indices de proteção IP e IK

Responder
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

indices de proteção IP e IK

Mensagem por migjac »

Relativamente a uma creche, quais são os indices de proteção IP e IK adquados à classificação quanto às influencias externas de acordo com as normas NP EN 60529 e EN 50102, para os quadros e diversa aparelhagem da instalação?
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: indices de proteção IP e IK

Mensagem por migjac »

Ninguem?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

migjac Escreveu:Ninguem?
nem todos estão na internet com a mesma frequencia que o senhor. Além disso quem mostra sinais de impaciencia, o mais certo é não ser levado a sério.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Peço desculpa. Não queria ofender ninguem. Apenas tinha alguma urgência nessa informação.

Peço ajuda a quem me poder ajudar....
jacc_is_back
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 06 jul 2009, 17:09

Mensagem por jacc_is_back »

Incrivel !!!
Ele voltou a fazê-lo.
Reparem que ele voltou a escrever uma frase completamente inútil, tendo em conta o objectivo do fórum.
Se fosse outro já estava expulso.

Bem, quanto à questão em si, eu penso que o ficheiro anexo explica, mas em todo o caso, deve-se ter em consideração que, regra geral, os aparelhos e equipamentos não devem estar acessiveis às crianças.
Estando acessiveis o IP e IK devem ser tais que garantam a segurança dos utilizadores (que até podem ser crianças) e da instalação.
1.JPG
1.JPG (75.95 KiB) Visto 2937 vezes
Para maior detalhe, sugiro a leitura das RTIEBT, secção 512.2.

Cumprimentos.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

Muito obrigado.

Então meto assim:

Em conformidade com as normas actuais, os graus de protecção assegurados pelos invólucros dos equipamentos eléctricos no que respeita à protecção das pessoas contra o acesso às partes perigosas situadas no interior do invólucro, contra a penetração de corpos sólidos estranhos e contra a penetração de líquidos (NP EN 60529-IPxx), e contra impactos mecânicos (EN 50102-IKxx), não deverão ser inferiores a IP30.

Relativamente aos indices ik que deve constar?
jacc_is_back
cartão vermelho
cartão vermelho

Boa tarde.

Mas metes assim aonde? Se dissesses o que estás a fazer, talvez te pudesse ajudar melhor.
Vamos lá ver.
Contra contactos directos devem-se ter em conta as classes de isolamento (não sei qual o invólucro que mencionas) --> ver ficheiro anexo.
Se estamos a falar de aparelhagem, então o que disseste está correcto.
Aconselho a leitura da secção 412 das RTIEBT, da qual apresento o extracto seguinte.
1.JPG
1.JPG (96.37 KiB) Visto 2913 vezes
Isto está na secção de protecção por isolamento das partes activas, que no caso de crianças deve ser aumentada (IP3X).

Cumprimentos.
Anexos
classe de isolamento.pdf
(166.05 KiB) Transferido 310 vezes
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por migjac »

O enquadramento é a memoria descritiva do projecto.
Eu penso que será da seguinte forma:

Em conformidade com as normas actuais, os graus de protecção assegurados pelos invólucros dos equipamentos eléctricos no que respeita à protecção das pessoas contra o acesso às partes perigosas situadas no interior do invólucro, contra a penetração de corpos sólidos estranhos e contra a penetração de líquidos (NP EN 60529-IPxx) não deverão ser inferiores a IP30 e contra impactos mecânicos (EN 50102-IKxx) deverá ser maior ou igual a IK02.

Agradeço os vossos comentários.
jacc_is_back
cartão vermelho
cartão vermelho

Boa tarde.

Partes activas...não é partes perigosas.
A parte do IK é que tenho algumas dúvidas mas parece-me bem se é para uma creche (a não ser que os putos andem a atirar cadeiras ao ar :D )

Cumprimentos.
Borgas
Curioso
Curioso
Registado: 17 jan 2008, 12:21
Been thanked: 1 time

Mensagem por Borgas »

Para não estar a abrir outro tópico resolvi expor aqui uma série de dúvidas que tenho em relação ao IP em estabelecimentos com crianças nomeadamente escolas pré-primárias, creches e jardins de infância.

A classificação dos locais acessíveis a crianças será BA2.

Quanto ao IP segundo uma alteração ao quadro 51A(BA) temos :

Para o quadro indicado, onde se lê “Equipamentos com código IP não inferior a IP3X” passa a ler-se “Equipamentos com código IP não inferior a IP3X, ou IP2XC”.
Esta alteração aplica-se, por exemplo, às tomadas de corrente tipo “Schuko”, que tendo um código IP não inferior a IP2XC se garante nunca ser possível que uma ferramenta (calibre de acessibilidade de 2,5mm de diâmetro e 100mm de comprimento) introduzida nos rasgos destinados aos contactos de terra existentes no invólucro aceda a partes internas perigosas.

As minhas dúvidas são:

Os aparelhos de iluminação podem ser IP20?
As tomadas cumprem o IP2XC ou terão de ser IP44, que penso ser o IP de tomadas a seguir ao IP20?

Entretanto em conversa com um colega surgiu outra dúvida, em que situação colocam BA2:
- Conforme o ponto 322.1 que fala nos locais onde podem permanecer crianças (situação referida pela certiel);
- Nas escolas pré-primárias, nas creches e nos jardins de infância, como está escrita em nota ao QUADRO 51A(BA) nas regras técnicas comentadas;

Por último em que situações se deve seguir a recomendação de colocar as tomadas a 1,60m? Só nas escolas pré-primárias, nas creches e nos jardins de infância ou também nas escolas primárias?
SergioV
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2011, 18:46

Mensagem por SergioV »

Boa tarde,

Para não estar a criar um novo tópico, exponho aqui a minha dúvida em relação aos Índices de Protecção IP, já que se enquadra no post anterior.

A minha dúvida é em relação ao Índice de protecção IP2XC. Ao que me consegui aperceber, este é um grau de protecção entre o IP2X e o IP3X. Não encontro no entanto nenhuma referência que me indique qual a diferença entre o IP2XC e o IP2X, por exemplo. Será o diâmetro dos corpos sólidos para os quais o equipamento estará protegido?

Se alguém me puder esclarecer esta dúvida, ficaria agradecido.

Obrigado,

Cumprimentos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

SergioV Escreveu:Boa tarde,

Para não estar a criar um novo tópico, exponho aqui a minha dúvida em relação aos Índices de Protecção IP, já que se enquadra no post anterior.

A minha dúvida é em relação ao Índice de protecção IP2XC. Ao que me consegui aperceber, este é um grau de protecção entre o IP2X e o IP3X. Não encontro no entanto nenhuma referência que me indique qual a diferença entre o IP2XC e o IP2X, por exemplo. Será o diâmetro dos corpos sólidos para os quais o equipamento estará protegido?

Se alguém me puder esclarecer esta dúvida, ficaria agradecido.

Obrigado,

Cumprimentos.

Sim.
IEC 60529 Degrees of protection provided by enclosures (IP Code):
Against access to hazardous parts with:
back of hand (A)
finger (B)
tool (C)
wire (D)
SergioV
Curioso
Curioso