[Duvida] Dimensionamento de condensador

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: [Duvida] Dimensionamento de condensador

Mensagem por Duzia12 »

Eu não sei será assim, mas o condensador o valor de C da capacidade será aquele que compensa o cosseno de fi quase a 1, façam contas
Última edição por Duzia12 em 13 jul 2009, 14:28, editado 1 vez no total.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas mitos

"nas bombas centrifugas ao estrangular a compressão o consumo diminui pois não movimentam tanto caudal.
onde trabalhei anteriormente chegava a estar um electricista num pt a verificar o consumo de certas bombas e um operário junto da mesma a regular a compressão para ficar dentro dos valores aceitáveis."

Ok.

Ao se fechar a válvula por norma é na saída da bomba, o mais perto possível da turbina, para não cavitar e não criar vibrações.

Todas as bombas de "agua" com (turbina) podem e devem ser reguladas na saída, quando a coluna de aspiração, não é constante.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Enviou: 1 vez

Mensagem por mitos »

Sim,
Tal como eu disse, a saida da bomba é a compressão (a entrada é a aspiração).
no caso de um furo e na impossibilidade de actuar logo na sida da bomba só nos resta agir no exterior do furo
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

O tópico é dimensionamento do condensador

I=9 A logo 45% = 4 A ....... I=U/Xc......... Xc=U/I....... logo.... Xc=230/4 = 57,5 Ohms

Xc=1/W x C. ... ... W= 2 x pi x f.............. W=2x 3,14 x 50------------ C=1/WxXc...

Logo C= 55 MicroF/60 Micro F
Última edição por Duzia12 em 13 jul 2009, 18:21, editado 1 vez no total.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

ceed Escreveu:
Pois mas a 9A a bomba trabalha 10 min. vai logo abaixo, por isso o electricista regulou-me o termico pra mais... no entanto a 13A penso que nem protege nada.
E obrigado por essas dicas dos calculos vai dar um jeitao :D

O condensador eu n sei se será necessario ou nao, mas normalmente até em bombas mais fracas é usado sempre (o quadro de sondas tras lugar pra ele e td)
~

Caro Duzia12,
como pode verificar o problema do amigo ceed não é apenas o dimensionamento do condensador
e alem disso estava a desenvolver com o Mario a questão do termico estar a disparar e o que fazer para diminuir o consumo da bomba...
Aprecio o facto do amigo Duzia estar sempre atento a todos os topicos e ser sempre um dos primeiros a responder, sempre disposto a ajudar mas evite ser o policia de serviço no forum pois não pertencendo á equipa do forum tal fica-lhe mal...
MiToS
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Peço desculpa

O que acho é que os artigos que ponho são mais cálculos e pouca gente se expõe a isso, ou não sabem, ou nao querem!!!
Última edição por Duzia12 em 13 jul 2009, 17:21, editado 1 vez no total.
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mitos »

Duzia12 Escreveu:Peço desculpa
Não leve a mal o meu comentario, eu aprecio a sua actuação no forum e as suas mais de 1200 mensagens mostram o seu empenho em ajudar os outros e o dinamismo que dá ao forum

cumps.
Armindo
MiToS
ceed
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 jul 2009, 23:20

Mensagem por ceed »

Tenham la calma :D

Na verdade os calculos do Duzia12 deram um jeitão...

Sim a bomba é submersivel, e o condensador para compensar o FP tem de ser ligado em paralelo e nao em serie.
Eu até ja fiz esse teste de compresao sem querer... o termico apenas dispara qd uso a bomba para a rega da relva (mais pressao na tubaria) qd uso caudal livre (menos pressao na tubaria) o termico raramente dispara.
Isto significa que a bomba está a fazer mais esforço logo o consumo de corrente aumenta, certo?

