baterias de condensadores - energia reactiva
baterias de condensadores - energia reactiva
Boas,
Gostava de esclarecer dúvidas num problema com que me deparo.
Apenas e somente através da factura de electricidade e do período de funcionamento da minha instalação consumidora, como posso fazer para passar o meu factor de potência actual para o mínimo de referência? Consigo, apenas com aqueles dados, obter uma estimativa das baterias de condensadores a instalar?
Outro problema, gostava de ter uma relação mais ou menos estimada do preço para cada tipo de condensadores para obter um gráfico comparativo.
Obrigado
Gostava de esclarecer dúvidas num problema com que me deparo.
Apenas e somente através da factura de electricidade e do período de funcionamento da minha instalação consumidora, como posso fazer para passar o meu factor de potência actual para o mínimo de referência? Consigo, apenas com aqueles dados, obter uma estimativa das baterias de condensadores a instalar?
Outro problema, gostava de ter uma relação mais ou menos estimada do preço para cada tipo de condensadores para obter um gráfico comparativo.
Obrigado
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: baterias de condensadores - energia reactiva
Isso é fácil através das facturas
Aqui vai mais umas coisas
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... %A3o+duzia
Procura a maior factura vê os ultimos 12 meses
algumas indicam o cosseno fi médo
Tens a energia activa consumida no período fora do vazio (soma das duas,pontas+cheias)
Tens a energia reactiva no período fora de vazio
Tens a potência instalada.
Tens de calcular a potência média em cada periodo horario
Tens de calcular a potência reactiva média em fora do vazio
Tangente fi=Q/P
Cosseno fi = Q/S
etc
Há a energia reactiva facturada fora do horáio de vazio
As horas fora do periodo de vazio são 14 Horas+ 4 de ponta
Agora pode fazer-se o cálculo, mas há uma maneira prática
Vê se a empesa trabalha uniforme em 8 Horas/9 horas
Ver a energia reactiva debitada fora do vazio a que excede o cosseno fi =0,93, a que se está a pagar
Divides por 8/10horas dividir por 22 a 24 dias de trabalho x um coeficiente de 1,2 E aí está o valor dos KVAr para a bateria
Energia facturada EM Kvar (reactiva/(9x22)) X 1,2 KVA
Se quiseres que faça os cálculos da outra forma põe aí as leituras do maior mês!!
!
Aqui vai mais umas coisas
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... %A3o+duzia
Procura a maior factura vê os ultimos 12 meses
algumas indicam o cosseno fi médo
Tens a energia activa consumida no período fora do vazio (soma das duas,pontas+cheias)
Tens a energia reactiva no período fora de vazio
Tens a potência instalada.
Tens de calcular a potência média em cada periodo horario
Tens de calcular a potência reactiva média em fora do vazio
Tangente fi=Q/P
Cosseno fi = Q/S
etc
As horas fora do periodo de vazio são 14 Horas+ 4 de ponta
Vê se a empesa trabalha uniforme em 8 Horas/9 horas
Ver a energia reactiva debitada fora do vazio a que excede o cosseno fi =0,93, a que se está a pagar
Divides por 8/10horas dividir por 22 a 24 dias de trabalho x um coeficiente de 1,2 E aí está o valor dos KVAr para a bateria
Se quiseres que faça os cálculos da outra forma põe aí as leituras do maior mês!!
!
Última edição por Duzia12 em 30 jul 2009, 14:14, editado 2 vezes no total.
Vamos por partes, até porque esta n é a minha area...
Duzia12 Escreveu:Isso é fácil através das facturas
Procura a maior factura vê os ultimos 12 meses OK
algumas indicam o cosseno fi médio OK
Tens a energia activa consumida no período fora do vazio (soma das duas,pontas+cheias) OK
Tens a energia reactiva no período fora de vazio OK
Tens a potência instalada. ?? tenho a energia total (reactiva + activa) fora do vazio. Não sei qual a relação com a potência instalada. Relembro que esta n é a minha area.
Tens de calcular a potência média em cada periodo horario. (dividindo kWh consumido em hora de ponta, por ex, pelo num de horas em funcionamento em horas de ponta certo?)
Tens de calcular a potência reactiva média em fora do vazio (dividindo kvarh de reactiva consumida fora do vazio pelo numero d horas d funcionamento fora do vazio certo?)
Tangente fi=Q/P (que valor em Q? Potencia reactiva média? e em P? Potencia média? Mas tenho varios valores de potencia média dependendo do tipo de hora)
Cosseno fi = Q/S
etc
As horas fora do periodo de vazio são 10 Horas
Vê se a empesa trabalha uniforme em 8 Horas (o programa n contempla esta situação, ou seja quero que isto n seja um requesito)
sendo o factor de segurança 1,2, não estaremos a dimensionar uma bateria cujos custos a tornam proibitiva?
!
no triangulo de potencias, eu tenho que a potência a instalar será
Pc = Pactiva (tg fi inicial - tg fi final) (sendo cos fi final 0,93 - referência)
a minha questão é que Pactiva é essa da fórmula?
