Contacto neutro terra

Responder
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Contacto neutro terra

Mensagem por vecm1956 »

Olá,

Num sistema TT, se houver contacto entre o neutro e a terra, em que casos o disjuntor/interruptor diferencial deve disparar?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Contacto neutro terra

Mensagem por Duzia12 »

TEm que actuar logo, intantaneamente
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

vecm1956 Escreveu:Olá,

Num sistema TT, se houver contacto entre o neutro e a terra, em que casos o disjuntor/interruptor diferencial deve disparar?

Costuma actuar (todas as vezes que fiz, actuou), mas tecnicamente é possivel que não actue. Basta reunir determinadas condições, que já por si são dificeis de encontrar, que é o potencial de ambas as terras (potecção e de serviço) estarem ao mesmo nivel, logo não há passagem de corrente electrica para disparar o aparelho diferencial.
jacc_is_back
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 06 jul 2009, 17:09

Mensagem por jacc_is_back »

Bom dia.

A resposta é nunca.
Num sistema TT existem duas terras: a terra de serviço (normalmente ligada ao neutro do transformador) e a terra de protecção (ligadas às massas dos aparelhos/equipamentos).
Eu presumo que quando mencionas "a terra", te estás a referir à terra de protecção, porque se for a terra de serviço nem sequer faz sentido a questão, uma vez que é essa a filosofia do sistema.
Ao dar-se o contacto entre o neutro (de uma tomada por exemplo) e a terra de protecção (ou uma massa, uma vez que estão ligadas), estás a "transformar" temporariamente um sistema TT num sistema TN. E que eu saiba, os diferenciais não disparam num sistema TN sem haver defeito. Isto tudo, considerando que não existem outros problemas no circuito.

Cumprimentos.
vecm1956
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 mar 2009, 14:48
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por vecm1956 »

Olá,

Desculpem a omissão mas estou a referir-me à terra de protecção.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Has thanked: 17 times
Been thanked: 14 times
Contacto:

Mensagem por BLima »

Mas aí vai haver defeito pois a corrente que naquele momento estava a circular pelo neutro em vez de passar pelo diferencial e ir para a terra de serviço, "descarrega-se" directamente na terra de protecção.

A meu ver, o diferencial tem que actuar pois o somatório das correntes deixa de ser zero. Isto é, admitindo que há uma corrente pelo neutro. O que acontece em maior parte das situações pois existem "sempre" cargas monofásicas.

Cumps,
Bruno
jacc_is_back Escreveu:Bom dia.

A resposta é nunca.
Num sistema TT existem duas terras: a terra de serviço (normalmente ligada ao neutro do transformador) e a terra de protecção (ligadas às massas dos aparelhos/equipamentos).
Eu presumo que quando mencionas "a terra", te estás a referir à terra de protecção, porque se for a terra de serviço nem sequer faz sentido a questão, uma vez que é essa a filosofia do sistema.
Ao dar-se o contacto entre o neutro (de uma tomada por exemplo) e a terra de protecção (ou uma massa, uma vez que estão ligadas), estás a "transformar" temporariamente um sistema TT num sistema TN. E que eu saiba, os diferenciais não disparam num sistema TN sem haver defeito. Isto tudo, considerando que não existem outros problemas no circuito.

Cumprimentos.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

BLima Escreveu:Mas aí vai haver defeito pois a corrente que naquele momento estava a circular pelo neutro em vez de passar pelo diferencial e ir para a terra de serviço, "descarrega-se" directamente na terra de protecção.

A meu ver, o diferencial tem que actuar pois o somatório das correntes deixa de ser zero. Isto é, admitindo que há uma corrente pelo neutro. O que acontece em maior parte das situações pois existem "sempre" cargas monofásicas.

Cumps,
Bruno
jacc_is_back Escreveu:Bom dia.

A resposta é nunca.

Cumprimentos.
Concordo plenamente,
só mesmo no caso de estar tudo em vazio é que poderá não dispara o diferencial (ou caso o diferencial seja de muito baixa sensibilidade)

cumps.
Armindo
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

em condições normais dispara instantaneamente

ate esse teste é feito para verificar a qualidade das terras
Melhores cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

silva2008 Escreveu:em condições normais dispara instantaneamente

ate esse teste é feito para verificar a qualidade das terras
Cuidado com este tipo de afirmaçoes. Não é assim, que se garante qualidade nas instalações
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”