Ajuda - Projecto de Instalação electrica
-
- Curioso
- Registado: 01 abr 2008, 20:34
Ajuda - Projecto de Instalação electrica
Saudaçoes a todos
Gostaria de vos pedir umas ajudas se possivel...
Estou a relizar um projecto de instalacçao electrica em que me surgiu uma duvida que é a seguinte:
.a habitação tem 4 pisos e em cada piso coloquei um quadro para os serviços comuns... a minha duvida surge no calculo da potencia desses quadros, para juntamente com as potencias dos quadros das habitaçoes calcular a dimensionamento da coluna...
.tenho a potencia dos varios equipamentos que estarão ligados a esse quadro e os respectivos cosenos de fi, agora será que para calcular as potencia terei só de somar os valores da potencias activas e reactivas para calcular a potencia aparente e assim fica o calculo da potencia?? Ou será que terei de aplicar algum coeficiente de simultaneidade como se faz para o dimensionamento da coluna??
Agradeço toda ajuda dada...
Saudaçoes
Gostaria de vos pedir umas ajudas se possivel...
Estou a relizar um projecto de instalacçao electrica em que me surgiu uma duvida que é a seguinte:
.a habitação tem 4 pisos e em cada piso coloquei um quadro para os serviços comuns... a minha duvida surge no calculo da potencia desses quadros, para juntamente com as potencias dos quadros das habitaçoes calcular a dimensionamento da coluna...
.tenho a potencia dos varios equipamentos que estarão ligados a esse quadro e os respectivos cosenos de fi, agora será que para calcular as potencia terei só de somar os valores da potencias activas e reactivas para calcular a potencia aparente e assim fica o calculo da potencia?? Ou será que terei de aplicar algum coeficiente de simultaneidade como se faz para o dimensionamento da coluna??
Agradeço toda ajuda dada...
Saudaçoes
Re: Ajuda - Projecto de Instalação electrica
Boas, pelo que percebi quando falas em QSC estás a referir-te a QE de piso ou seja, QParciais. Basta somar as potencias activas dos equipamentos e aplicar-lhes um coeficiente de simultaneadade, visto que todos os equipamentos não vão estar a funcionar ao mesmo tempo. O calculo da potencia reactiva tem sentido em BTE (baixa tensão especial) o qual penso que não irá atingir (>41,4Kva). Quando tiveres a potencia total (Kw) calculada e tendo em atenção que que na BTN não há taxação da reactiva (aparentemente) esta toma a forma de potencia aparente (Kva).
Abraço
Abraço
-
- Curioso
apb Escreveu:Boas, pelo que percebi quando falas em QSC estás a referir-te a QE de piso ou seja, QParciais. Basta somar as potencias activas dos equipamentos e aplicar-lhes um coeficiente de simultaneadade, visto que todos os equipamentos não vão estar a funcionar ao mesmo tempo. O calculo da potencia reactiva tem sentido em BTE (baixa tensão especial) o qual penso que não irá atingir (>41,4Kva). Quando tiveres a potencia total (Kw) calculada e tendo em atenção que que na BTN não há taxação da reactiva (aparentemente) esta toma a forma de potencia aparente (Kva).
Abraço
Obrigado pela ajuda...
Exactamente em cada piso vai existir um QPARCIAL que será o QE do piso...
Já agora mais um esclarecimento quanto aos coeficientes de simultaneidade a que te referes, onde é que os poderei encontrar??
Estes nao sao aqueles que se usa no dimensionamento da Coluna Montante???
Um exemplo so para confirmar no caso de uma habitação: a soma da potencia total dos equipamentos dá-me 22003,8 agora iria-lha aplicar o factor de simultaneidade correspondendo aquele valor a 11 aparelhos, 1 entrada de um quadro dos arrumos e 2 reservas a que lhe atribui a cada uma, uma potencia de 1000.
Já agora estou desconfiado que os valores que estou a usar de aparelhos são um pouco elevados, onde poderei consultar uma tabela com uns valores tipicos de cargas?
-
- Curioso
Poderei usar a formula: C=0,2+(0,8/raizq(n)) para o calculo de coeficientes???
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Boas,
Estou um bocado confuso com a tua explicação, estás a falar num edifício com
vários pisos e várias fracções ou uma fracção única com vários pisos??
Estou um bocado confuso com a tua explicação, estás a falar num edifício com
vários pisos e várias fracções ou uma fracção única com vários pisos??
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boas
Por acaso estás a projectar algum loteamento?
Não é uma habitação com 4 pisos? Para que é que necessitas do CS?
Por acaso estás a projectar algum loteamento?
Não é uma habitação com 4 pisos? Para que é que necessitas do CS?
diogo.matos Escreveu:Poderei usar a formula: C=0,2+(0,8/raizq(n)) para o calculo de coeficientes???
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Curioso
boas obrigado pela ajuda que tao a prestar...
É o seguinte trata-se de um condominio com 4 andares em que cada piso terá apartamentos individuais... quanto ás habitações optei por atribuir 6,9kVA, agora a questão é os quadros de serviços comuns, em que o principal está no resto chão e nos restantes pisos superiores ligados a este como parciais, onde estará os circuitos de iluminação e outros como motor do portao da garagem, etc... agora para calcular a potencia destes quadros terei que aplicar algum coeficiente de simultaneidade ás potenncias dos equipamentos?? ou bastará só somar as potencias dos equipamentos?? É que está a dar-me valores elevados...
Sabem de alguma tabela ou site onde poderei encontrar valores tipicos de cargas como bombas elevatorias de aguas e elevadores, etc???
Saudações...
É o seguinte trata-se de um condominio com 4 andares em que cada piso terá apartamentos individuais... quanto ás habitações optei por atribuir 6,9kVA, agora a questão é os quadros de serviços comuns, em que o principal está no resto chão e nos restantes pisos superiores ligados a este como parciais, onde estará os circuitos de iluminação e outros como motor do portao da garagem, etc... agora para calcular a potencia destes quadros terei que aplicar algum coeficiente de simultaneidade ás potenncias dos equipamentos?? ou bastará só somar as potencias dos equipamentos?? É que está a dar-me valores elevados...
Sabem de alguma tabela ou site onde poderei encontrar valores tipicos de cargas como bombas elevatorias de aguas e elevadores, etc???
Saudações...
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boas
Isto continua uma grande confusão.
Primeiro deves descrever a constituição do imovel, qualquer coisa como isto,
rés-do-chão - 2 habitações
1º ao 4º - 2 habitações
cave - garagem
sub-cave - garagem + bombas + elevadores
Quanto a colocação de um quadro em cada piso nunca tal vi, a não ser nas garagens.
Já agora uma pergunta isto é meramente didatico não é?
Isto continua uma grande confusão.
Primeiro deves descrever a constituição do imovel, qualquer coisa como isto,
rés-do-chão - 2 habitações
1º ao 4º - 2 habitações
cave - garagem
sub-cave - garagem + bombas + elevadores
Quanto a colocação de um quadro em cada piso nunca tal vi, a não ser nas garagens.
Já agora uma pergunta isto é meramente didatico não é?
diogo.matos Escreveu:boas obrigado pela ajuda que tao a prestar...
Saudações...
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Curioso
Boas, vamos la a ver se consigo explicar isto...
Trata-se de um edificio de 4 pisos em que no resto-chão existe serviços exteriores (restaurante e lavandaria) e dps tens os 4 pisos para cima, cada piso com 10 apartamentos... Agora em cada piso terei de ter um quadro de serviços comuns que será parcial do que se encontra no resto chão, para ligar automaticos de escada do piso, tomadas e outros serviços que serão comuns... Basicamente imaginem que estao a fazer um projecto de predio habitacional...
Quanto ao didactico, trata-se de um trabalho a apresentar...
So nao estou a ver é pa calcular a potencia do quadro de serviços comuns, como faço basta somar as potencias activas... é que por exemplo no do resto chão existe bombas, ventilaçao, elevadores, etc...
Não sei como poderei ser mais esclarecedor... se ainda nao tiver a ser peço desculpa...
Trata-se de um edificio de 4 pisos em que no resto-chão existe serviços exteriores (restaurante e lavandaria) e dps tens os 4 pisos para cima, cada piso com 10 apartamentos... Agora em cada piso terei de ter um quadro de serviços comuns que será parcial do que se encontra no resto chão, para ligar automaticos de escada do piso, tomadas e outros serviços que serão comuns... Basicamente imaginem que estao a fazer um projecto de predio habitacional...
Quanto ao didactico, trata-se de um trabalho a apresentar...
So nao estou a ver é pa calcular a potencia do quadro de serviços comuns, como faço basta somar as potencias activas... é que por exemplo no do resto chão existe bombas, ventilaçao, elevadores, etc...
Não sei como poderei ser mais esclarecedor... se ainda nao tiver a ser peço desculpa...
-
- Quadro de Honra
Boas,
O que está a gerar mais confusão é o facto de colocares QSC parciais que como não
estamos a visualizar as plantas em questão deixa qq um a pensar....
Se cada piso tem 10 fracções isso só por si não justifica a colocação de um quadro
por piso uma vez que a potência associada ás fracções estará no Q. Colunas e as
restantes potências significativas como Elevadores, bombas e outros ficaram penduradas
no QSC localizado no R/chão.
Partindo deste principio penso que sobra apenas a iluminação de circulação de cada um
dos pisos e eventualmente uma ou duas tomadas para usos gerais.
Resumindo para as fracções aplica o coeficiente simultaniedade respectivo e preocupa-te
com as cargas no QSC localizado no R/chão pq o resto são trocos.
O que está a gerar mais confusão é o facto de colocares QSC parciais que como não
estamos a visualizar as plantas em questão deixa qq um a pensar....
Se cada piso tem 10 fracções isso só por si não justifica a colocação de um quadro
por piso uma vez que a potência associada ás fracções estará no Q. Colunas e as
restantes potências significativas como Elevadores, bombas e outros ficaram penduradas
no QSC localizado no R/chão.
Partindo deste principio penso que sobra apenas a iluminação de circulação de cada um
dos pisos e eventualmente uma ou duas tomadas para usos gerais.
Resumindo para as fracções aplica o coeficiente simultaniedade respectivo e preocupa-te
com as cargas no QSC localizado no R/chão pq o resto são trocos.
-
- Curioso
ok estou a ver...
so mais uma questão, quanto á iluminação de circulação dos corredores dos outros pisos ligarei ao QSC no resto chão? Só coloquei quadros parciais em cada piso se poder cortar a alimentenção da iluminação ou de tomadas em cada piso...
Isto porque a minha experiencia ainda é pouca ou nenhuma nesta area...
Trata-se de um trabalho que estou a fazer para a escola
Obrigado pela ajuda disponibilizada...
so mais uma questão, quanto á iluminação de circulação dos corredores dos outros pisos ligarei ao QSC no resto chão? Só coloquei quadros parciais em cada piso se poder cortar a alimentenção da iluminação ou de tomadas em cada piso...
Isto porque a minha experiencia ainda é pouca ou nenhuma nesta area...
Trata-se de um trabalho que estou a fazer para a escola
Obrigado pela ajuda disponibilizada...
-
- Quadro de Honra
Faz assim, esquece os quadros parciais e considera apenas um QSC neste tipo de edificios é
o mais comum.
Do Q. de Colunas considera cada piso (10 fracções) como se tratasse de uma coluna montante,
portanto terás 4 saídas mais uma para o QSC.
O Coeficiente não é que referiste anteriormente é o para as habitações.
Tem em atenção que por cada coluna como referi uma por piso terás um coeficiente aplicavel
para as 10 fracções, mas para achares a potência total terás de considerar o coeficiente para
o total das fracções ou seja 40.
Qualquer duvida mais coloca aqui.
o mais comum.
Do Q. de Colunas considera cada piso (10 fracções) como se tratasse de uma coluna montante,
portanto terás 4 saídas mais uma para o QSC.
O Coeficiente não é que referiste anteriormente é o para as habitações.
Tem em atenção que por cada coluna como referi uma por piso terás um coeficiente aplicavel
para as 10 fracções, mas para achares a potência total terás de considerar o coeficiente para
o total das fracções ou seja 40.
Qualquer duvida mais coloca aqui.
-
- Curioso
ok esclarecido
Muito obrigado pela ajuda que me foi dada
Cumprimentos
Muito obrigado pela ajuda que me foi dada
Cumprimentos