data logger para contador de energia
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
- Agradecimento recebido: 1 vez
data logger para contador de energia
Boas,
Alguém conhece algum data logger para se colocar nos visores dos contadores de energia da EDP, para obter a contagem e registo temporal de energia, através do n.º de rotações (contadores antigos), ou pelo n.º de impulsos (contadores novos).
Alguém conhece algum data logger para se colocar nos visores dos contadores de energia da EDP, para obter a contagem e registo temporal de energia, através do n.º de rotações (contadores antigos), ou pelo n.º de impulsos (contadores novos).
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
Re: data logger para contador de energia
Nos antigos, o melhor será meteres um contador actual (em série, mantendo o da EDP) com saída por impulso.
Nos que tem saída por impulso, conheço (ou faço), depende do que queres fazer...
Nos que tem saída por impulso, conheço (ou faço), depende do que queres fazer...
Ricardo Timóteo
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Enviou: 2 vezes
Olá,
A EDP tem contadores digitais nas centrais e subestações que estão ligados a centrais de telecontagem cujo software foi fornecido siemens.
Cumprimentos
VECM
A EDP tem contadores digitais nas centrais e subestações que estão ligados a centrais de telecontagem cujo software foi fornecido siemens.
Cumprimentos
VECM
- asena
- Velha Guarda
- Registado: 26 abr 2008, 19:00
- Contacto:
PFerreira Escreveu:Boas,
Para os contadores novos, já disseram que se pode usar a saída de impulsos.
Para os contadores antigos, o que eu fiz no passado, envolveu alguns componentes electrónicos.
Colei um LED e um fototransistor na caixa, mesmo à frente do disco, e ajustei o circuito para me dar um impulso de cada vez que a faixa preta do disco passava pela frente.
Depois liguei essa saída de impulsos a um circuito microcontrolado, com cartão de memória, que me gravava os dados.
Cumprimentos,
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship
Instagram
LinkedIn
Sérgio Sena
Projectos e Sistemas Electrónicos à medida - Electronics Design Craftsmanship
- PFerreira
- Velha Guarda
Boas,asena Escreveu:PFerreira Escreveu:Boas,
Para os contadores antigos, o que eu fiz no passado, envolveu alguns componentes electrónicos.
Colei um LED e um fototransistor na caixa, mesmo à frente do disco, e ajustei o circuito para me dar um impulso de cada vez que a faixa preta do disco passava pela frente.
Depois liguei essa saída de impulsos a um circuito microcontrolado, com cartão de memória, que me gravava os dados.
É isso que se pretende.
Por acaso não conhecem aparelhos já construídos?
É que os meus conhecimentos de electrónica estão parados há bastante tempo e não tenho conhecimentos para desenvolver um aparelho desses de raiz.
Quando estão a falar que o contador envia impulsos, estão se a referir aos impulsos enviados através daquele led que pisca ou estão se a referir a outra saída que permite a EDP aceder ao contador?
Obrigado a todos.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
É a mesma coisa. Por cada "piscadela", existe um contacto que abre e fecha, para criar um "impulso" para ser usado no exterior, por exemplo num caso mais simples, um totalizador, do tipo "conta-quilómetros" de um carro, que fazendo a conversão, cada dezena de piscadelas, 1Kwh.PFerreira Escreveu:Boas,asena Escreveu:PFerreira Escreveu:Boas,
É isso que se pretende.
Por acaso não conhecem aparelhos já construídos?
É que os meus conhecimentos de electrónica estão parados há bastante tempo e não tenho conhecimentos para desenvolver um aparelho desses de raiz.
Quando estão a falar que o contador envia impulsos, estão se a referir aos impulsos enviados através daquele led que pisca ou estão se a referir a outra saída que permite a EDP aceder ao contador?
Obrigado a todos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 mar 2009, 14:48
- Enviou: 2 vezes
Os contadores da EDP que conheço estão ligados a um concentrador que comunica via cabo e modem com o PC onde está o software de telecontagem.
- PFerreira
- Velha Guarda
Boas,vecm1956 Escreveu:Os contadores da EDP que conheço estão ligados a um concentrador que comunica via cabo e modem com o PC onde está o software de telecontagem.
Eu sei disso, mas o meu caso é o seguinte, eu não trabalho na EDP nem para a EDP, só quero aproveitar os contadores deles de forma legal, sem interferir nas contagens, para fazer analises de consumos através dos tais impulsos que já foram referidos anteriormente.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira