Diferencial de gerador desliga ao ligar bomba submersivel!

zuga
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2009, 16:23

Diferencial de gerador desliga ao ligar bomba submersivel!

Mensagem por zuga »

Boa tarde,

Estou com um problema de disparo constante do interruptor diferencial de um gerador ao ligar bombas submersíveis.
O primeiro pensamento foi que seria a bomba queimada (com quebra de isolamento) que origina passagem à terra... Mas depois de retirada da água e ligada a carcaça da bomba directamente ao condutor de terra do gerador esta funciona às 5 maravilhas! Quando meço a corrente de fuga com o amperímetro, e com a bomba dentro de água, aparecem-me valores, que oscilam constantemente, entre 100mA a 300mA (no arranque existem picos e deve ser por isso que dispara o interruptor diferencial provisório de teste de 300mA).

O que me põe mais reticente é o facto de quando faço o teste em oficina, com as bombas dentro de (outra) água e num funcionamento contínuo de 6-7-8h elas apresentam uma fuga de corrente à terra de apenas centenas de uA!

A verdade é que nenhuma das bombas é nova e já todas foram reparadas (substituição de bobinagem do estator)... Será que isto se deve a uma má bobinagem? Qual será o motivo da diferença entre teste "no terreno" e em oficina?

O gerador está a menos de 10m da zona de bombagem e a água está-se a retirar a uma profundidade menor que 5m.
Os testes que fiz em oficina foram efectuados com alimentação da rede e com alimentação de outro gerador; no terreno tenho dois geradores e o problema é igual quando se troca de gerador o que me leva a pensar que não será problema de gerador (os geradores têm capacidade para arrancar mais 3 a 4 bombas iguais).

Agradeço toda a ajuda possível...
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Diferencial de gerador desliga ao ligar bomba submersivel!

Mensagem por Duzia12 »

Muda o diferencial para a sensibilidade 500 mA e terra de 50 Ohms no máximo, ou 1 A no máximo. O motor ainda não queimou???
zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

A minha questão é porque apresenta esses valores de corrente de fuga no terreno e no teste em oficina não!
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Porque no terreno se calhar a condutividade é melhor....ou , a resistência de isolamento baixa em contacto com o solo!!
zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

Duzia12 Escreveu:Porque no terreno se calhar a condutividade é melhor....ou , a resistência de isolamento baixa em contacto com o solo!!
Algo que não percebo também, é que ao arrancar a bomba sem qualquer ligação de fios verde-amarelo (só para teste) e com o gerador desligado da vareta de terra e separado do solo por duas traves de madeira, o diferencial também dispara! Coisa que não deveria acontecer, visto que a separação da carcaça do gerador por madeira já induz um valor de condutividade muito diminuto!

Quanto ao introduzir um diferencial de menor sensibilidade, isso não trará problemas futuros, caso haja acidentes?

O motor ainda não queimou, pois mal consegue arrancar... É como já disse acima, as bombas em oficina trabalham lindamente.
Última edição por zuga em 24 jun 2009, 21:43, editado 1 vez no total.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Já verificaste, se não terás a montante e a juzante, alguma ligação do neutro á terra!!

Na oficina é ligado ao gerador?

Não estará o problema no gerador, de ter se calhar terra única ou shunt neutro terra!!

Está-me a escapar, qualquer coisa. "Shunt Neutro-Terra" será isso. Mede com o Ohmimetro
zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

Duzia12 Escreveu:Já verificaste, se não terás a montante e a juzante, alguma ligação do neutro á terra!!
Na oficina é ligado ao gerador?
Não estará o problema no gerador, de ter se calhar terra única ou shunt neutro terra!!
Está-me a escapar, qualquer coisa. "Shunt Neutro-Terra" será isso. Mede com o Ohmimetro
Ligação Neutro-Terra?! Como assim?! Mesmo que houvesse ligação do neutro à terra não era razão para haver problema, até porque as bombas submersíveis que estou a usar não têm sequer neutro. É só arranque em estrela sem neutro. Será que pode haver problema de ser arranque estrela sem neutro e a bobinagem não ser equilibrada?! Mas sendo assim o desequilibro era sempre o mesmo, fosse na oficina ou "no terreno".

É que não estou a ver mesmo alguma possibilidade! Já começo a pensar que seja algo relaccionado com um cemitério arqueológico que está lá perto... Sei lá, a cal que se deitava nas supulturas poderá estar a dar alguma característica única em termos de condutividade! Mas mesmo com o gerador em cima de madeira?! Tenho que ir à bruxa :lol: :lol:
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

1º Quantas bombas estão ligadas ao grupo?
2º Quantos megas tem o isolamento em frio?
3º Quantos megas tem o isolamento em quente?
4º A resistência ohmica da bobinagem está equilibrada em frio e em quente?
5º É o diferencial que desliga e não o disjuntor, certo?
6º A partir daqui vamos resolver o caso.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

Mário Escreveu:Boas

1º Quantas bombas estão ligadas ao grupo?
2º Quantos megas tem o isolamento em frio?
3º Quantos megas tem o isolamento em quente?
4º A resistência ohmica da bobinagem está equilibrada em frio e em quente?
5º É o diferencial que desliga e não o disjuntor, certo?
6º A partir daqui vamos resolver o caso.

Cump.
Mário
1ºAo grupo electrogeneo estão ligadas apenas uma bomba (mas tenho mais uma que já liguei e dá o mesmo problema).

2º 3º Realmente ainda não testei essa parte do isolamento da bobinagem a quente e a frio, pois não faço a mínima ideia entre que valores deve estar a resistencia para se dar como aceitável!

4º Também ainda não fiz esse teste. Apenas testei continuidade de bobinagem e corrente de fuga a frio e quente.

5º Certo é o diferencial que desliga. O gerador tem um interruptor diferencial 300mA calibre 40A.

6º Bora lá! Eu já não faço a mínima ideia do que será! Já estou completamente viciado no problema :evil:
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"2º 3º 4º Realmente ainda não testei essa parte do isolamento da bobinagem a quente e a frio, pois não faço a mínima ideia entre que valores deve estar a resistencia para se dar como aceitável!"

Vai medir!

5º Certo é o diferencial que desliga. O gerador tem um interruptor diferencial 300mA calibre 40A.

Ok.

Qual a potência da bomba?
Arranque directo, correto?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

Ok. Vou medir o isolamento... Mas entre que valores este deve estar? 1M ohm chega?! entre bobinagem e carcaça?

A bomba é uma flyght 2066 de 2.2KW consumo actual de 5A em carga com arranque directo em Estrela.

Acho muito estranho o facto de desligar o fio verde-amarelo do gerador, pôr o gerador em cima de estrado de madeira e mesmo assim o diferencial disparar!
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Para mim nunca abaixo 20 megas a 1.000 ou até a 500 V (nova terá que ter acima de 500 megas a 2.500V) em frio porque em quente será menos, e aí vais ter de dizer quanto é que deu.

Verifica o IP da bomba.

Cump.
Mário
zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

Para mim nunca abaixo 20 megas a 1.000 ou até a 500 V (nova terá que ter acima de 500 megas a 2.500V) em frio porque em quente será menos, e aí vais ter de dizer quanto é que deu.

Verifica o IP da bomba.

Cump.
Mário
Mas eu para medir o isolamento tenho que ter um MegaOhmimetro especial!

Se a resistencia não estiver dentro desses valores quais os possiveis problemas? Bobinagem mal isolada? Ainda não percebo a razão de tanta diferença do teste dentro de água "no terreno" e em oficina!!!!!! No caso da resistência estar com valores baixos, o comportamento deveria ser igual, desde que estivesse dentro de água, ou estou enganado?!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

zuga Escreveu:

Verifica o IP da bomba.

Cump.
Mário
Mas eu para medir o isolamento tenho que ter um MegaOhmimetro especial!

Se a resistencia não estiver dentro desses valores quais os possiveis problemas? Bobinagem mal isolada? Ainda não percebo a razão de tanta diferença do teste dentro de água "no terreno" e em oficina!!!!!! No caso da resistência estar com valores baixos, o comportamento deveria ser igual, desde que estivesse dentro de água, ou estou enganado?!
Não é preciso um mega-ohmimetro especial, o que é preciso mesmo, é de um mega-ohmimetro...
zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

Eu só tenho um multímetro... :wink:
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”