quadros parciais

Responder
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

quadros parciais

Mensagem por eng_jersilva »

Bom dia caros colegas do forum, mais uma vez venho tentar esclarecer umas duvidas com o pessoal se me poderm ajudar desde ja agradeço.

tenho uma moradia com tres pisos e em cada um desse pisos existe um WC com banho logo é necessario o uso do diferencial!!! a minha dúvida é onde colocar esse diferencial....

ou seja.. estava a pensar fazer o seguinte... a cabeça do QEG(R/C) coloco um INT dif 2x40/300mA nesse mesmo quadro protego os circuitos que vem do WC (R/C) com um INT dif 2x25/30mA.
neste mesmo quadro tenho que ter duas saidas para 2 quadros parciais (PIso-1 e piso -2) como protego essas saidas no QEG!? pensei colocar um disjuntor 1X10A para cada uma das saidas, Acham bem!??
depois o meu problema é como projectar os parciais!? coloco a cabeça um disjuntor de 2x32A e depois coloco um Int DIF de 2x25A/30mA?!! ou coloco logo a cabeça dos parciais um Int dif 2x32A/30mA e colocando esse diferencial a cabeça a protecção das saidas no QEG fica bem feita usando o INt 1x10A???

se me poderem elucidar aqui sobre isto agradecia imenso, obrigado

Araço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes

Re: quadros parciais

Mensagem por Duzia12 »

Eu acho que no Q.E devia ser um Interruptor de 4x80A para permitir contratos a 10,35 KVA ou superior

A Entrada devia ser trifásica a 16 mm^2

Depois proteger os parcias a cabo XV-10 mm^2 e disjuntor de 4x63 A

No quadro propriamente dito um diferencial 4x 63 A-.0,3

Mais os de 2x25A-30 mA para w,c,

Imagina que algum quadro parcial está a consumir 60 A em aquecoimento 60x230= 13,8 KVA

Eu acho que até os gerais dos quadros parcias cdeviam ser trifásicos, para prever o futuro

Os circuitos todos monofásios. Atenção á placa de indução 7,2 KW alimentar a 6 mm^2
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

obrigado amigo duzia pela sua opinião, mas neste caso o dimensionamento esta a ser feito para 6.9 Kva.. mas sinceramente não percebi muio bem a sua explicação!

volto a perguntar concretamente para a situação que descrevi em cima como fazia o dimensionamento!??

no QEG colocava a cabeça Int diferencial 300mA ou um Int Normal? depois nos parciais colocava int diferencial de 30mA a cabeça ou colocava um int normal a cabeça e dps um Int dif de 30mA para o Wc?
mais uma vez obrigado pela opinião e gostaria de ver opinião de mais colegas!!!

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

6,9 KVA não será pouco ?

Se calhar devia sobredimensionar. Alimentações aos parcias em cabo trifásico

Isso na fase de orçamentação nem 250 Euros acresce e fica o prédio com mais valias
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

de facto compreendo a sua insistencia em projectar para o futuro... mas as minhas dúvidas neste momento estão colocadas para 6.9 Kva monofasico... ( sou da opinião de que é preferivel uma boa fase ( forte) do que 3 fases ( descalibradas e inconstantes)) mas isso ja são outras questões pelas quais não queria entrar neste tópico. queria mesmo era esclarecimento nas dúvidas que coloquei!!! mais uma vez agradeço a opinião dos colegas!!!

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

E uma boa fase pode ser a 45 A monofásico

Proteções a 10 A a quadros parciais? No mínimo 4 mm^2 ---20 a 25 A

E se cada quadro parcia alimenta tomadss monofásicas In= 16 A logo para haver selectividade só In= 32 A e s=6mm^2

Pelo exposto está tudo a ficar um pouco atrofiado, mas lá sabe as linhas com que se cose.
Responder

Voltar para “Dúvidas”