data logger para contador de energia

Responder
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Agradecimento recebido: 1 vez

data logger para contador de energia

Mensagem por PFerreira »

Boas,

Alguém conhece algum data logger para se colocar nos visores dos contadores de energia da EDP, para obter a contagem e registo temporal de energia, através do n.º de rotações (contadores antigos), ou pelo n.º de impulsos (contadores novos).
Cumprimentos,
PFerreira
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: data logger para contador de energia

Mensagem por nokPT »

Nos antigos, o melhor será meteres um contador actual (em série, mantendo o da EDP) com saída por impulso.

Nos que tem saída por impulso, conheço (ou faço), depende do que queres fazer...
Ricardo Timóteo
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Enviou: 2 vezes

Mensagem por vecm1956 »

Olá,

A EDP tem contadores digitais nas centrais e subestações que estão ligados a centrais de telecontagem cujo software foi fornecido siemens.

Cumprimentos

VECM
asena
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 abr 2008, 19:00
Contacto:

Mensagem por asena »

PFerreira Escreveu:Boas,

Alguém conhece algum data logger para se colocar nos visores dos contadores de energia da EDP, para obter a contagem e registo temporal de energia, através do n.º de rotações (contadores antigos), ou pelo n.º de impulsos (contadores novos).

Para os contadores novos, já disseram que se pode usar a saída de impulsos.

Para os contadores antigos, o que eu fiz no passado, envolveu alguns componentes electrónicos.
Colei um LED e um fototransistor na caixa, mesmo à frente do disco, e ajustei o circuito para me dar um impulso de cada vez que a faixa preta do disco passava pela frente.

Depois liguei essa saída de impulsos a um circuito microcontrolado, com cartão de memória, que me gravava os dados.
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por PFerreira »

asena Escreveu:

Para os contadores antigos, o que eu fiz no passado, envolveu alguns componentes electrónicos.
Colei um LED e um fototransistor na caixa, mesmo à frente do disco, e ajustei o circuito para me dar um impulso de cada vez que a faixa preta do disco passava pela frente.

Depois liguei essa saída de impulsos a um circuito microcontrolado, com cartão de memória, que me gravava os dados.
Boas,

É isso que se pretende.

Por acaso não conhecem aparelhos já construídos?
É que os meus conhecimentos de electrónica estão parados há bastante tempo e não tenho conhecimentos para desenvolver um aparelho desses de raiz.

Quando estão a falar que o contador envia impulsos, estão se a referir aos impulsos enviados através daquele led que pisca ou estão se a referir a outra saída que permite a EDP aceder ao contador?

Obrigado a todos.
Cumprimentos,
PFerreira
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

PFerreira Escreveu:
asena Escreveu:

Boas,

É isso que se pretende.

Por acaso não conhecem aparelhos já construídos?
É que os meus conhecimentos de electrónica estão parados há bastante tempo e não tenho conhecimentos para desenvolver um aparelho desses de raiz.

Quando estão a falar que o contador envia impulsos, estão se a referir aos impulsos enviados através daquele led que pisca ou estão se a referir a outra saída que permite a EDP aceder ao contador?

Obrigado a todos.
É a mesma coisa. Por cada "piscadela", existe um contacto que abre e fecha, para criar um "impulso" para ser usado no exterior, por exemplo num caso mais simples, um totalizador, do tipo "conta-quilómetros" de um carro, que fazendo a conversão, cada dezena de piscadelas, 1Kwh.
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Enviou: 2 vezes

Mensagem por vecm1956 »

Os contadores da EDP que conheço estão ligados a um concentrador que comunica via cabo e modem com o PC onde está o software de telecontagem.
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por PFerreira »

vecm1956 Escreveu:Os contadores da EDP que conheço estão ligados a um concentrador que comunica via cabo e modem com o PC onde está o software de telecontagem.
Boas,
Eu sei disso, mas o meu caso é o seguinte, eu não trabalho na EDP nem para a EDP, só quero aproveitar os contadores deles de forma legal, sem interferir nas contagens, para fazer analises de consumos através dos tais impulsos que já foram referidos anteriormente.
Cumprimentos,
PFerreira
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”