Ajudinha na força aplicada na ligação dos cabos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 29 jul 2009, 10:26
Ajudinha na força aplicada na ligação dos cabos
Boas pessoal,
Precisava de uma informação e lembrei-me que aqui talvez me pudessem ajudar...
Alguém sabe onde posso encontrar alguma lista ou assim com a intensidade da força aplicada aos cabos ao ligá-los a um quadro eléctrico etc? Disseram-me que existem regras em relação a isso e precisava de ter acesso a elas!
Obrigado pela atenção,
Cumprimentos!
Precisava de uma informação e lembrei-me que aqui talvez me pudessem ajudar...
Alguém sabe onde posso encontrar alguma lista ou assim com a intensidade da força aplicada aos cabos ao ligá-los a um quadro eléctrico etc? Disseram-me que existem regras em relação a isso e precisava de ter acesso a elas!
Obrigado pela atenção,
Cumprimentos!
-
Re: Ajudinha na força aplicada na ligação dos cabos
quando ligamos os cabos aos terminais, disjuntores etc fazemos o aperto dos mesmos... o que pretendo saber é se existe alguma tabela ou assim que indique qual o "torque" desse aperto nas várias situações que podem existir...depois com um dinamómetro supostamente consegue-se obter os valores que são os correctos para aquele aperto..
talvez assim seja mais facil de entender o que quero dizer...
talvez assim seja mais facil de entender o que quero dizer...
-
Hmmm óptimo! Vou dar uma vista de olhos a ver se encontro...
Entretanto se alguém se lembrar onde anda isso agradecia que desse uma ajudinha!
E desde já muito obrigado!
Entretanto se alguém se lembrar onde anda isso agradecia que desse uma ajudinha!
E desde já muito obrigado!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
1º actualiza o perfil "profile"
2º Fazendo pesquisa no forum encontrei, http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... it=apertos
Pois é, cada caso é um caso, mas nos contactores e nos bornes de ligação por norma vem escrito qual o binário de aperto, a tabela é só um auxiliar "não é lei".
Cump.
Mário
1º actualiza o perfil "profile"
2º Fazendo pesquisa no forum encontrei, http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... it=apertos
Pois é, cada caso é um caso, mas nos contactores e nos bornes de ligação por norma vem escrito qual o binário de aperto, a tabela é só um auxiliar "não é lei".
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
É isso mesmo, muito obrigado!
Onde acham que conseguirei encontrar uma tabela mais completa? Legrand, Merlin Gerin?
E quanto ao actualizar o perfil, já vou tratar disso!

Onde acham que conseguirei encontrar uma tabela mais completa? Legrand, Merlin Gerin?
E quanto ao actualizar o perfil, já vou tratar disso!

- Mário
- Team Apoio
Boas
Cada fabricante tem o seu binário de aperto.
Cump.
Mário
Cada fabricante tem o seu binário de aperto.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
Ai os marotos! Mas claro que tem a sua lógica!
Muito obrigado pela ajuda, se entretanto encontrar mais alguma coisa, posto aqui para duvidas futuras.
Muito obrigado pela ajuda, se entretanto encontrar mais alguma coisa, posto aqui para duvidas futuras.

-
ja agora so mais uma coisinha... em que outras medidas é que posso converter os newtons?
- Mário
- Team Apoio
Boas Daniel
Cump.
Mário
Diz lá porque queres outras? Os dinamómetros são em Nm, ou Ncm.DanielDias Escreveu:ja agora so mais uma coisinha... em que outras medidas é que posso converter os newtons?
Cump.
Mário
-
Pois, perguntei porque podia vir ter outras medidas no dinamómetro ou até nas folhas dos fabricantes e assim já ia saber convertê-las.. mas se são só essas medidas está tudo bem! 

- Mário
- Team Apoio
Boas
Antigamente usava-se o Kgm (Kilogramometro).
Pensa que queres ter um aperto de 10 Kgm, que não é mais que teres uma chave com 1 metro de comprimento e com um peso de 10Kg na ponta.
Com o SI é o Nm, onde 10Kgm dá 98Nm à quem faça por 10Kgm=100Nm é errado, mas como a diferença é diminuta até passa.
As chaves normais a tolerância no final da escala é de 4%, mas também há de 2% custam + ou - três vezes mais.
Tens tambem as lbft que são as librasfeet mas só os americanos é que usam.
Antigamente era normal as chaves terem três ou quatro escalas de referencia, mas actualmente não é permitido por norma CE. Faz-me lembrar as fitas métricas que tinham polegadas e sistema métrico, actualmente não podem ter.
Lbft x 1.35583 =Nm
Lbin x 0.112985 = Nm
Cump.
Mário
Antigamente usava-se o Kgm (Kilogramometro).
Pensa que queres ter um aperto de 10 Kgm, que não é mais que teres uma chave com 1 metro de comprimento e com um peso de 10Kg na ponta.
Com o SI é o Nm, onde 10Kgm dá 98Nm à quem faça por 10Kgm=100Nm é errado, mas como a diferença é diminuta até passa.
As chaves normais a tolerância no final da escala é de 4%, mas também há de 2% custam + ou - três vezes mais.
Tens tambem as lbft que são as librasfeet mas só os americanos é que usam.
Antigamente era normal as chaves terem três ou quatro escalas de referencia, mas actualmente não é permitido por norma CE. Faz-me lembrar as fitas métricas que tinham polegadas e sistema métrico, actualmente não podem ter.
Lbft x 1.35583 =Nm
Lbin x 0.112985 = Nm
Cump.
Mário