Boa tarde a todos os Colegas
Nos ultimos tempos tem vindo a ser solicitado pelas brigadas de fiscalização a industrias
a instalaçao dos referidos interruptores nas maquinas que por serem mais antigas não trazem.
Visto que existem varias formas e equipamentos para o efeito gostaria de levantar este assunto para ler as opiniões e experiencias dos Colegas.
As questões que gostaria de colocar são
que marca de interruptores sao mais fiaveis?
formas de ligaçao a maquinas trifasicas e monofasicas?
Contactores tipos e ligações
Grato pela atenção aguardo as V/opinioes, obrigado
Melhores cumprimentos
Interruptor de emergencia Instalaçao e métodos
Re: Interruptor de emergencia Instalaçao e métodos
se por acaso conhecerem ou tiverem acesso a literatura sobre o assunto tambem é muito bem vinda, obrigado
Melhores cumprimentos
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 17 vezes
para mim o metodo mais facil é mesmo um interruptor ao lado da maquina que corta a alimentação da mesma, sem contactores nem outro tipo de equipamentos (cada caso é um caso, existem maquinas que não se pode aplicar esta solução)
quanto mais simples for a solução mais economica e fiavel é...
quanto mais simples for a solução mais economica e fiavel é...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
A directiva de máquinas dizia que passados "x" anos da publicação, todas as máquinas tinham que estar de acordo com as normas.
Sempre que houvesse intervenção na máquina teria que ficar de acordo com as normas.
A verdade é que não se fez nada, ou quase nada, ou por desconhecimento, custos, idade das máquinas que eram para sair e entrarem outras, o certo é que continuam em funcionamento.
Posso procurar a directiva de máquinas de Ce e em vigor cá.
Para a paragem de emergência basta o botão de cogumelo com rearme manual.
A directiva não obriga a ter corte geral de energia na máquina, mas alguns auditores querem um corte geral, (na máquina ou o mais perto possivel dela) e eu sou dos que querem.
Não esquecer os bloqueadores disponíveis para bloquear em caso de manutenção e identificação de quem bloqueou.
Todas as máquinas têm que estar de acordo com a directiva de máquinas, e devem ter a marcação CE, isto se não for já obrigatória, dependia do ano.
Não se pode importar ou troca Comunitária "CE" de máquinas que não tenham simbolo "CE" directiva de máquinas.
Cump.
Mário
A directiva de máquinas dizia que passados "x" anos da publicação, todas as máquinas tinham que estar de acordo com as normas.
Sempre que houvesse intervenção na máquina teria que ficar de acordo com as normas.
A verdade é que não se fez nada, ou quase nada, ou por desconhecimento, custos, idade das máquinas que eram para sair e entrarem outras, o certo é que continuam em funcionamento.
A directiva não obriga a ter corte geral de energia na máquina, mas alguns auditores querem um corte geral, (na máquina ou o mais perto possivel dela) e eu sou dos que querem.
Não esquecer os bloqueadores disponíveis para bloquear em caso de manutenção e identificação de quem bloqueou.
Todas as máquinas têm que estar de acordo com a directiva de máquinas, e devem ter a marcação CE, isto se não for já obrigatória, dependia do ano.
Não se pode importar ou troca Comunitária "CE" de máquinas que não tenham simbolo "CE" directiva de máquinas.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 17 vezes
onde trabalho tenho uma maquina que é utilizada no max 2 ou 3 horas por semana, é de 1982 e custa cerca de 15000 € adaptar a mesma ás normas novas (uma maquina nova custa cerca de 22000€)Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
estou a falar de uma quinadora
que propões fazer nestes casos?
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
mitos Escreveu:onde trabalho tenho uma maquina que é utilizada no max 2 ou 3 horas por semana, é de 1982 e custa cerca de 15000 € adaptar a mesma ás normas novas (uma maquina nova custa cerca de 22000€)Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
que propões fazer nestes casos?
Se os preços que tem são os correctos, então agora tem que fazer o balanço. As brigadas o que é que fazem, passam multas? A máquina oferece confiança, o pessoal que a utiliza tem formação adquada? É uma questão de ponderar riscos e segurança. Eu pelo menos sensibilizava a entidade patronal e se calhar comprava uma nova, dando a outra à troca ou há quem a queira comprar nessas condições (empurrar o problema para os outros...)
- Mário
- Team Apoio
Boas
Diz-me se sabes quanto podes valer? Se pensas que vales 22.000€ então é um problema do seguro, mas se a máquina não estiver de acordo com as normas, o seguro não paga, ou pelo menos tenta não pagar, e atribuir a responsabilidade para a empresa.
Cump.
Mário[/quote]
onde trabalho tenho uma maquina que é utilizada no max 2 ou 3 horas por semana, é de 1982 e custa cerca de 15000 € adaptar a mesma ás normas novas (uma maquina nova custa cerca de 22000€)
que propões fazer nestes casos?[/quote]
Proponho barreira de infravermelhos, cabo de emergência, tapetes com sensor ao peso, enfim diversos.
Vai ver
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 37&start=0
Não é quinadeira é uma prensa, mas segurança em 1º lugar.
Não esquecer que tens sempre três tentativas
a primera
a unica
e ultima
Não facilitem, porque depois dizem, até era boa pessoa, teve foi azar.
Cump.
Mário
Diz-me se sabes quanto podes valer? Se pensas que vales 22.000€ então é um problema do seguro, mas se a máquina não estiver de acordo com as normas, o seguro não paga, ou pelo menos tenta não pagar, e atribuir a responsabilidade para a empresa.
Cump.
Mário[/quote]
onde trabalho tenho uma maquina que é utilizada no max 2 ou 3 horas por semana, é de 1982 e custa cerca de 15000 € adaptar a mesma ás normas novas (uma maquina nova custa cerca de 22000€)
que propões fazer nestes casos?[/quote]
Proponho barreira de infravermelhos, cabo de emergência, tapetes com sensor ao peso, enfim diversos.
Vai ver
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... 37&start=0
Não é quinadeira é uma prensa, mas segurança em 1º lugar.
Não esquecer que tens sempre três tentativas
a primera
a unica
e ultima
Não facilitem, porque depois dizem, até era boa pessoa, teve foi azar.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Boas
Vê os seguintes "sites"
http://ave.dee.isep.ipp.pt/~see/jornada ... -Catim.pdf
http://www.revistaseguranca.com/index.p ... &Itemid=68
http://www.igt.gov.pt/DownLoads/content ... os2005.pdf
http://www.dem.uminho.pt/People/mlima/T ... mentos.pdf
Cump.
Mário
Vê os seguintes "sites"
http://ave.dee.isep.ipp.pt/~see/jornada ... -Catim.pdf
http://www.revistaseguranca.com/index.p ... &Itemid=68
http://www.igt.gov.pt/DownLoads/content ... os2005.pdf
http://www.dem.uminho.pt/People/mlima/T ... mentos.pdf
Cump.
Mário