Sobre a colocaçao das varetas terra
Sobre a colocaçao das varetas terra
Boas a minha dúvida é a seguinte tenho um prédio com 2 blocos de apartamentos e com 6 lojas no r/c gostaria de tirar uma duvida é que o meu chefe mandou-me ligar as varetas do terra eu espalhei-as e ele mandou ligar umas as outras com isso juntou tudo lojas e coluna de apartamentos eu gostava de saber se é permitido isso ou se cada loja tem que ter a sua ligação a terra e cada bloco ter a sua separada…
Outra duvida o neutro que metesse na terra que distancia tem que ter em relação aos terras?
Onde posso ir buscar esta informação não existe nenhum livro o alguma coisa parecida para que possa tirar este tipo de duvidas?
Outra duvida o neutro que metesse na terra que distancia tem que ter em relação aos terras?
Onde posso ir buscar esta informação não existe nenhum livro o alguma coisa parecida para que possa tirar este tipo de duvidas?
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Re: Sobre a colocaçao das varetas terra
Tu não usas virgulas e pontos finais?
Neutro? Tu vais ter algum posto de transformação, para teres terra de serviço?hucher Escreveu:Outra duvida o neutro que metesse na terra que distancia tem que ter em relação aos terras?
Boas electro99 é normal eu não meter virgulas mas acho que entendes-te o que quis dizer não sei por quê que respondes-te isso primeiro não me ajudas-te em nada devias ter ficado calado segundo acho que tas aqui só para brincar eu não pois levo muito a serio o fórum aqui eu aprendo como também tento tirar as minhas duvidas e ajudo naquilo que sei ou penso que sei pois o fórum serve para mim mas também para outros colegas tirar duvidas e não para aprender a escrever acho eu...
Em relação ao neutro é o seguinte tenho 2 armários de distribuição onde alimenta as lojas e os 2 blocos de apartamentos e normalmente coloca-se o neutro ou achas que não?
Em relação ao neutro é o seguinte tenho 2 armários de distribuição onde alimenta as lojas e os 2 blocos de apartamentos e normalmente coloca-se o neutro ou achas que não?
-
- Velha Guarda
Na verdade, podia ter evitado essa parte das virgulas...hucher Escreveu:Boas electro99 é normal eu não meter virgulas mas acho que entendes-te o que quis dizer não sei por quê que respondes-te isso primeiro não me ajudas-te em nada devias ter ficado calado segundo acho que tas aqui só para brincar eu não pois levo muito a serio o fórum aqui eu aprendo como também tento tirar as minhas duvidas e ajudo naquilo que sei ou penso que sei pois o fórum serve para mim mas também para outros colegas tirar duvidas e não para aprender a escrever acho eu...
Mas enganas-te se achas que ando aqui a brincar, apenas acho que todos deveriamos estar receptivos as criticas construtivas, pois isso permite-nos crescer. Também aceito as tuas, acredita.
Abraço.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Passando ao lado as questões de português, vamos ao que interessa:hucher Escreveu:Boas electro99 é normal eu não meter virgulas mas acho que entendes-te o que quis dizer não sei por quê que respondes-te isso primeiro não me ajudas-te em nada devias ter ficado calado segundo acho que tas aqui só para brincar eu não pois levo muito a serio o fórum aqui eu aprendo como também tento tirar as minhas duvidas e ajudo naquilo que sei ou penso que sei pois o fórum serve para mim mas também para outros colegas tirar duvidas e não para aprender a escrever acho eu...
Ok sim senhor, é para levar neutro como já referiu, mas qual é o regime da instalação? TT, TN?
Porquê ligar o neutro à terra?
Já agora neutro é terra de serviço e terra é terra de protecção, pode ser por aqui na nomenclatura que exista confusão...
Use e abuse do forum para tirar dúvidas, mas para ajudarmos é preciso que sejam claros na exposição das dúvidas.
-
- Velha Guarda
Pois, foi por isso que eu questioneu o colega, quando lhe respondi pele primeira vez.nelmindo Escreveu:Porquê ligar o neutro à terra?
Já agora neutro é terra de serviço e terra é terra de protecção, pode ser por aqui na nomenclatura que exista confusão...
Boas e obrigada pelas ajudas…
Pois o meu problema é esse não sei qual é a diferencia entre TT-TN gostava de saber?
E gostava de saber onde tirar essa informação se há algum livro que explique essa diferença?
Já agora o neutro não está ligado ao terra mas sim é colocado uma vareta só pró neutro...
A terra é de protecção e o neutro é de serviço mas a duvida que tenho também é que ligamos as varetas terra umas as outras e não sei se é permitido?

Pois o meu problema é esse não sei qual é a diferencia entre TT-TN gostava de saber?

E gostava de saber onde tirar essa informação se há algum livro que explique essa diferença?

Já agora o neutro não está ligado ao terra mas sim é colocado uma vareta só pró neutro...

A terra é de protecção e o neutro é de serviço mas a duvida que tenho também é que ligamos as varetas terra umas as outras e não sei se é permitido?

- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
http://pedro.caldeira.googlepages.com/ligacaoaterrahucher Escreveu:Boas e obrigada pelas ajudas…![]()
Pois o meu problema é esse não sei qual é a diferencia entre TT-TN gostava de saber?![]()
E gostava de saber onde tirar essa informação se há algum livro que explique essa diferença?![]()
Já agora o neutro não está ligado ao terra mas sim é colocado uma vareta só pró neutro...![]()
A terra é de protecção e o neutro é de serviço mas a duvida que tenho também é que ligamos as varetas terra umas as outras e não sei se é permitido?![]()
http://www.prof2000.pt/users/lpa/Esquem ... 0terra.ppt
http://paginas.fe.up.pt/~ee97153/Terras22.htm
Num PT é permitido que as terras sejam ligadas, mas julgo que os valores tem que que ser inferiores a um determinado limite. Nos projectos que tenho visto fala de 1omh...hucher Escreveu:Boas e obrigada pelas ajudas…![]()
Pois o meu problema é esse não sei qual é a diferencia entre TT-TN gostava de saber?![]()
E gostava de saber onde tirar essa informação se há algum livro que explique essa diferença?![]()
Já agora o neutro não está ligado ao terra mas sim é colocado uma vareta só pró neutro...![]()
A terra é de protecção e o neutro é de serviço mas a duvida que tenho também é que ligamos as varetas terra umas as outras e não sei se é permitido?![]()
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Se a terra de protecção tiver uma resistência inferior a 1ohm pode ser ligada a esta a terra de protecção como o colega disse no post anterior!ee02209 Escreveu:Num PT é permitido que as terras sejam ligadas, mas julgo que os valores tem que que ser inferiores a um determinado limite. Nos projectos que tenho visto fala de 1omh...hucher Escreveu:Boas e obrigada pelas ajudas…![]()
Mas se não tens um posto de transformação, não tens que meter varetas, recebes o neutro no cabo de alimentação.
Ricardo Timóteo