Vistorias
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Vistorias
Faça o favor de inaugurar este novo fórum
Para responder ao tópico clik postreply
obrigado

Para responder ao tópico clik postreply
obrigado
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Boas eu como muitos em 1º lugar sou contra depois de sermos os reponsaveis pelas instalações que são inspeccionadas deveria-mos ser os donos e senhores dos certificados pelo menos até os empreiteiros/proprietários pagarem o devido ao electricista assim todos pagavam mas infelizmente isso não acontece - acho das primeiras coisas a resolver pois qualquer individuo paga 5€ por 2ª via ou por aí fora e não devia de ser assim !!
Acham bem??
Acham bem??
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 dez 2007, 14:24
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 8 times
Estou em pleno de acordo com o colega, a Certiel devia de mandar o certificado para o responsável da instalação, e ai podermos fazer com que os donos de obra nos pagassem a tempo e horas.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
O cliente nem precisa de 2ª via, vai directo a um balcão da edp/ ou via telefone e faz logo contrato de fornecimento de energia, e o Técnico fica a aguardar que o dono da Instalação lhe dê vontade de pagar.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Não sei se posso por aqui, mas tive uma inspecção á 15 dias, a uma piscina, chumbou, e o relatório dizia isto:
IDENT. / NÃO CONFORMIDADES
621 Instalação sem ligador amovível (RSIUEE)
Isto foi na entrada da Distribuição (EDP), pelo que nada devíamos ter a haver com o assunto, pois á data da realização (piscina antiga) estava tudo conforme o projecto aprovado e aceite pela EDP
451 QE sem fechadura em local público (RSIUEE)
erro previsível e evitável...
247 Tubos não estão colocados em roços ou reentrâncias
basicamente, tinha 10cm de tubo á mostra
417 Instalação não está convenientemente subdividida
Não percebi...o inspector refere que é o troço de ligação entre o quadro de entrada (Distribuição) e o quadro de chegada (da instalação). Já existia...
003 Instalação não cumpre projecto aprovado
condutores de secção errada...
434 a Instalação não garante a resistência de isolamento entre circuitos activos e terra
Na re-inspecção apresentavam-se todos corrigidos, á excepção do 417 que se manteve!! temos de fazer uma exposição á CERTIEL.
Para piorar, veriicou-se uma outra nova não conformidade: um quadro com IP 41 onde deveria ser..IP23
Isto foi na entrada da Distribuição (EDP), pelo que nada devíamos ter a haver com o assunto, pois á data da realização (piscina antiga) estava tudo conforme o projecto aprovado e aceite pela EDP
Não percebi...o inspector refere que é o troço de ligação entre o quadro de entrada (Distribuição) e o quadro de chegada (da instalação). Já existia...
434 a Instalação não garante a resistência de isolamento entre circuitos activos e terra
Na re-inspecção apresentavam-se todos corrigidos, á excepção do 417 que se manteve!! temos de fazer uma exposição á CERTIEL.
Para piorar, veriicou-se uma outra nova não conformidade: um quadro com IP 41 onde deveria ser..IP23
Learning is the goal!!
Se não perceberes algum ponto deverás contactar o inspeccionador para que te esclareça qual a anomalia e até dar-te uma sugestão viável para resolução.gemini Escreveu:Na re-inspecção apresentavam-se todos corrigidos, á excepção do 417 que se manteve!! temos de fazer uma exposição á CERTIEL.
Com essa é que me lixas, excesso de protecção IP não é defeito, na pior das hipóteses é excesso de zelo positivogemini Escreveu:Para piorar, verificou-se uma outra nova não conformidade: um quadro com IP 41 onde deveria ser..IP23

Qual é a norma que ele se fundamenta para esta anomalia, deves estuda-la e se ele não tiver razão podes sempre reclamar.
Em ultimo caso pagas umas jolas a um servente para deixar cair um tijolo do andar de cima quando ele for a sair da obra.
Acidente de trabalho

