Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
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Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Boas
O Gl não é para iluminação? e o AM e ou GF (misto) para motores?
Cump.
Mário
O Gl não é para iluminação? e o AM e ou GF (misto) para motores?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Há vários tipo de curvas, umas mais lentas outras mais rápidas.
Da mesma maneira que há várias classe de protecções de disjuntores:
Modulares - A, B, C ou D - A mais normal é a C que dispara entre 5 e 10 In
Motores - Classe 5, 10, 20 ou 40 - A mais normal é a 10
Além das curvas de fusíveis já faladas, ainda há a aR (últra-rápida) para semi-condutores, ou seja Arrancadores suaves e Variadores, em que neste caso como é extremamente rápida, tem que se sobre dimensionar várias vezes o calibre do fusível, por exemplo para um arrancador suave que gastava 630A, tivemos que meter (de acordo com os cálculos do fabricantes) um paralelo de 800A (ou seja 1600A aR)
Efectivamente, para um arranque de motores, principalmente arranque violento, tens que usar fusíveis aM, ao usar este tipo de fusível estás a permitir uma sobre-carga maior, mas neste caso, a função do fusível é fazer protecção de curto-circuito, não te esqueças que também montas relés-térmicos para proteger contra sobre-cargas do motor e do cabo.
Da mesma maneira que há várias classe de protecções de disjuntores:
Modulares - A, B, C ou D - A mais normal é a C que dispara entre 5 e 10 In
Motores - Classe 5, 10, 20 ou 40 - A mais normal é a 10
Além das curvas de fusíveis já faladas, ainda há a aR (últra-rápida) para semi-condutores, ou seja Arrancadores suaves e Variadores, em que neste caso como é extremamente rápida, tem que se sobre dimensionar várias vezes o calibre do fusível, por exemplo para um arrancador suave que gastava 630A, tivemos que meter (de acordo com os cálculos do fabricantes) um paralelo de 800A (ou seja 1600A aR)
Efectivamente, para um arranque de motores, principalmente arranque violento, tens que usar fusíveis aM, ao usar este tipo de fusível estás a permitir uma sobre-carga maior, mas neste caso, a função do fusível é fazer protecção de curto-circuito, não te esqueças que também montas relés-térmicos para proteger contra sobre-cargas do motor e do cabo.
Ricardo Timóteo
Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Protecção de motores, arranque Y-D violento (ou não) fusíveis aMDuzia12 Escreveu:![]()
![]()
Afinal em que ficámos?
Ricardo Timóteo
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Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
AM antes do sistema da arranque, antes dos contactores... os Gg ou Gl são muito rapidos para motores, quer para o arranque quer para sobrecargas momentaneasDuzia12 Escreveu:Fusíveis A M. no inicio do cabo no Q.G. ou fusível Gg????
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Na saída do Quadro de Alimentação que vai alimentar o Quadro do Motor -> Fusíveis gL dimensionados para proteger o cabo de alimentação.
Na saída do Quadro do Motor para o Motor -> Fusíveis aM para não queimarem com o arranque deste.
Uma vez que na prática (do ponto de vista eléctrico) vais ter uma série de fusíveis, deve-se ter algum cuidado em sobre dimensionar o fusível do quadro de alimentação e respectivo cabo por ele protegido para não fundir o fusível de alimentação com o arranque do motor, mas para isso há tabelas, creio que serão facilmente (mas não procurei, honestamente)
Na saída do Quadro do Motor para o Motor -> Fusíveis aM para não queimarem com o arranque deste.
Uma vez que na prática (do ponto de vista eléctrico) vais ter uma série de fusíveis, deve-se ter algum cuidado em sobre dimensionar o fusível do quadro de alimentação e respectivo cabo por ele protegido para não fundir o fusível de alimentação com o arranque do motor, mas para isso há tabelas, creio que serão facilmente (mas não procurei, honestamente)
Ricardo Timóteo
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Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Se o cabo for único desde o Q.E. até ao quadro do motor em Gl ---125 A ? Serve
Ou disjuntor 125 A e o arranque violento??
Ou disjuntor 125 A e o arranque violento??
Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Segundo o "anexo técnico" fornecido com catálogo Schneider 55KW=100A para motor trifásico 4 pólos 50Hz 400V.nokPT Escreveu:A corrente nominal não está muito errada, mas de acordo com as tabelas, um motor de 55kW consome 97A
Penso que o melhor será mesmo apresentar legenda da conta! É que não percebo o que é o quê!
Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Que distância? Enterrado ou à vista? Que tipo de cabo VV ou XV?
30kW corresponde a aproximadamente 60A.
30kW corresponde a aproximadamente 60A.
Ricardo Timóteo
Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Os fúsiveis de proteção de motores devem ser sempre do tipo aM;
O arranque estrela triangulo só pode ser feito para motores até 11kW;
O arranque estrela triangulo só pode ser feito para motores até 11kW;
Re: Motor 75 C.V.-55 KW qual a protecção e cabo XV??
Não percebi a parte da arranque Estrela-triangulo! Desde quando há limite de potencia? A que te referes?PJFC Escreveu:Os fúsiveis de proteção de motores devem ser sempre do tipo aM;
O arranque estrela triangulo só pode ser feito para motores até 11kW;