Esqueci-m ainda de referir que a bomba ta ligada a um balao de 80l... n sei se este facto interessa para alguma coisa
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Claro mais consumos mais I (Amperes) logo I=13 A em vez de 9/10 A a mais 30% a 40 %
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Então tem que haver mais um condensador com um enrolamento auxiliar para o motor, para garantir que ele roda sempre para o mesmo lado. Tal como foi dito num post anterior.

Eu por mim, media a corrente para ver a evolução ao longo do tempo. Já me aconteceu num compressor, ter o relé térmico a disparar, mas deviasse apenas ao facto dos bornes não estarem suficientemente apertados.

Cumps,
Bruno

ceed Escreveu:Tenham la calma :D

Na verdade os calculos do Duzia12 deram um jeitão...

Sim a bomba é submersivel, e o condensador para compensar o FP tem de ser ligado em paralelo e nao em serie.
Eu até ja fiz esse teste de compresao sem querer... o termico apenas dispara qd uso a bomba para a rega da relva (mais pressao na tubaria) qd uso caudal livre (menos pressao na tubaria) o termico raramente dispara.
Isto significa que a bomba está a fazer mais esforço logo o consumo de corrente aumenta, certo?

Esqueci-m ainda de referir que a bomba ta ligada a um balao de 80l... n sei se este facto interessa para alguma coisa
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Motor mono.jpg
Motor mono.jpg (21.13 KiB) Visto 1404 vezes
Última edição por Duzia12 em 13 jul 2009, 21:34, editado 1 vez no total.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas ceed

"Na verdade os cálculos do Duzia12 deram um jeitão..."
Ok.

"Sim a bomba é submersível, e o condensador para compensar o FP tem de ser ligado em paralelo e nao em serie."
Ok.

"Eu até ja fiz esse teste de compressão sem querer... o térmico apenas dispara qd uso a bomba para a rega da relva (mais pressão na tubaria) qd uso caudal livre (menos pressão na tubaria) o térmico raramente dispara.
Isto significa que a bomba está a fazer mais esforço logo o consumo de corrente aumenta, certo?"

Agora é que não, ou seja; nas bombas de turbina, se fecharmos a saída da bomba o consumo baixa (- Amp).

Pode estar a acontecer o seguinte:

1- Quando está ligado ao balão e o consumo de agua é normal (ou seja dentro dos parâmetros de fábrica (curva de características)) o relé térmico não desliga.

2- Quando está ligado ao balão e o consumo de agua é superior (ou seja fora dos parâmetros de fábrica (curva de características)) o relé térmico vai actuar, dado que vai aumentar o caudal e por sua vez + Amp.

Cump.
Mário

Quando for possível, um "tempito" para actualizar o perfil, é que eu antes de dar alguma pista vou ao perfil para saber qual a "area" técnica ou não de quem pede algo.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas BLima

"Eu por mim, media a corrente para ver a evolução ao longo do tempo. Já me aconteceu num compressor, ter o relé térmico a disparar, mas deviasse apenas ao facto dos bornes não estarem suficientemente apertados."

Os compressores é o inverso das bombas, "turbina para agua".

Mais pressão + Amp. nos compressores.

Cump.
Mário
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Só uma pequena legenda:

P- Enrolamento principal

A- Enrolamento auxiliar

Ic - Interruptor inércia

Cumps,
Bruno
Duzia12 Escreveu:
Motor mono.jpg
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Mensagem por BLima »

Boas Mário,

Tens razão em relação às bombas. Fiz referência ao compressor pois também usa relé térmico. Às vezes andamos às voltas nas avarias e acabam por ser bastante simples, tais como bornes mal apertados.

Cumps,
Bruno
Mário Escreveu:Boas BLima

"Eu por mim, media a corrente para ver a evolução ao longo do tempo. Já me aconteceu num compressor, ter o relé térmico a disparar, mas deviasse apenas ao facto dos bornes não estarem suficientemente apertados."

Os compressores é o inverso das bombas, "turbina para agua".

Mais pressão + Amp. nos compressores.

Cump.
Mário
Atentamente,
Bruno
Responder

Voltar para “Dúvidas”