Boa tarde caros colegas
Gostaria que me esclarecessem as seguintes duvidas:
1ª - Os Engenheiro Técnicos que SÓ estão inscritos na ANACOM podem executar os projectos ITED??
(Neste caso os Eng.º não estão inscritos nem na OE nem na ANETE)
2ª
a) Se hoje começo a fazer um projecto ITED faço conforme o DL nº123/2009 e o Manuel ITED de 2004, certo??
Se estou correcto, como vou executar uma projecto ITED c/ fibra optica sem requisitos técnicos?! Visto que o Novo Manual ITED ainda não está aprovado.
b) Nos projectos recentes devo colocar FO?! Se sim que recomendações técnicas devo respeitar?!
Agradeço desde já a Vossa atenção
Cumprimentos,
Miguel Nunes
P.S. - já enviei este mail à ANACOM mas ainda não obtive resposta
Duvidas da lei!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 ago 2008, 10:02
Re: Duvidas da lei!!
Estou totalmente de acordo contigo, e gostaria de acrescentar o seguinte:
- Segundo o novo decreto-lei, o orçamento é obrigatório
- Segundo as especificações de projecto do manual ITED 2004 o orçamento não é obrigatório.
Então, o que é que devemos fazer?
cumprimentos
- Segundo o novo decreto-lei, o orçamento é obrigatório
- Segundo as especificações de projecto do manual ITED 2004 o orçamento não é obrigatório.
Então, o que é que devemos fazer?
cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
a azulmiguelsilvanunes Escreveu:Boa tarde caros colegas
Gostaria que me esclarecessem as seguintes duvidas:
1ª - Os Engenheiro Técnicos que SÓ estão inscritos na ANACOM podem executar os projectos ITED??
(Neste caso os Eng.º não estão inscritos nem na OE nem na ANETE)
vê o DL 123/2009, Artº 67.
SE JÁ ESTÁS INSCRITO na ANACOM, antes da entrada em vigor do DL, podes executar, ALIÁS, tomar responsabilidade pela execução do projecto ITED.
Se te inscreveste após a entrada em vigor do DL, vê o Artº 70. Tens de estar na ANET
2ª
a) Se hoje começo a fazer um projecto ITED faço conforme o DL nº123/2009 e o Manuel ITED de 2004, certo?? certo
Se estou correcto, como vou executar uma projecto ITED c/ fibra optica sem requisitos técnicos?! Visto que o Novo Manual ITED ainda não está aprovado.
pois...se fazes com o manual 2004, não há FO pra ninguém... aconselho contudo a considerar já tubagens de reserva..
anda aí um tópico com o que podemos/devemos fazer nestes dias..
b) Nos projectos recentes devo colocar FO?! Se sim que recomendações técnicas devo respeitar?!
resposta atrás
Agradeço desde já a Vossa atenção
Cumprimentos,
Miguel Nunes
P.S. - já enviei este mail à ANACOM mas ainda não obtive resposta
Learning is the goal!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
A fibra optica ja existe ha muito tempo e ja é usada em projectos ited ha muitos anos.. nao ha requisitos tecnicos, logo o projectista tem de ter os conhecimentos necessarios para que o projecto esteja correcto, sendo responsavel, como sempre, pelo conteudo dos seus projectos.Se estou correcto, como vou executar uma projecto ITED c/ fibra optica sem requisitos técnicos?! Visto que o Novo Manual ITED ainda não está aprovado.
Eng. de electrónica e telecomunicações