- Facturaçao.jpg (49.1 KiB) Visto 1598 vezes
Facturar energia reactiva
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Facturar energia reactiva
O valor é o da energia reactiva facturada X Custo do KVAr fora do vazio
ou também
Valor de Q da bateria de condensadores
Q=(total/ 8 Horas/22 dias) x 1,2
Para uma empresa que trabalhe 8 Horas
Se o horário for superior as horas totais são 14 Horas, há que fazer pelos consumos médios, ver a potência média nas horas cheias, vazio e pontas.
ou também
Valor de Q da bateria de condensadores
Q=(total/ 8 Horas/22 dias) x 1,2
Para uma empresa que trabalhe 8 Horas
Se o horário for superior as horas totais são 14 Horas, há que fazer pelos consumos médios, ver a potência média nas horas cheias, vazio e pontas.
nas facturas de energia, a energia reactiva fora de vazio que lá aparece já é a energia reactiva que excede os tais 40% de energia activa, certo?
essa energia vem em kvarh que, multiplicando pelo custo por kvarh, dá o custo total em energia reactiva fora do vazio. Fazendo o mesmo calculo para energia reactiva em vazio, e somando ao anterior, obtemos o custo total em energia reactiva = poupança que podemos ter passando o cos fi para valores superiores ou iguais a 0,93
certo?
para poder-mos passar o cos fi para 0,93, disem-me que é:
Valor da bateria de condensadores = ( total de energia reactiva (fora de vazio e em vazio) (kvarh) / nº de horas de funcionamento (h) / dias de funcionamento num mês)
as unidades disto estão em kvar para um dia típico, certo?
Os condensadores vendem-se em unidades de escala 25 kvar como já aí disseram, a partir daí arredondo o número que me der para a escala 25 logo acima...
Está resolvido assim o meu problema do outro tópico?
essa energia vem em kvarh que, multiplicando pelo custo por kvarh, dá o custo total em energia reactiva fora do vazio. Fazendo o mesmo calculo para energia reactiva em vazio, e somando ao anterior, obtemos o custo total em energia reactiva = poupança que podemos ter passando o cos fi para valores superiores ou iguais a 0,93
certo?
Valor da bateria de condensadores = ( total de energia reactiva (fora de vazio e em vazio) (kvarh) / nº de horas de funcionamento (h) / dias de funcionamento num mês)
Os condensadores vendem-se em unidades de escala 25 kvar como já aí disseram, a partir daí arredondo o número que me der para a escala 25 logo acima...
-
- Oficial
Está
Se a empresa trabalhar mais que 8 Horas por dia há que ver se a bateria calculada não é sperior á média já que os Qr= a energia fora do vazio em 14 Horas.
Ha que fazer contas ver o consumo médio nas horas de ponta média e vazio
Se calhar ao dividir por 10 e não por 8, menos 20%
Se a empresa trabalhar mais que 8 Horas por dia há que ver se a bateria calculada não é sperior á média já que os Qr= a energia fora do vazio em 14 Horas.
onde isso entra no referido acima??Duzia12 Escreveu:Está

-
- Oficial
Isso não é fácil explicar mas se a empresa trabalha 24 Horas há que fazer um estatística por período horário
Eu vou tentar explicar isso
Mas no fundo é 100 % a 8 Horas + 50% a 6 Horas ou menos
Eu vou tentar explicar isso
Mas no fundo é 100 % a 8 Horas + 50% a 6 Horas ou menos
Última edição por Duzia12 em 28 jul 2009, 17:54, editado 1 vez no total.
é que confesso que tenho alguma confusão porque, pelo que eu percebi já no outro tópico, uns dizem uma coisa e outros dizem outra, ou então sou eu que não estou a perceber...
Não sei o que está correcto...
Não sei o que está correcto...

-
- Oficial
Essa fórmula que está aí está correcto e o teu raciocío tambem, mas naõ esquecer que o n.º de Horas de funcionameno difere de indústria para indústria o valor de RC é a reactiva fora do vazio, logo os cosnumos em 14 Horas.
Se a empresa só trabalhar 8 Horas os consumos nas 8 horas é o consumo total nas 14 Hioras.
