos, em divulgar os maus pagadores ou ou mais cliente ou os clientes habilidosos, eu já me lembrei em fazer uma página de internet com essa informação mas depois lembrei-me das consequências e problemas legais que pode vir a ter ou vir a ser acusada, por exemplo: abuso de confiança, difamação, etc...
Depois há o problema de quantidade de informação que seria necessária para ser credível, aparece-te um cliente vais à página, não há registo -> ou porta-se bem, ou nunca ninguém fez queixa por desconhecimento da pagina.
Tens outro cliente, que até está registado, tem algumas notas (desagradáveis) mas como o montante é baixo ou ele refuta os comentários, decides dar-lhe crédito e depois descobres que ele já estava em processo de insolvência e olhas para a página e não diz lá, porque ninguém enviou essa informação.

Percebes? É complicado.
Ricardo Timóteo
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas nokPT

Eu quando faço acordos são escritos.
Se algum distribuidor não cumprir, é avisado que não haverá proxima, seja em pagamentos ou na ética criada e aplicada aos distribuidores.

O material é sempre do fornecedor, até ao pagamento da totalidade da divida,(tem que estar nas condições de fornecimento).

O cliente é responsável pelo produto até ao pagamento e não o pode vender, emprestar, ou alugar.(condições de fornecimento)

O que se pode fazer é trocar informações entre parceiros de negócios.

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas goldenspitfire

"Já tentei alterar o meu perfil, penso que não dei os passos certos, porque não encontrei a página para introduzir os dados referentes à àrea de actuação."

Vais a "Painel de Controlo do Utilizador" depois tens á esquerda Perfil, é só preencher.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”