Contacto neutro terra
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Contacto neutro terra
vecm1956 Escreveu:Olá,
Num sistema TT, se houver contacto entre o neutro e a terra, em que casos o disjuntor/interruptor diferencial deve disparar?
Costuma actuar (todas as vezes que fiz, actuou), mas tecnicamente é possivel que não actue. Basta reunir determinadas condições, que já por si são dificeis de encontrar, que é o potencial de ambas as terras (potecção e de serviço) estarem ao mesmo nivel, logo não há passagem de corrente electrica para disparar o aparelho diferencial.
-
- cartão vermelho
- Registado: 06 jul 2009, 17:09
Bom dia.
A resposta é nunca.
Num sistema TT existem duas terras: a terra de serviço (normalmente ligada ao neutro do transformador) e a terra de protecção (ligadas às massas dos aparelhos/equipamentos).
Eu presumo que quando mencionas "a terra", te estás a referir à terra de protecção, porque se for a terra de serviço nem sequer faz sentido a questão, uma vez que é essa a filosofia do sistema.
Ao dar-se o contacto entre o neutro (de uma tomada por exemplo) e a terra de protecção (ou uma massa, uma vez que estão ligadas), estás a "transformar" temporariamente um sistema TT num sistema TN. E que eu saiba, os diferenciais não disparam num sistema TN sem haver defeito. Isto tudo, considerando que não existem outros problemas no circuito.
Cumprimentos.
A resposta é nunca.
Num sistema TT existem duas terras: a terra de serviço (normalmente ligada ao neutro do transformador) e a terra de protecção (ligadas às massas dos aparelhos/equipamentos).
Eu presumo que quando mencionas "a terra", te estás a referir à terra de protecção, porque se for a terra de serviço nem sequer faz sentido a questão, uma vez que é essa a filosofia do sistema.
Ao dar-se o contacto entre o neutro (de uma tomada por exemplo) e a terra de protecção (ou uma massa, uma vez que estão ligadas), estás a "transformar" temporariamente um sistema TT num sistema TN. E que eu saiba, os diferenciais não disparam num sistema TN sem haver defeito. Isto tudo, considerando que não existem outros problemas no circuito.
Cumprimentos.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Mas aí vai haver defeito pois a corrente que naquele momento estava a circular pelo neutro em vez de passar pelo diferencial e ir para a terra de serviço, "descarrega-se" directamente na terra de protecção.
A meu ver, o diferencial tem que actuar pois o somatório das correntes deixa de ser zero. Isto é, admitindo que há uma corrente pelo neutro. O que acontece em maior parte das situações pois existem "sempre" cargas monofásicas.
Cumps,
Bruno
A meu ver, o diferencial tem que actuar pois o somatório das correntes deixa de ser zero. Isto é, admitindo que há uma corrente pelo neutro. O que acontece em maior parte das situações pois existem "sempre" cargas monofásicas.
Cumps,
Bruno
jacc_is_back Escreveu:Bom dia.
A resposta é nunca.
Cumprimentos.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
Concordo plenamente,BLima Escreveu:Mas aí vai haver defeito pois a corrente que naquele momento estava a circular pelo neutro em vez de passar pelo diferencial e ir para a terra de serviço, "descarrega-se" directamente na terra de protecção.
Cumps,
Bruno
jacc_is_back Escreveu:Bom dia.
A resposta é nunca.
Cumprimentos.
só mesmo no caso de estar tudo em vazio é que poderá não dispara o diferencial (ou caso o diferencial seja de muito baixa sensibilidade)
cumps.
Armindo
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
em condições normais dispara instantaneamente
ate esse teste é feito para verificar a qualidade das terras
Melhores cumprimentos
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Cuidado com este tipo de afirmaçoes. Não é assim, que se garante qualidade nas instalaçõessilva2008 Escreveu:em condições normais dispara instantaneamente