[[[]]]
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
"Para piorar, verificou-se uma outra nova não conformidade: um quadro com IP 41 onde deveria ser..IP23"
"Com essa é que me lixas, excesso de protecção IP não é defeito, na pior das hipóteses é excesso de zelo positivo "
Pois é, eles querem os quadros IP23 (mas não sei até que ponto é verdade). Ou seja, se o 1º numero é para sólidos, o 2º para líquidos e o 3º para resistência mecânica, como é que pode haver o IP23?
Cump.
Mário
"Para piorar, verificou-se uma outra nova não conformidade: um quadro com IP 41 onde deveria ser..IP23"
"Com essa é que me lixas, excesso de protecção IP não é defeito, na pior das hipóteses é excesso de zelo positivo "
Pois é, eles querem os quadros IP23 (mas não sei até que ponto é verdade). Ou seja, se o 1º numero é para sólidos, o 2º para líquidos e o 3º para resistência mecânica, como é que pode haver o IP23?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas, segundo a norma IPXY o x corresponde a corpos sólidos e o Y corresponde a corpos liquidos. Dependendo do local em que o QE está instalado e/ou caso exista projecto da imposição do projectista. Neste caso partindo do prencipio que não hà projecto a NC apenas se refere ao Y (corpos liquidos), em que o IPX1 corresponde a que o QE suporta gotas de àgua em queda vertical e o IPX3 corresponde à colocação às intemperes no exterior, ou seja o QE suporta humidades provenientes da chuva.
Tudo depende da localização do QE
Cumprimentos
Tudo depende da localização do QE
Cumprimentos
Para evitar situações como esta do IP deve-se sempre utilizar quadros eléctricos ou quaisquer outros equipamentos, em que os dois algarismos do IP sejam sempre iguais ou superiores ao solicitado.
Nesse caso específico, pelo que conheço de quadros eléctricos existentes no mercado teria de ser utilizado um quadro com IP43.
Nesse caso específico, pelo que conheço de quadros eléctricos existentes no mercado teria de ser utilizado um quadro com IP43.
Fikei com algumas duvidas:
621 estava ou noa previsto no projecto ligador amovivel? e em que local?
247 10 cm aonde?
417 pedia-lhe que enviaasse o comentario da 2ª lionha que vem a justificar a não conformidade aplicada de modo a poder compreender a natureza da não conformidade
qual o artigo aplicado no quadro de IP41 e o IP 23 e qual o local dele?
621 estava ou noa previsto no projecto ligador amovivel? e em que local?
247 10 cm aonde?
417 pedia-lhe que enviaasse o comentario da 2ª lionha que vem a justificar a não conformidade aplicada de modo a poder compreender a natureza da não conformidade
qual o artigo aplicado no quadro de IP41 e o IP 23 e qual o local dele?
gemini Escreveu:Não sei se posso por aqui, mas tive uma inspecção á 15 dias, a uma piscina, chumbou, e o relatório dizia isto:
Saudações Energéticas
6eo
6eo
Com essa do IP 41 e que deveria estar IP 23, é perguntar ao inspector se ele quiser um Clio e lhe dermos um Megane se ele também reprova... É que o IP 41 tem tudo e mais alguma coisa em relação ao IP 23, agora a questão pode passar é pelo IK....
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não é verdade "o IP 41 tem tudo e mais alguma coisa em relação ao IP 23". O número não é sequencial.acml Escreveu:Com essa do IP 41 e que deveria estar IP 23, é perguntar ao inspector se ele quiser um Clio e lhe dermos um Megane se ele também reprova... É que o IP 41 tem tudo e mais alguma coisa em relação ao IP 23, agora a questão pode passar é pelo IK....
Por exemplo o produto com IP41 só pode levar com água na vertical (exemplo condensações) e o IP23 já pode levar com água até inclinações 60º na vertical (exemplo chuva). Na prática está mais protegido contra a água, do que o outro. Em contrapartida, em relação aos sólidos o problema inverte-se.
consulte: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=22&t=5100
-
- Curioso
- Registado: 30 jun 2009, 00:07
- Been thanked: 1 time
Se o IP mínimo é IP23, o primeiro dígito do IP do quadro tem que ser no mínimo 2 e o segundo dígito tem que ser no mínimo 3.acml Escreveu:Com essa do IP 41 e que deveria estar IP 23, (...)
Quadro: IPXY>23 => X>2 E Y>3