Sócrates anuncia incentivos financeiros e fiscais para quem adquirir carros eléctricos
O primeiro-ministro anunciou hoje que quem adquirir carro eléctrico receberá cinco mil euros de incentivo, que chegará a 6500 se entregar um veículo para abate, e que as empresas terão redução de 50 por cento em IRC. As medidas foram apresentadas por José Sócrates em São Bento, momento depois de o Estado Português e a Renault Nissan terem assinado um memorando para a instalação em Portugal de uma fábrica de baterias para carros eléctricos. Na sua intervenção, depois de lembrar que já hoje não há impostos para os carros eléctricos, José Sócrates disse que o executivo vai em breve legislar no sentido de atribuir cinco mil euros a cada cidadão que opte por um carro eléctrico" e que as garagens dos novos edificios terão de ter obrigatóriamente pré-instalação para postos de carregamento de baterias, como nos conta a jornalista Madalena Salema.
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Carros eléctricos
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Re: Carros eléctricos
Vamos la a fazer umas contas
Motor 55 KW ......,,, 75 C.V. Logo,,,S=U X I ,,,já nem ligo ao cosseno de fi
Bateria de 12 Volts S=U x I ...Logo..55.000= 12 x I.....I=4.500 A se cada bateria debitar 150 Ah logo 30 baterias???? e só uma hora
Os entendidos se tiverem mais informação é colocar aqui no forum
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Bateria de 12 Volts S=U x I ...Logo..55.000= 12 x I.....I=4.500 A se cada bateria debitar 150 Ah logo 30 baterias???? e só uma hora
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Re: Carros eléctricos
As contas não são assim tão lineares.Duzia12 Escreveu:Vamos la a fazer umas contas
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Bateria de 12 Volts S=U x I ...Logo..55.000= 12 x I.....I=4.500 A se cada bateria debitar 150 Ah logo 30 baterias???? e só uma hora
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Há que ter em conta os seguintes aspectos: a capacidade das baterias é a capacidade nominal. Por exemplo no caso das de chumbo, uma bateria de 50Ah, a capacidade útil anda na ordem dos 20Ah, porque apenas podemos usar 40%, para que se tenha uma vida util considerável. Quando maior for a profundidade de descarga, menor serão os ciclos de carga/descarga possiveis.
Depois temos a eficiencia da conversão energética, que embora seja muito melhor do que os motores de combutão interna, anda em torno de valores de 80% até 92% (tesla roadster).
Ainda por cima é possivel recuperar alguma energia (que até é apreciável), nas travagens.
Se considerarmos 135 Wh/km (tesla roadster), e se tem uma autonomia de quase 400km, vamos considerar 200km porque os fabricantes são muito espectantes, temos cerca de 27000Wh para fornecer. Estamos a falar de 15 baterias de 1800Wh (se forem de 150Ah e a 12V...) e apenas de capacidade útil. Para nominal temos que considerar mais, para facilitar os cálculos, vamos considerar o dobro. Se for uma bateria de chumbo é pesadissima. Mas se forem de iões litio (de gama média) e com uma densidade energética de 130Wh/Kg ou 200Wh/L, são 400Kg de baterias ou 270L o que não é muito. É que algumas malas de carros tem...
O problema é o seu preço. Há carros em que um terço do preço do carro em si, é para a bateria!!!
Pirus tem uma bateria de hidreto metálico de niquel, de 1778.4Wh e pesa 50Kg.
Respodi, mas não quero ser considerado como entendido...
Sou leigo como os outros, mas gosto de desafios
Re: Carros eléctricos
e o custo kWh, porque em Lisboa para já os pontos de abastecimento são grátis (durante 6 meses) mas depois ainda não de sabe mas tudo aponta (entrevista a um responsável da EDP na RTP) para o custo kWh ser mais caro que o normal de nossas cadas
Ricardo Timóteo
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Re: Carros eléctricos
Quanto à questão do duzia relativamente à energia a fornecer à bateria seria o mesmo (teóricamente) àquela que ela armazena, no entanto podemos considerar um rendimento de 90 a 80% da energia entregue à bateria, ser mesmo armazanada nela. É que o carregador e a bateria aquecem no processo de carga e isso resume-se em perdas.nokPT Escreveu:e o custo kWh, porque em Lisboa para já os pontos de abastecimento são grátis (durante 6 meses) mas depois ainda não de sabe mas tudo aponta (entrevista a um responsável da EDP na RTP) para o custo kWh ser mais caro que o normal de nossas cadas
Logo são precisos mais do que 27kWh do que no exemplo que dei, mas é preciso também considerar que na maioria dos casos a bateria não vai esta em baixo, logo é possivel que na maioria dos casos pode ser que 15 a 20kWh chegam para carregar totalmente a bateria. É por aqui que já dá para ver que os preços que são anunciados, estão de acordo com estes calculos por alto: 27kWh, a 0,12€/kWh, dá 3,24 para fazer mais do que 200km, o que se aproxima dos 1€ por 100km anunciados
Quanto aos preços, como é obvio, a EDP vai vender-a mais cara nesses postos, quando isso começar a ser comercial, é preciso terem conta o factor de disponibilidade e a lei da oferta-procura.
Além disso, o governo vai começar a cobrar impostos quando este tipo veiculos começar a ter significado. O governo nunca irá abdicar de uma fonte de rendimento , que é os transportes. Se um por um lado começar a ter quebra de rendimentos nos veiculos ditos normais, terá que compensar pelos eléctricos.