Poder de corte
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Poder de corte
Boas.
Alguém me sabe responder à questão seguinte:
Nos quadros eléctricos se através de cálculos obtivermos para o poder de corte por exemplo 15 kA, e tivermos um disjuntor geral que protege um conjunto de circuitos ("à cabeça") e depois outros disjuntores derivados deste todos os disjuntores devem ter poder de corte de 15 kA ou apenas o disjuntor geral (o que está "à cabeça")?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
Alguém me sabe responder à questão seguinte:
Nos quadros eléctricos se através de cálculos obtivermos para o poder de corte por exemplo 15 kA, e tivermos um disjuntor geral que protege um conjunto de circuitos ("à cabeça") e depois outros disjuntores derivados deste todos os disjuntores devem ter poder de corte de 15 kA ou apenas o disjuntor geral (o que está "à cabeça")?
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Re: Poder de corte
De acordo com alguns fabricantes é colocar á cabeça 50 KA e nas saídas 6 ou 10 KA. Isso é aquillo que se chama filiação.
Alguns fabricantes têm tabelas, e nesse caso pode fazer-se isso.
Eu não sei qual é o parecer da Certiiel
Os fabricantes garantem isso se o quadro for por eles certificados.
Outra solução é colocar subdivididos seccionadores fusíveis e depois os disjuntores só que esta solução aumenta o espaço do quadro.
Isso 15 KA é para um transformador de 500 KVA não é a DGEE que vistoria?
http://www.global.estgp.pt/engenharia/A ... MP_TEC.PDF
Alguns fabricantes têm tabelas, e nesse caso pode fazer-se isso.
Eu não sei qual é o parecer da Certiiel
Os fabricantes garantem isso se o quadro for por eles certificados.
Outra solução é colocar subdivididos seccionadores fusíveis e depois os disjuntores só que esta solução aumenta o espaço do quadro.
Isso 15 KA é para um transformador de 500 KVA não é a DGEE que vistoria?
http://www.global.estgp.pt/engenharia/A ... MP_TEC.PDF
Última edição por Duzia12 em 08 jul 2009, 15:08, editado 1 vez no total.
Já fiz vários quadros em que fizemos a filiação e não tivemos problemas, temos é que usar os equipamentos constantes nas tabelas dos fabricantes.
Teoricamente, não há garantias de filiação com equipamentos de diferentes marcas, porque as tabelas são extraídas de testes em laboratórios.
Teoricamente, não há garantias de filiação com equipamentos de diferentes marcas, porque as tabelas são extraídas de testes em laboratórios.
Ricardo Timóteo
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Será que me podem fornecer essas tabelas de algum fabricante? É que estou com algums dúvidas em como fz a filiação!nokPT Escreveu:Já fiz vários quadros em que fizemos a filiação e não tivemos problemas, temos é que usar os equipamentos constantes nas tabelas dos fabricantes.
Eu uso Siemens, o catálogo tem 38Megas, não posso por aqui, mas deixo o link para descarregares:
http://www.automation.siemens.com/cd-st ... 1-7600.pdf
É um dos catálogos da Siemens.
Se fores à página 1/56 (ou 78 do pdf) encontras as tabelas do poder de corte normal de acordo com as normas.
Na página 1/77 (ou 99 do pdf) encontras uma das tabela, filiação entre disjuntores e fusíveis, podes observar que um disjuntor de 6/10 (ou mais dependendo do calibre) pode ficar com um poder de corte de 50kA (dependendo do calibre do fusível)
Mas páginas seguintes, tens a tabela relativa a disjuntores modulares associados a disjuntores compactos
http://www.automation.siemens.com/cd-st ... 1-7600.pdf
É um dos catálogos da Siemens.
Se fores à página 1/56 (ou 78 do pdf) encontras as tabelas do poder de corte normal de acordo com as normas.
Na página 1/77 (ou 99 do pdf) encontras uma das tabela, filiação entre disjuntores e fusíveis, podes observar que um disjuntor de 6/10 (ou mais dependendo do calibre) pode ficar com um poder de corte de 50kA (dependendo do calibre do fusível)
Mas páginas seguintes, tens a tabela relativa a disjuntores modulares associados a disjuntores compactos
Ricardo Timóteo
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 17 vezes
- joaoosvaldo
- Team Apoio