aquecimento motor assincrone
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Boas,
Tenho uma pequena duvida, tenho um motor assíncrono acoplado a uma bomba doseadora os rolamentos griparam, para sacar o rolamento do veio tinha que tirar um sem fim que está acoplado ao veio por sistema de estrias. Como não tenho pressa pedi a uma pessoa com prensa para o fazer, essa pessoa andou a dar calor no veio do rotor(gaiola de esquilo).
O problema é que depois de montar o motor com o rolamentos novos(6202-2Z e 6201-2Z) em funcionamento vai aquecendo bastante, o rotor não têm prisão será que devido ao calor que foi dado no veio do rotor fez alterar o campo magnético e prova esse aquecimento. O consumo está normal 0.4A a resistência do estator estão equilibradas.
Se poderem gostaria de obter ajuda para este problema.
Abraços
hfm
Tenho uma pequena duvida, tenho um motor assíncrono acoplado a uma bomba doseadora os rolamentos griparam, para sacar o rolamento do veio tinha que tirar um sem fim que está acoplado ao veio por sistema de estrias. Como não tenho pressa pedi a uma pessoa com prensa para o fazer, essa pessoa andou a dar calor no veio do rotor(gaiola de esquilo).
O problema é que depois de montar o motor com o rolamentos novos(6202-2Z e 6201-2Z) em funcionamento vai aquecendo bastante, o rotor não têm prisão será que devido ao calor que foi dado no veio do rotor fez alterar o campo magnético e prova esse aquecimento. O consumo está normal 0.4A a resistência do estator estão equilibradas.
Se poderem gostaria de obter ajuda para este problema.
Abraços
hfm
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Re: aquecimento motor assincrone
Boas hfm
"dar calor no veio do rotor(gaiola de esquilo)."
Não tem problema. Isto se não for calor para derreter.
"O problema é que depois de montar o motor com o rolamentos novos(6202-2Z e 6201-2Z) em funcionamento vai aquecendo bastante, o rotor não têm prisão"
Define em ºC o valor.
"será que devido ao calor que foi dado no veio do rotor fez alterar o campo magnético e prova esse aquecimento."
Não
"O consumo está normal 0.4A a resistência do estator estão equilibradas."
Ok.
O veio foi medido? foi recuperado? cheio ou encasquilhado?
Cump.
Mário
"dar calor no veio do rotor(gaiola de esquilo)."
Não tem problema. Isto se não for calor para derreter.
"O problema é que depois de montar o motor com o rolamentos novos(6202-2Z e 6201-2Z) em funcionamento vai aquecendo bastante, o rotor não têm prisão"
Define em ºC o valor.
"será que devido ao calor que foi dado no veio do rotor fez alterar o campo magnético e prova esse aquecimento."
Não
"O consumo está normal 0.4A a resistência do estator estão equilibradas."
Ok.
O veio foi medido? foi recuperado? cheio ou encasquilhado?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
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Re: aquecimento motor assincrone
Só uma pergunta:
por acaso quando montaram o motor não se esqueceram do ventilador??? ou por acaso não lhe partiram pás??
o motor não tem prisão e a bomba?
está leve? quando está em carga não fica presa??
Já trabalhei com inumeras bombas doseadoras e a maioria dos problemas eram na bomba e nao no motor...
Qual a potencia do motor??
e já agora se é trifasico
por acaso quando montaram o motor não se esqueceram do ventilador??? ou por acaso não lhe partiram pás??
o motor não tem prisão e a bomba?
está leve? quando está em carga não fica presa??
Já trabalhei com inumeras bombas doseadoras e a maioria dos problemas eram na bomba e nao no motor...
Qual a potencia do motor??
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Re: aquecimento motor assincrone
O veio não foi alterado.
Chapa do motor:
Y380-400
0.6 KW
0.5 A
690 rpm
Chapa do motor:
Y380-400
0.6 KW
0.5 A
690 rpm
Mário Escreveu:Boas hfm
"dar calor no veio do rotor(gaiola de esquilo)."
Não tem problema. Isto se não for calor para derreter.