Já se a empresa trabalha por turnos com potências diferentes já os Rc são em relação aos consumos com a Potência Reactiva X em 8 horas+ consumo Y nas outras 6 horas. No fundo há que fazer um cálculo médio das facturas
Se a empresa só trabalhar 8 Horas os consumos nas 8 horas é o consumo total nas 14 Hioras.
Já se a empresa trabalha por turnos com potências diferentes já os Rc são em relação aos consumos com a Potência Reactiva X em 8 horas+ consumo Y nas outras 6 horas. No fundo há que fazer um cálculo médio das facturas
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
- Been thanked: 1 time
Boas,
Eu sou sincero, isso das 8h para mim é muito subjectivo, pois quem diz 8h diz10h ou 12h, pois, isso também deve variar consoante o ciclo (diário ou semanal).
Também não estou a entender bem esse factor de 1,2, o que determina esse valor?
Eu sou sincero, isso das 8h para mim é muito subjectivo, pois quem diz 8h diz10h ou 12h, pois, isso também deve variar consoante o ciclo (diário ou semanal).
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
mas na minha fórmula eu n usei o 1,2 que, pelo que percebi, o Duzia considera ser o factor de segurança, já que, dependendo da potência, a bateria pode não chegar para satisfazer certas necessidades.
-
- Oficial
Eu digo que o período normal é de 8 H por dia, caso contrario aumentar....mas....há que ver se a carga é a
média.
média.
Última edição por Duzia12 em 27 jul 2009, 21:23, editado 1 vez no total.
-
- Oficial
sonyk Escreveu:nas facturas de energia, a energia reactiva fora de vazio que lá aparece já é a energia reactiva que excede os tais 40% de energia activa, certo?
certo?
É só a fora do vazio
Custo por opções tarifárias
- Anexos
-
- Tarifa.jpg (39.63 KiB) Visto 1466 vezes
-
- Oficial
PFerreira Escreveu:Boas,
Se a empresa não trabalhar mais que 8 Horas/dia as 8 Horas é o valor máximo, mas eu disse atenção à potência tomada ao cosseno de fi médio, à potência média nos ciclos horários e ponderar tudo. Se for mais que oito analisar caso a caso
Melhor que isto só mesmo um analizador de redes. Na factura da EDP vêm o cosseno fi médio.
É assim ao calcular pelo valor médio é como se "as baterias estivessem sempre ligadas" o que nem sempre acontece, por vezes em excesso e noutras por defeito por isso + 20% para compensar+ 2 escalões de reserva
Logo KVA X 1,2 Igual a 8Horas/1,2= 6,666 Horas (Não chega?
Outra maneira de calcular é pelas horas de ponta (Wp/22 dias/3 horas)x1,2 conhecido o cosseno fi depressa se calcula a bateria
Eu vou dar dois exemplos. uma com os consumos durante 8 Horas e outros 24 Horas
Última edição por Duzia12 em 28 jul 2009, 12:15, editado 3 vezes no total.
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
- Been thanked: 1 time
Boas,Duzia12 Escreveu:PFerreira Escreveu:Boas,
Se a empresa não trabalhar mais que 8 Horas/dia as 8 Horas é o valor máximo, mas eu disse atenção à potência tomada ao cosseno de fi médio, à potência média nos ciclos horários e ponderar tudo. Se for mais que oito analisar caso a caso
Melhor que isto só mesmo um analizador de redes. Na factura da EDP vêm o cosseno fi médio.
É assim ao calcular pelo valor médio é como se "as baterias estivessem sempre ligadas" o que nem sempre acontece, por vezes em excesso e noutras por defeito por isso + 20% para compensar+ 2 escalões de reserva
Logo KVA X 1,2 Igual a 8Horas/1,2= 6,666 Horas (Não chega?
Outra maneira de calcular é pelas horas de ponta (Wp/22/4)x1,2 conhecido o cosseno fi depressa se calcula a bateria
Eu vou dar dois exemplos. uma com os consumos durante 8 Horas e outros 24 Horas
Esses cálculos por acaso não são para instalações que têm contractado o ciclo diário?
E para cilclo semanal, como é que sugere?
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira