Mais uma duvida basica

Responder
futureneo
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2009, 10:35

Mais uma duvida basica

Mensagem por futureneo »

Ando a aprender electricidade basica por minha conta mas em Ingles. Entao por vezes os termos tecnicos sao confusos. Acho que me baralhei nas leis de Ohm e Kirchoffs.

Podem, por favor, dar-me o resultado e explicar-me de uma forma basica o raciocinio que levou ao resultado?

Num circuito temos 2 resistencias em serie de 150 Ohms e 330 Ohms respectivamente e estao ligadas a uma bateria de 12 V. Qual a voltagem desenvolvida atraves da resistencia de 330 Ohms?
Desde ja um Obrigado.

Boa Sorte!
gatobravo
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2009, 17:03
Been thanked: 1 time

Re: Mais uma duvida basica

Mensagem por gatobravo »

Olá.

Isso é um simples divisor de tensão. Chama-se este nome porque a tensão "divide-se" por entre as duas resistências.
Podia dar-te a fórmula directa, mas acho que é mais simples de compreenderes deste modo:
Pela lei de Ohm sabes que V = R x I. Logo somando as duas resistências (porque estão em série), tens:
---> 150+330=480 Ohms
---> 12 V = 480 Ohms x I (corrente que queres saber) <---> I = 12/480 = 0,025 A = 25 mA
Utilizando novamente a lei de Ohm (como as resistências estão em série, sabe-se que a corrente que sai da fonte, passa pelas duas resistências, e é a mesma quer numa quer noutra), temos V = R x I.
---> V (resistência da qual queres saber a tensão aos seus terminais) = 330 Ohms x 0,025 A = 8,25 V.
Esta tensão de 8,25 V será a tensão aos terminais desta resistência.
O restante (12V - 8,25V = 3,75V) ficará nos terminais da outra resistência.
Boa sorte para os estudos.
futureneo
Curioso
Curioso
Registado: 29 jan 2009, 10:35

Re: Mais uma duvida basica

Mensagem por futureneo »

Muito Obrigado!
Ja estou a ver a minha confusao. Muito bem explicado e simples de entender.
Mais uma vez Obrigado!

Boa Sorte!!
Responder

Voltar para “Dúvidas”