Boas, tenho um problema cá na obra! A electricidade esta constantemente a ir abaixo! Tenho 2 gruas e 2 escritórios ligados á um contador de 60 A
Devido a minha pouca experiencia estou a ter dificuldades em descobrir o problema.
Já estive a verificar toda a ligação a ver se tenho algum problema nas caixas de junção mas esta tudo em ordem… o problema parece ser apenas numa das gruas pois só quando ligamos um dos motores (o motor do carrinho) da grua a luz vai abaixo. Estivemos a verificar o quadro da grua e detectamos um disjuntor motor de 6,3 A com os contactos no interior queimados. Após a substituição do mesmo o problema continua.
Obrigado
duvida
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5438
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: duvida
antes de começarmos a tomar um rumo e caminho convém primeiro saber que tipo de equipamento está instalado. O que queo dizer com isto: o que é que vai abaixo, o disjuntor da EDP, o diferencial do quadro ou um disjuntor geralthe butcher Escreveu:Boas, tenho um problema cá na obra! A electricidade esta constantemente a ir abaixo! Tenho 2 gruas e 2 escritórios ligados á um contador de 60 A
Devido a minha pouca experiencia estou a ter dificuldades em descobrir o problema.
Já estive a verificar toda a ligação a ver se tenho algum problema nas caixas de junção mas esta tudo em ordem… o problema parece ser apenas numa das gruas pois só quando ligamos um dos motores (o motor do carrinho) da grua a luz vai abaixo. Estivemos a verificar o quadro da grua e detectamos um disjuntor motor de 6,3 A com os contactos no interior queimados. Após a substituição do mesmo o problema continua.
Obrigado
-
- Curioso
- Mensagens: 26
- Registado: 12 fev 2009, 10:30
Re: duvida
Esta a ir abaixo o disjuntor da EDP e o diferencial do quadro... mas algumas vezes vai abaixo apenas o da EDP...nelmindo Escreveu:antes de começarmos a tomar um rumo e caminho convém primeiro saber que tipo de equipamento está instalado. O que queo dizer com isto: o que é que vai abaixo, o disjuntor da EDP, o diferencial do quadro ou um disjuntor geralthe butcher Escreveu:Boas, tenho um problema cá na obra! A electricidade esta constantemente a ir abaixo! Tenho 2 gruas e 2 escritórios ligados á um contador de 60 A
Devido a minha pouca experiencia estou a ter dificuldades em descobrir o problema.
Já estive a verificar toda a ligação a ver se tenho algum problema nas caixas de junção mas esta tudo em ordem… o problema parece ser apenas numa das gruas pois só quando ligamos um dos motores (o motor do carrinho) da grua a luz vai abaixo. Estivemos a verificar o quadro da grua e detectamos um disjuntor motor de 6,3 A com os contactos no interior queimados. Após a substituição do mesmo o problema continua.
Obrigado
- mitos
- Velha Guarda
- Mensagens: 264
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Localização: Torres Vedras
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
Re: duvida
the butcher Escreveu:Esta a ir abaixo o disjuntor da EDP e o diferencial do quadro... mas algumas vezes vai abaixo apenas o da EDP...nelmindo Escreveu:antes de começarmos a tomar um rumo e caminho convém primeiro saber que tipo de equipamento está instalado. O que queo dizer com isto: o que é que vai abaixo, o disjuntor da EDP, o diferencial do quadro ou um disjuntor geralthe butcher Escreveu:Boas, tenho um problema cá na obra! A electricidade esta constantemente a ir abaixo! Tenho 2 gruas e 2 escritórios ligados á um contador de 60 A
Devido a minha pouca experiencia estou a ter dificuldades em descobrir o problema.
Já estive a verificar toda a ligação a ver se tenho algum problema nas caixas de junção mas esta tudo em ordem… o problema parece ser apenas numa das gruas pois só quando ligamos um dos motores (o motor do carrinho) da grua a luz vai abaixo. Estivemos a verificar o quadro da grua e detectamos um disjuntor motor de 6,3 A com os contactos no interior queimados. Após a substituição do mesmo o problema continua.
Obrigado
Saudações
Aparentemente o problema vem desse motor ou do cabo que alimenta o mesmo.
(algo não muito profissional mas que para um primeiro despiste sem equipamento adequado pode ajudar a detectar um problema no motor é abrir a caixa de ligações do mesmo e ver se tem algum cheiro "diferente" pois no caso do motor estar com o isolamento danificado normalmente ganha um cheiro característico)
Depois é pegar num multímetro ou melhor ainda num megger e medir o isolamento do motor (no caso de trifásico não esquecer de tirar as barras de shunt na caixa de ligações), medir resistência das bobines e resistência de isolamento entre bobines e bobines e massa)
No caso da resistência interna das bobines o mesmo deve de ser igual para as 3 (normalmente entre 4 e 30 ohms) e no caso da resistência entre bobines e bobines e massa nunca inferior a 20 Mega ohms
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
- nelmindo
- Team Apoio
- Mensagens: 5438
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Localização: PORTO
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: duvida
Como geralmente o disjuntor da EDP é também diferencial e se o int. dif. do quadro também dispara, a probabilidade de haver um defeito nas massas, recomendo que procure um técnico para descobrir o problema, porque com equipamento adequado, irá encontrar o defeito.the butcher Escreveu:Esta a ir abaixo o disjuntor da EDP e o diferencial do quadro... mas algumas vezes vai abaixo apenas o da EDP...nelmindo Escreveu:antes de começarmos a tomar um rumo e caminho convém primeiro saber que tipo de equipamento está instalado. O que queo dizer com isto: o que é que vai abaixo, o disjuntor da EDP, o diferencial do quadro ou um disjuntor geralthe butcher Escreveu:Boas, tenho um problema cá na obra! A electricidade esta constantemente a ir abaixo! Tenho 2 gruas e 2 escritórios ligados á um contador de 60 A
Devido a minha pouca experiencia estou a ter dificuldades em descobrir o problema.
Já estive a verificar toda a ligação a ver se tenho algum problema nas caixas de junção mas esta tudo em ordem… o problema parece ser apenas numa das gruas pois só quando ligamos um dos motores (o motor do carrinho) da grua a luz vai abaixo. Estivemos a verificar o quadro da grua e detectamos um disjuntor motor de 6,3 A com os contactos no interior queimados. Após a substituição do mesmo o problema continua.
Obrigado
Ainda bem que dispara.
-
- Curioso
- Mensagens: 26
- Registado: 12 fev 2009, 10:30
Re: duvida
Obrigado pessoal pelas dicas!
Já descobrimos o problema! Tínhamos um fio descarnado dentro da caixa do motor que estava a fazer massa!!! Foi difícil encontrar o problema porque estas ligações estão um caos!
Saudações
Já descobrimos o problema! Tínhamos um fio descarnado dentro da caixa do motor que estava a fazer massa!!! Foi difícil encontrar o problema porque estas ligações estão um caos!
Saudações