Depois d m informar disseram-me que não podia ir por aqui porque existem muitas variações e variáveis intervenientes no processo de selecção da bateria de condensadores. É apenas isso que quero saber, olhar para a factura apenas e ter uma ideia do que faço para instalar baterias de condensadores dimensionadas correctamente.
Pc = Pactiva (tg fi inicial - tg fi final) (sendo cos fi final 0,93 - referência)
a minha questão é que Pactiva é essa da fórmula?
Depois d m informar disseram-me que não podia ir por aqui porque existem muitas variações e variáveis intervenientes no processo de selecção da bateria de condensadores. É apenas isso que quero saber, olhar para a factura apenas e ter uma ideia do que faço para instalar baterias de condensadores dimensionadas correctamente.
-
- Oficial
sonyk Escreveu:Vamos por partes, até porque esta n é a minha area...
Duzia12 Escreveu:Isso é fácil através das facturas
Procura a maior factura vê os ultimos 12 meses OK
algumas indicam o cosseno fi médio OK
Tens a energia activa consumida no período fora do vazio (soma das duas,pontas+cheias) OK
Tens a energia reactiva no período fora de vazio OK
Tens a potência instalada. ?? tenho a energia total (reactiva + activa) fora do vazio. Não sei qual a relação com a potência instalada. Relembro que esta n é a minha area. Não é eactiva mais activa é S^2=P^2+Q^2
Tens de calcular a potência média em cada periodo horario. (dividindo kWh consumido em hora de ponta, por ex, pelo num de horas em funcionamento em horas de ponta certo?)
Tens de calcular a potência reactiva média em fora do vazio (dividindo kvarh de reactiva consumida fora do vazio pelo numero d horas d funcionamento fora do vazio certo?)
Tangente fi=Q/P (que valor em Q? Potencia reactiva média? e em P? Potencia média? Mas tenho varios valores de potencia média dependendo do tipo de hora)
Cosseno fi = Q/S
etc
As horas fora do periodo de vazio são 10 Horas
Vê se a empesa trabalha uniforme em 8 Horas (o programa n contempla esta situação, ou seja quero que isto n seja um requesito)
sendo o factor de segurança 1,2, não estaremos a dimensionar uma bateria cujos custos a tornam proibitiva?
!
É assim .este cálculo das facturas pode induzir em erro ,o calculo em relação á potência total,ou seja se usasse a potência total instalada os KVAr seriam mais elevados. Logo ao calcular pelo valor médio é boa prática dar uma margem de segurança 1,2
Por exempol
Pode ser P=100 KVA
S= 65 KW
Se a batria for mesmo à tangente se a potência for de 80 KVA as baterias médias não são suficinentes
Há também A taxa de potência que é a potência nas horas de ponta, costuma ser a energia nas horas de ponta a dividir por 4 e 30 dias ou 22 eu julgo que é 30, por aí podes ver a potência média.
Faz um scanner e coloca as facturas
S^2=P^2+Q^2
Coseno fi =Q/S
tangente fi=Q/P
fi=arco(cujo sen é fi)
F1=(arcseno é 0,93)=0,4
Calcular as tangentes
Q=PX(tg f -tg f1)
eu nao tenho facturas, isto é um programa em linguagem excel visual basic que me permite fazer esse calculo com base no input que é uma factura.
eu quero submeter estes parametros (factura tipica):
Potência
Horas de Ponta
Contratada
Tomada fora Vazio
Tomada em Vazio
Energia Activa
Horas de Ponta
Horas Cheias
Horas de Vazio Normal
Horas de Supervazio
Energia Reactiva
cons. fora do vazio
fornecida vazio
Factor de Potência
e quero que ele me diga logo o que tenho de fazer para passar para cosfi = 0,93 (no caso em que é menor obviamente) ou seja, que contas o programa tem de fazer com aqueles parametros para chegar ao resultado da potência dos condensadores ou mesmo capacidade (Farhneit) (até porque não sei como eles são vendidos, se é por potência ou por capacidade)
eu quero submeter estes parametros (factura tipica):
Potência
Horas de Ponta
Contratada
Tomada fora Vazio
Tomada em Vazio
Energia Activa
Horas de Ponta
Horas Cheias
Horas de Vazio Normal
Horas de Supervazio
Energia Reactiva
cons. fora do vazio
fornecida vazio
Factor de Potência
e quero que ele me diga logo o que tenho de fazer para passar para cosfi = 0,93 (no caso em que é menor obviamente) ou seja, que contas o programa tem de fazer com aqueles parametros para chegar ao resultado da potência dos condensadores ou mesmo capacidade (Farhneit) (até porque não sei como eles são vendidos, se é por potência ou por capacidade)
- PFerreira
- Velha Guarda
- Registado: 28 jul 2008, 15:01
- Been thanked: 1 time
Boas,
Eu em basic não sei programar, mas para saber qual a potência necessária (kVAr) de uma forma resumida para compensar a instalação para o cos pretendido é:
(tg(inicial)-tg(final))xPT
(PT- é Potencia Tomada fora de vazio)
Para passar os cossenos para tangentes é:
tg(cos-1)
Ex.:
Tenho cos de 0,80 uma PT de 180kW e quero saber qual a potencia reactiva (Q) em kVAr que necessito para ficar com um cos de 0,96
tg(cos-1(0,80))=0,75
tg(cos-1(0,96))=0,29
(0,75-0,29)x180=83kVAr
como normalmente os fabricantes de baterias de condensadores trabalham com múltiplos de 2,5kVAr para fazer escalões de condensadores, neste caso optava-se por uma bateria de 85kVAr (caso o fabricante tenha este valor).
