Novo decreto lei

Responder
zemau
Curioso
Curioso
Registado: 11 out 2008, 23:17

Re: Novo decreto lei

Mensagem por zemau »

obrigado pelas correcções, eu dei conta de algumas mas já era tarde.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Ferreira Cruz Escreveu:Boas!

Resumindo, até "ordens em contrário":

1- Temos de fazer os projectos de acordo com o manual ITED actual.
2- Termo de responsabilidade de acordo com o 123/2009
3- Isto até termos novo manual.

Apenas a dúvida se temos de começar já ou não a elaborar orçamentos e medições.

Concordam ou não?
através de contacto com a secção regional da ANACOM o que disseram foi que os orçamentos e as medições são para começar já!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Mensagem por Ferreira Cruz »

Ui....

orçamentos e medições para começar já???

porque não começar "tudo junto"? sinceramente, não percebo...sai-me um D.L., em que umas coisas são para já..outras para depois...enfim, é o tradicional Portugal;
abraço
Ferreira Cruz
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

JamesLevy Escreveu:Boas,
Este país é uma desgraça e vai de mal a pior.
Eu ando há algum tempo a criar uma empresa certificadora ITED, comprei equipamento, constituí uma empresa, comprei viatura, preparava-me para contratar um técnico para as vistorias, trabalhos e mais trabalhos, contactos constantes com a ANACOM, cheios de paneleirices com o tubo anelado, empresas certificadoras suspensas (3 meses) por terem deixado passar uns tubos anelados numa instalação, milhares de contos gastos e agora que já tinha a empresa reconhecida pela anacom (que me disseram que demoravam 1 mês a tratar do assunto, e no meu caso demoraram uns 6 meses), os filhos da pu...a lançam um decreto lei a extinguir as empresas certificadoras.
O que me apetecia agora era partir o focinho a alguém.
Mas por que raio criaram as empresas certificadoras (há apenas 5 anos) se era intenção acabar com elas?????
Mas por que raio acabaram com elas????? Qual é a justificação????
Também me enviaram da anacom um e-mail seco, sem justificar a extinção das entidades certificadoras.
Eu quero ver quem me paga o prejuízo, e o equipamento que comprei para o efeito, e ném uma vistoria fiz... filhos da pu...a.
Este país está cheio de incompetentes e havemos de ser para sempre o cú da europa com políticos de mer... como estes que temos.
Desculpem-me a linguagem, mas não podia estar mais lixado, foi como levar com uma marreta na cabeça. Sinto-me roubado e enganado por esta cambada. Tenho de desabafar.
Cuprimentos,
Rui
As competências das empresas certificadoras, vão passar para as empresas instaladoras, no entanto...

Como muitas empresas instaladoras não querem comprar os equipamentos necessários à certificação (são caros), terão que recorrer na mesma aos serviços das antigas empresas instaladoras.
AMTavares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 jun 2009, 00:23

Mensagem por AMTavares »

Quais as marcas de aparelhos que costumam ser utilizados e seus preços ?

Como instalador, não vejo outra maneira senão comprar os equipamentos.
jcostapt
Curioso
Curioso
Registado: 05 out 2007, 17:13

Mensagem por jcostapt »

AMTavares Escreveu:Quais as marcas de aparelhos que costumam ser utilizados e seus preços ?

Como instalador, não vejo outra maneira senão comprar os equipamentos.
Existem várias marcas no mercado.

Para o par de cobre e fibra monomodo os preços devem andar entre os 10.000 e 12.000 dependendo da marca

Para o cabo coaxial julgo que entre 3.000 - 5.000 também dependendo da marca.
Maria Correia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 set 2008, 18:21

Mensagem por Maria Correia »

Boas

Contactei a ANACOM e a mim foi-me dito que por enquanto só temos de incluir o DL no termo de Resp., mas as especificações técnicas a utilizar são as que se encontram no Manual ITED - 1ª edição e que a 2ª edição só deve entrar em vigor lá para o início do próximo ano....

Em que ficamos?

Cumps
acml
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 jan 2009, 09:27

Mensagem por acml »

Pelo que vejo aqui, existem muitos electricistas a querem mais do que têm... Isto é querem poder fazer a mesma coisa que os Engenheiros Técnicos e Engenheiros... Mas para isso digo ESTUDEM!!!!!!
É um logro e ridículo mas como país de 3º mundo que somos não me admira, pois numa moradia por exemplo, é preciso projecto de ITED e a ficha electrotécnica e um electricista pode fazer tudo desde que inscrito na ANACOM e nma DGGE... Por mim acabava-se com isso tudo... Projectos para tude, Electricidade (QUE PODE MATAR!!!) e ITED (QUE NÃO MATA), e depois os electricistas deveriam ter um engenheiro a fazer tipo direcção técnica, tal como na farmácias.... Cada macaco no seu galho.....
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

acml Escreveu:Pelo que vejo aqui, existem muitos electricistas a querem mais do que têm... Isto é querem poder fazer a mesma coisa que os Engenheiros Técnicos e Engenheiros... Mas para isso digo ESTUDEM!!!!!!
É um logro e ridículo mas como país de 3º mundo que somos não me admira, pois numa moradia por exemplo, é preciso projecto de ITED e a ficha electrotécnica e um electricista pode fazer tudo desde que inscrito na ANACOM e nma DGGE... Por mim acabava-se com isso tudo... Projectos para tude, Electricidade (QUE PODE MATAR!!!) e ITED (QUE NÃO MATA), e depois os electricistas deveriam ter um engenheiro a fazer tipo direcção técnica, tal como na farmácias.... Cada macaco no seu galho.....
Quem dera a muitos engenheiros ou engenheiros tecnicos terem a capacidade e os conhecimentos de muitos electricistas...
por algum motivo existem entidades certificadoras - para garantir a qualidade dos trabalhos.
consideras-te superior a um electricista só porque estudaste mais?
És do tipo que só quer ser tratado por Sr. Engenheiro certamente... pela tua maneira de pensar...
quantas e quantas vezes temos de ser nós nas obras a resolver as m****s que voces, Sr. engenheiros, projectam...

basta olhar para a maioria dos projectos de ITED feitos por eng. que apenas fazem uns COPY/PASTE de um lado para outro e depois lá estamos nós cá para resolvermos as coisas...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

mitos Escreveu:
acml Escreveu:Pelo que vejo aqui, existem muitos electricistas a querem mais do que têm... Isto é querem poder fazer a mesma coisa que os Engenheiros Técnicos e Engenheiros... Mas para isso digo ESTUDEM!!!!!!
Quem dera a muitos engenheiros ou engenheiros tecnicos terem a capacidade e os conhecimentos de muitos electricistas...
por algum motivo existem entidades certificadoras - para garantir a qualidade dos trabalhos.
És do tipo que só quer ser tratado por Sr. Engenheiro certamente... pela tua maneira de pensar...
quantas e quantas vezes temos de ser nós nas obras a resolver as m****s que voces, Sr. engenheiros, projectam...

basta olhar para a maioria dos projectos de ITED feitos por eng. que apenas fazem uns COPY/PASTE de um lado para outro e depois lá estamos nós cá para resolvermos as coisas...

Pessoal vamos lá ter calma e manter o nivel do forum. O post começou de uma maneira e agora está-se a desviar do seu assunto nuclear. O recado é para os dois posts anteriores. Defendam os seu pontos de vista, de forma cordial.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

nelmindo Escreveu:
mitos Escreveu:

Pessoal vamos lá ter calma e manter o nivel do forum. O post começou de uma maneira e agora está-se a desviar do seu assunto nuclear. O recado é para os dois posts anteriores. Defendam os seu pontos de vista, de forma cordial.
nelmindo,
Peço desculpa pelo meu post ter sido agressivo
mas de facto não podemos ser extremistas e dizer que só os eng. sabem trabalhar e que os electricistas só podem fazer alguma coisa bem se existir um eng. a controlar, em ambos existem bons e maus profissionais
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”