Duvidas da lei!!

Responder
miguelsilvanunes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 ago 2008, 10:02

Duvidas da lei!!

Mensagem por miguelsilvanunes »

Boa tarde caros colegas

Gostaria que me esclarecessem as seguintes duvidas:

1ª - Os Engenheiro Técnicos que SÓ estão inscritos na ANACOM podem executar os projectos ITED??
(Neste caso os Eng.º não estão inscritos nem na OE nem na ANETE)

a) Se hoje começo a fazer um projecto ITED faço conforme o DL nº123/2009 e o Manuel ITED de 2004, certo??
Se estou correcto, como vou executar uma projecto ITED c/ fibra optica sem requisitos técnicos?! Visto que o Novo Manual ITED ainda não está aprovado.

b) Nos projectos recentes devo colocar FO?! Se sim que recomendações técnicas devo respeitar?!

Agradeço desde já a Vossa atenção

Cumprimentos,

Miguel Nunes

P.S. - já enviei este mail à ANACOM mas ainda não obtive resposta
kaneda
Curioso
Curioso
Registado: 01 jul 2009, 13:00

Re: Duvidas da lei!!

Mensagem por kaneda »

Estou totalmente de acordo contigo, e gostaria de acrescentar o seguinte:

- Segundo o novo decreto-lei, o orçamento é obrigatório
- Segundo as especificações de projecto do manual ITED 2004 o orçamento não é obrigatório.

Então, o que é que devemos fazer?

cumprimentos
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

miguelsilvanunes Escreveu:Boa tarde caros colegas

Gostaria que me esclarecessem as seguintes duvidas:

1ª - Os Engenheiro Técnicos que SÓ estão inscritos na ANACOM podem executar os projectos ITED??
(Neste caso os Eng.º não estão inscritos nem na OE nem na ANETE)
vê o DL 123/2009, Artº 67.
SE JÁ ESTÁS INSCRITO na ANACOM, antes da entrada em vigor do DL, podes executar, ALIÁS, tomar responsabilidade pela execução do projecto ITED.
Se te inscreveste após a entrada em vigor do DL, vê o Artº 70. Tens de estar na ANET

a) Se hoje começo a fazer um projecto ITED faço conforme o DL nº123/2009 e o Manuel ITED de 2004, certo?? certo
Se estou correcto, como vou executar uma projecto ITED c/ fibra optica sem requisitos técnicos?! Visto que o Novo Manual ITED ainda não está aprovado.
pois...se fazes com o manual 2004, não há FO pra ninguém... aconselho contudo a considerar já tubagens de reserva..
anda aí um tópico com o que podemos/devemos fazer nestes dias..

b) Nos projectos recentes devo colocar FO?! Se sim que recomendações técnicas devo respeitar?!
resposta atrás
Agradeço desde já a Vossa atenção

Cumprimentos,

Miguel Nunes

P.S. - já enviei este mail à ANACOM mas ainda não obtive resposta
a azul
Learning is the goal!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

A fibra optica ja existe ha muito tempo e ja é usada em projectos ited ha muitos anos.. nao ha requisitos tecnicos, logo o projectista tem de ter os conhecimentos necessarios para que o projecto esteja correcto, sendo responsavel, como sempre, pelo conteudo dos seus projectos.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”