"O problema é que depois de montar o motor com o rolamentos novos(6202-2Z e 6201-2Z) em funcionamento vai aquecendo bastante, o rotor não têm prisão"
Define em ºC o valor.
"será que devido ao calor que foi dado no veio do rotor fez alterar o campo magnético e prova esse aquecimento."
Não
"O consumo está normal 0.4A a resistência do estator estão equilibradas."
Ok.
O veio foi medido? foi recuperado? cheio ou encasquilhado?
Cump.
Mário
Re: aquecimento motor assincrone
Chapa do motor:
Y380-400
0.6 KW
0.5 A
690 rpm
Y380-400
0.6 KW
0.5 A
690 rpm
mitos Escreveu:Só uma pergunta:
por acaso quando montaram o motor não se esqueceram do ventilador??? ou por acaso não lhe partiram pás??
o motor não tem prisão e a bomba?
está leve? quando está em carga não fica presa??
Já trabalhei com inumeras bombas doseadoras e a maioria dos problemas eram na bomba e nao no motor...
Qual a potencia do motor??
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Re: aquecimento motor assincrone
Quando se trabalha numa fabrica com mais de 1000 motores electricos de todos os tamanhos (entre 0.25 a 500KW) sem existir uma camara termografica ou um termometro de infravermelhos à mão o truque era colocar a mão em cima do motor durante uns segundos...
se estiver demasiado quente para se aguentar a mão então tinhamos um problema grave, se a temperatura fosse suportavel facilmente não era grave (podemos dizer que os 60º era o limite)
(isto não é cientifico, é apenas a experiencia propria a falar)
sabes dizer se por acaso o motor não aquecia antes de intervires??
não existe sujidade na carcaça do mesmo?
o redutor da bomba (se ela tiver) tem oleo? ou não existem rolamentos gripados na bomba?!
se estiver demasiado quente para se aguentar a mão então tinhamos um problema grave, se a temperatura fosse suportavel facilmente não era grave (podemos dizer que os 60º era o limite)
(isto não é cientifico, é apenas a experiencia propria a falar)
sabes dizer se por acaso o motor não aquecia antes de intervires??
não existe sujidade na carcaça do mesmo?
o redutor da bomba (se ela tiver) tem oleo? ou não existem rolamentos gripados na bomba?!
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Re: aquecimento motor assincrone
O motor sem estar acoplado já aquece.
mitos Escreveu:Quando se trabalha numa fabrica com mais de 1000 motores electricos de todos os tamanhos (entre 0.25 a 500KW) sem existir uma camara termografica ou um termometro de infravermelhos à mão o truque era colocar a mão em cima do motor durante uns segundos...
se estiver demasiado quente para se aguentar a mão então tinhamos um problema grave, se a temperatura fosse suportavel facilmente não era grave (podemos dizer que os 60º era o limite)
(isto não é cientifico, é apenas a experiencia propria a falar)
sabes dizer se por acaso o motor não aquecia antes de intervires??
não existe sujidade na carcaça do mesmo?
o redutor da bomba (se ela tiver) tem oleo? ou não existem rolamentos gripados na bomba?!
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Re: aquecimento motor assincrone
Boas
O motor esta ligado em estrela, certo?
As r.p.m. estão certas em "sincronismo" sem carga?
As r.p.m. com carga estão dentro do escorregamento?
O consumo em vazio, quanto é?
O consumo em carga plena, quanto é?
Vibração ou ressonância, há?
Não esquecer que há bombas doseadoras que não são de trabalho continuo, mas sim intermitente.
Cump.
Mário
O motor esta ligado em estrela, certo?
As r.p.m. estão certas em "sincronismo" sem carga?
As r.p.m. com carga estão dentro do escorregamento?
O consumo em vazio, quanto é?
O consumo em carga plena, quanto é?
Vibração ou ressonância, há?
Não esquecer que há bombas doseadoras que não são de trabalho continuo, mas sim intermitente.
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Re: aquecimento motor assincrone
e que tal tirares uma fotos ao motor e ao conjunto motor bomba e colocares aqui...
Já agora verifica as ligações para trás, certifica-te que chegam lá as 3 fases em condições
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