bomba submersivel

Responder
ricon-124
Curioso
Curioso
Registado: 03 jul 2009, 14:11

bomba submersivel

Mensagem por ricon-124 »

Alo amigos. Acabei agora de encontrar este forun que acho excelente prá gente aprender alguma coisa, e então cá me registei. E então é seguinte: Uma electrobomba c/ boia encropurada num poço normal, é o bastante, ou é necessário outra protéção?

aguardo cmps
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: bomba submersivel

Mensagem por nelmindo »

ricon-124 Escreveu:Alo amigos. Acabei agora de encontrar este forun que acho excelente prá gente aprender alguma coisa, e então cá me registei. E então é seguinte: Uma electrobomba c/ boia encropurada num poço normal, é o bastante, ou é necessário outra protéção?

aguardo cmps
Depende do preço e da fiabilidade requerida.
Geralmente esse tipo de bombas já vêm protegidas de origem por uma espécie de "relé-térmico", junto dos enrolamentos, por isso protecção contra sobrecargas já está garantido.
Contra curto-circuitos, é necessário instalar um disjuntor ou fusiveis.
ricon-124
Curioso
Curioso

bomba submersivel

Mensagem por ricon-124 »

Olá amigo, pois a bomba é, toda em inox com uma elevação, 60m e é marca . alonol. Por isso acho que merece estar bem protegida de qq maneira brigado.

cmps
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

ricon-124 Escreveu:Olá amigo, pois a bomba é, toda em inox com uma elevação, 60m e é marca . alonol. Por isso acho que merece estar bem protegida de qq maneira brigado.

cmps
por acaso sei a que post é esta resposta, mas por favor em situações futuras use o "post reply" ou "quote"
ricon-124
Curioso
Curioso

bomba submersivel

Mensagem por ricon-124 »

Ok colega. desculpe lá, ainda sou novo nestas andansas. Pois aínda á bem pouco tempo não persevia patavina disto. A força de vontade, é q me levou a isto pois já lá vão 66 deles, e é claro há sempre alguns falhansos. :)

cmps
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

ricon-124 Escreveu:Ok colega. desculpe lá, ainda sou novo nestas andansas. Pois aínda á bem pouco tempo não persevia patavina disto. A força de vontade, é q me levou a isto pois já lá vão 66 deles, e é claro há sempre alguns falhansos. :)

cmps

ok, é verdade, quem me dera chegar a metade!!!
Mas, para responder a um tópico carregue em "post reply" e não em "new topic" que sgnifica novo tópico
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

bem eu fiz a fusão dos tópicos mas o colega terá que ver este vídeo para aprender a postar no fórum

essa parte como postar fica no final do vídeo

aqui fica o link
http://www.electricidade.com.pt/index.p ... &Itemid=16

tambem deixo uma foto como exemplo
Anexos
postar.jpg
postar.jpg (128.9 KiB) Visto 1302 vezes
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
zuga
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2009, 16:23

Mensagem por zuga »

nelmindo Escreveu:Geralmente esse tipo de bombas já vêm protegidas de origem por uma espécie de "relé-térmico", junto dos enrolamentos, por isso protecção contra sobrecargas já está garantido.
Contra curto-circuitos, é necessário instalar um disjuntor ou fusíveis.
Convém salientar que o que está a dizer é para bombas submersíveis monofásicas, pois as trifásicas também têm a protecção térmica que referiu mas precisam de contactor de arranque. Digo isto que parece básico, mas já vi diversas trifásicas queimadas porque ligaram esse relé em série com uma das fases! Resultado, ao aquecer desliga apenas uma fase :?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

zuga Escreveu:
nelmindo Escreveu:Geralmente esse tipo de bombas já vêm protegidas de origem por uma espécie de "relé-térmico", junto dos enrolamentos, por isso protecção contra sobrecargas já está garantido.
Contra curto-circuitos, é necessário instalar um disjuntor ou fusíveis.
Convém salientar que o que está a dizer é para bombas submersíveis monofásicas, pois as trifásicas também têm a protecção térmica que referiu mas precisam de contactor de arranque. Digo isto que parece básico, mas já vi diversas trifásicas queimadas porque ligaram esse relé em série com uma das fases! Resultado, ao aquecer desliga apenas uma fase :?
Mas nesse caso, o fabricante nem devia usar esse tipo de protecção, como é obvio se a ideia de proteger era desligar uma das fases, em caso de sobrecarga ainda vai piorar...
zuga
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2009, 16:23

Mensagem por zuga »

nelmindo Escreveu:Mas nesse caso, o fabricante nem devia usar esse tipo de protecção, como é óbvio se a ideia de proteger era desligar uma das fases, em caso de sobrecarga ainda vai piorar...
A ideia é ligar a um contactor, que normalmente está junto da caixa de ligações da bomba, e aí sim através de um contacto NF acciona a bomba... Quando hà sobreaquecimento o térmico abre e desactiva o contactor... Nada demais, mas que convém ter a noção... É que por vezes esse contactor pode não existir :wink:
Gingar
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 ago 2009, 10:07

Mensagem por Gingar »

É sempre aconselhavél um quadro de sondas que inclui contactor + térmico e base de fusivel. Esquece a boia, utiliza sondas de nivel. A Grundfos tem é a unica marca que dispõe de um modelo com protecção térmica e sondas incorporadas, para além de serem bombas carissimas em caso de avaria.... nem te conto, tens de comprar uma nova.
As bombas da Alanol são optimas, para além de poderem ser reparadas rápidamente em FAFE, levas a bomba, espereas um tempinho e já a trazes.
Não te esqueças, se não tiveres um quadro de sondas lá se vai a garantia.

Bruno Pinto
Invitécnica, Lda
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”