bomba submersivel
bomba submersivel
Alo amigos. Acabei agora de encontrar este forun que acho excelente prá gente aprender alguma coisa, e então cá me registei. E então é seguinte: Uma electrobomba c/ boia encropurada num poço normal, é o bastante, ou é necessário outra protéção?
aguardo cmps
aguardo cmps
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: bomba submersivel
Depende do preço e da fiabilidade requerida.ricon-124 Escreveu:Alo amigos. Acabei agora de encontrar este forun que acho excelente prá gente aprender alguma coisa, e então cá me registei. E então é seguinte: Uma electrobomba c/ boia encropurada num poço normal, é o bastante, ou é necessário outra protéção?
aguardo cmps
Geralmente esse tipo de bombas já vêm protegidas de origem por uma espécie de "relé-térmico", junto dos enrolamentos, por isso protecção contra sobrecargas já está garantido.
Contra curto-circuitos, é necessário instalar um disjuntor ou fusiveis.
bomba submersivel
Olá amigo, pois a bomba é, toda em inox com uma elevação, 60m e é marca . alonol. Por isso acho que merece estar bem protegida de qq maneira brigado.
cmps
cmps
- nelmindo
- Team Apoio
por acaso sei a que post é esta resposta, mas por favor em situações futuras use o "post reply" ou "quote"ricon-124 Escreveu:Olá amigo, pois a bomba é, toda em inox com uma elevação, 60m e é marca . alonol. Por isso acho que merece estar bem protegida de qq maneira brigado.
cmps
bomba submersivel
Ok colega. desculpe lá, ainda sou novo nestas andansas. Pois aínda á bem pouco tempo não persevia patavina disto. A força de vontade, é q me levou a isto pois já lá vão 66 deles, e é claro há sempre alguns falhansos.
cmps

cmps
- nelmindo
- Team Apoio
ricon-124 Escreveu:Ok colega. desculpe lá, ainda sou novo nestas andansas. Pois aínda á bem pouco tempo não persevia patavina disto. A força de vontade, é q me levou a isto pois já lá vão 66 deles, e é claro há sempre alguns falhansos.![]()
cmps
ok, é verdade, quem me dera chegar a metade!!!
Mas, para responder a um tópico carregue em "post reply" e não em "new topic" que sgnifica novo tópico
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
bem eu fiz a fusão dos tópicos mas o colega terá que ver este vídeo para aprender a postar no fórum
essa parte como postar fica no final do vídeo
aqui fica o link
http://www.electricidade.com.pt/index.p ... &Itemid=16
tambem deixo uma foto como exemplo
essa parte como postar fica no final do vídeo
aqui fica o link
http://www.electricidade.com.pt/index.p ... &Itemid=16
tambem deixo uma foto como exemplo
- Anexos
-
- postar.jpg (128.9 KiB) Visto 1297 vezes
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Convém salientar que o que está a dizer é para bombas submersíveis monofásicas, pois as trifásicas também têm a protecção térmica que referiu mas precisam de contactor de arranque. Digo isto que parece básico, mas já vi diversas trifásicas queimadas porque ligaram esse relé em série com uma das fases! Resultado, ao aquecer desliga apenas uma fasenelmindo Escreveu:Geralmente esse tipo de bombas já vêm protegidas de origem por uma espécie de "relé-térmico", junto dos enrolamentos, por isso protecção contra sobrecargas já está garantido.
Contra curto-circuitos, é necessário instalar um disjuntor ou fusíveis.

- nelmindo
- Team Apoio
Mas nesse caso, o fabricante nem devia usar esse tipo de protecção, como é obvio se a ideia de proteger era desligar uma das fases, em caso de sobrecarga ainda vai piorar...zuga Escreveu:Convém salientar que o que está a dizer é para bombas submersíveis monofásicas, pois as trifásicas também têm a protecção térmica que referiu mas precisam de contactor de arranque. Digo isto que parece básico, mas já vi diversas trifásicas queimadas porque ligaram esse relé em série com uma das fases! Resultado, ao aquecer desliga apenas uma fasenelmindo Escreveu:Geralmente esse tipo de bombas já vêm protegidas de origem por uma espécie de "relé-térmico", junto dos enrolamentos, por isso protecção contra sobrecargas já está garantido.
Contra curto-circuitos, é necessário instalar um disjuntor ou fusíveis.
A ideia é ligar a um contactor, que normalmente está junto da caixa de ligações da bomba, e aí sim através de um contacto NF acciona a bomba... Quando hà sobreaquecimento o térmico abre e desactiva o contactor... Nada demais, mas que convém ter a noção... É que por vezes esse contactor pode não existirnelmindo Escreveu:Mas nesse caso, o fabricante nem devia usar esse tipo de protecção, como é óbvio se a ideia de proteger era desligar uma das fases, em caso de sobrecarga ainda vai piorar...

É sempre aconselhavél um quadro de sondas que inclui contactor + térmico e base de fusivel. Esquece a boia, utiliza sondas de nivel. A Grundfos tem é a unica marca que dispõe de um modelo com protecção térmica e sondas incorporadas, para além de serem bombas carissimas em caso de avaria.... nem te conto, tens de comprar uma nova.
As bombas da Alanol são optimas, para além de poderem ser reparadas rápidamente em FAFE, levas a bomba, espereas um tempinho e já a trazes.
Não te esqueças, se não tiveres um quadro de sondas lá se vai a garantia.
Bruno Pinto
Invitécnica, Lda
As bombas da Alanol são optimas, para além de poderem ser reparadas rápidamente em FAFE, levas a bomba, espereas um tempinho e já a trazes.
Não te esqueças, se não tiveres um quadro de sondas lá se vai a garantia.
Bruno Pinto
Invitécnica, Lda