Peço desculpa pela forma directa como apresento os cálculos, mas deduções matemáticas não são o meu forte.
Eu em basic não sei programar, mas para saber qual a potência necessária (kVAr) de uma forma resumida para compensar a instalação para o cos pretendido é:
(tg(inicial)-tg(final))xPT
(PT- é Potencia Tomada fora de vazio)
Para passar os cossenos para tangentes é:
tg(cos-1)
Ex.:
Tenho cos de 0,80 uma PT de 180kW e quero saber qual a potencia reactiva (Q) em kVAr que necessito para ficar com um cos de 0,96
tg(cos-1(0,80))=0,75
tg(cos-1(0,96))=0,29
(0,75-0,29)x180=83kVAr
como normalmente os fabricantes de baterias de condensadores trabalham com múltiplos de 2,5kVAr para fazer escalões de condensadores, neste caso optava-se por uma bateria de 85kVAr (caso o fabricante tenha este valor).
Peço desculpa pela forma directa como apresento os cálculos, mas deduções matemáticas não são o meu forte.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
-
- Oficial
Atenção que a potência tomada nalgums casos é 1,5 a 2 x o valor da potência média e induz em erro
Faz pela energia facturada fora do vazio mias 1,2
SE tens esses valoes todos aí, coloca a factura para análise
- PFerreira
- Velha Guarda
Boas,Duzia12 Escreveu:Atenção que a potência tomada nalgums casos é 1,5 a 2 x o valor da potência média e induz em erro
Concordo que a PT seja um valor por vezes alto, mas se compensarmos a instalação com valores muito próximos dos realmente necessários, poderemos ficar sem folga na BC caso haja uma ampliação da instalação, alem de que se os condensadores também têm tempo de vida e se estiverem sempre ligados não deve ser muito saudável.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira
sim, mas como calcula o Qcx ??Duzia12 Escreveu:E no caculo já foi refrerid Qt=Qcx 1,2 KVA
portanto, faço como o PT ferreira disse mas quando chego ao valor final aplico factor de segurança de 1,2 (ou 20% confesso que estou baralhado). É isso?
A minha baralhação justifica-se também porque já me disseram que o cálculo não pode ser assim tão simples pois estariamos a admitir muita coisa e sem o periodo de funcionamento da instalação nao podemos ter uma resposta muito válida. De que modo o periodo de funcionamento da instalação influencia o cosfi? É que isso já está como input no meu programa...
Duzia, eu tenho uma factura de exemplo para teste do programa apenas mas quero que o programa dê para qualquer factura.
Muito obrigado
ja agr, penso que seria interessante o meu programa ter um gráfico (por exemplo) com estimativas dos preços das baterias em função da capacidade das mesmas... mas isso sou eu a dizer, que tenho muitas ideias mas nem sempre elas valem alguma coisa
gostava duma opiniao sobre isto, ja agora...

- PFerreira
- Velha Guarda
Boas,sonyk Escreveu:sim, mas como calcula o Qcx ??Duzia12 Escreveu:E no caculo já foi refrerid Qt=Qcx 1,2 KVA
portanto, faço como o PT ferreira disse mas quando chego ao valor final aplico factor de segurança de 1,2 (ou 20% confesso que estou baralhado). É isso?
A minha baralhação justifica-se também porque já me disseram que o cálculo não pode ser assim tão simples pois estariamos a admitir muita coisa e sem o periodo de funcionamento da instalação nao podemos ter uma resposta muito válida. De que modo o periodo de funcionamento da instalação influencia o cosfi? É que isso já está como input no meu programa...
Duzia, eu tenho uma factura de exemplo para teste do programa apenas mas quero que o programa dê para qualquer factura.
Muito obrigado
Eu para análise de facturação faço o cálculo como disse atrás com a PT sem mais factores.
Se for para efectivamente instalar uma BC, faço na mesma uma analise da facturação (normalmente 12 meses seguidos como já foi referido pelo Dúzia) para saber +/ – qual a capacidade e se compensa o investimento, depois instalo um analisador de redes num período de uma semana normal de funcionamento da instalação, que me vai registar o perfil de carga e as percentagens de distorções harmónicas.
Cumprimentos,
PFerreira
PFerreira