Projecto de Loteamento

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Projecto de Loteamento

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Alguém me sabe dz se nos projectos eléctricos de loteamentos apenas da rede exterior (redes de cabos e de tubagem) é necessário levar a ficha electrotécnica é que me disseram que não era necessário!!?? E em relação à categoria da instalação não se enquadra em nenhuma (A, B ou C)!!!??

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Projecto de Loteamento

Mensagem por Duzia12 »

Devias partilhar os teus cohecimentos tb
Ybu
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2008, 16:14

Mensagem por Ybu »

joaoosvaldo Escreveu:Boas.

Alguém me sabe dz se nos projectos eléctricos de loteamentos apenas da rede exterior (redes de cabos e de tubagem) é necessário levar a ficha electrotécnica é que me disseram que não era necessário!!?? E em relação à categoria da instalação não se enquadra em nenhuma (A, B ou C)!!!??

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa

Ola,

Até a data todos os projectos de loteamentos coloquei a ficha electrotécnicas.
Em relação a instalação é considerado Serviço Publico (SP)

Cumprimentos
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Duzia12 Escreveu:Devias partilhar os teus cohecimentos tb
e que tal tb fz comentários construtivos!!! já q é coisa q vc ñ faz mt!!!

As minhas dúvidas tb podem ser as de outras pessoas, por isso considero que é uma ajuda! Em relação a responder a dúvidas de colegas como é obvio só respondo qd sei a resposta, que é o que tenho feito!

Obrigado ao Ybu.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Tira-me só esta dúvida: a qual rede exterior te referes? ALimentação, ou REde IP?

o último projecto de abastecimento de energia a um loteamento que fiz, não apresentei a Ficha Electrotécnica, mas tem de se apresentar a "Ficha de Identificação do Projecto da Instalação Eléctrica".

no mesmo loteamento, para a Rede de IP, aí já apresentei a Ficha Electrotécnica.
categoria de SPUB (serviço Público)

Foi aprovado sem problemas, portanto, não sei...pode ser apresentada, ou não!
Learning is the goal!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

gemini Escreveu:

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Tira-me só esta dúvida: a qual rede exterior te referes? ALimentação, ou REde IP?

o último projecto de abastecimento de energia a um loteamento que fiz, não apresentei a Ficha Electrotécnica, mas tem de se apresentar a "Ficha de Identificação do Projecto da Instalação Eléctrica".

no mesmo loteamento, para a Rede de IP, aí já apresentei a Ficha Electrotécnica.
categoria de SPUB (serviço Público)

Foi aprovado sem problemas, portanto, não sei...pode ser apresentada, ou não!
O que me estou a referir é à rede de tubagens e de cabos de alimentação a cada um dos lotes e também rede de IP. Em relação a ficha de identificação axo que deve levar mas em relação à electrotécnica é que já estou na dúvida disseram-me que não levava mas queria ter a certeza! Na categoria da instalação na Ficha de Identificação então o que devemos colocar, é serviço público?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Edgar_Franco
Curioso
Curioso
Registado: 18 abr 2008, 11:42

Projecto de Loteamento

Mensagem por Edgar_Franco »

Boas,

Confesso que não sou muito experiente nesses assuntos, mas creio que as fichas electrotécnicas apenas são aplicáveis a instalações de utilização.
Logo na rede exterior de um loteamento tal não é aplicável, já que se trata de uma instalação que pertence à rede (EDP), tal como as instalações de iluminação pública, redes (aéreas e subterrâneas) de BT, linhas de média/alta tensão, subestações e PT's públicos.
A categoria da instalação a indicar na ficha de identificação é "Serviço Público".

Cumps
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

joaoosvaldo Escreveu:
O que me estou a referir é à rede de tubagens e de cabos de alimentação a cada um dos lotes e também rede de IP. Em relação a ficha de identificação axo que deve levar mas em relação à electrotécnica é que já estou na dúvida disseram-me que não levava mas queria ter a certeza! Na categoria da instalação na Ficha de Identificação então o que devemos colocar, é serviço público?
Sim, na Ficha de Identificação é Serviço Público.

Mas tens de apresentar 2 projectos independentes,não é? IP e Rede Abastecimento.
Learning is the goal!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

há desenvolvimentos sobre esta questão ou não?
com foi resolvido afinal?
Learning is the goal!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

gemini Escreveu:há desenvolvimentos sobre esta questão ou não?
com foi resolvido afinal?
foi resolvido da seguinte forma não coloquei no projecto a ficha electrotécnica e na de identificação coloquei serviço público como disseram e foi aprovado!

Quanto à questão dos dois projectos independentes para IP e para rede de abastecimento no meu caso coloquei td no mesmo projecto e foi aprovado, não tive qq problema! Mas atenção que o projecto que estou a falar foi na Madeira, por isso no Continente não sei se os projectos terão de ser separados mas cá são juntos!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

OK, obrigado :)

os projectos podem seguir juntos sim, mas quando falo em "separados" é mais do tipo o de IP é complemento do outro.
Learning is the goal!!
scconduto20c
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 30 jan 2011, 22:15
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por scconduto20c »

Boas,
Na "ficha de identificação do projecto da instalação eléctrica", Anexo II.1, DL 517/80, na parte que diz descrição sumária que tipo de descrição devo fazer?
O projecto implicou o dimensionamento de um PST privado (para um complexo industrial), e o dimensionamento do gerador de socorro.
O complexo industrial tem dois edifícios: escritórios e nave fabril.

Obrigado pela atenção.
Cumprimentos, Sérgio Conduto
FCarrico
Curioso
Curioso
Registado: 02 jan 2008, 21:55

Mensagem por FCarrico »

Olá a todos.

Tenho uma questão relacionada com as camaras de visita.

O loteamento é composto por 20 moradias, 10 de cada lado.

Sobre a rede de itur não tenho duvidas, pois o regulamento está explicito, mas no que diz respeito à distribuição de energia e tendo em consideração que vou realizar a alimentação sequencial entre armários, respeitanto quedas de tensão e correntes de curto-circuito. Coloco uma camara de visita no inicio da alimentação de energia (montante) e outra camara de visita nas travessias?

Já li a DMA das urbanização, mas não ajuda em nada no que diz respeito ao numero de pontos de acesso ao longo da rede de energia do loteamento.

Alguém com mais experiência pode dar-me uma opinião sff.

Cpts
F. Carriço
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Viva.

Sim, CV no inicio (e no final, para futura interligação com outra rede, já agra) e CV nas travessias de estradas.
O ideal é ter uma CV a cada 40m no máximo.
Learning is the goal!!
FCarrico
Curioso
Curioso
Registado: 02 jan 2008, 21:55

Mensagem por FCarrico »

Obrigado!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”