Bomba sumersivel dispara o diferencial

Responder
alltecnicas
Curioso
Curioso
Registado: 27 jan 2009, 13:53

Bomba sumersivel dispara o diferencial

Mensagem por alltecnicas »

Agradeço qualquer dica que me possa ajudar.
A bomba foi substituida por fazer disparar o dif. e a comprovar isto, só foi substituida 2 meses depois e neste espaço de tempo nunca disparou.
Agora com a nova dispara uma ou duas vezes por dia em horas completamente diferentes. Mas há dias que não acontece nada.
Esta bomba esta ligada a um deposito de pressão e esta sempre a trabalhar de forma intermenitente conforme o consumo.
O que poderá estar a provocar isto :?:
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Re: Bomba sumersivel dispara o diferencial

Mensagem por admin »

Poderá ser varias coisas ate poderá acontecer que não seja da bomba mas sim do cabo de alimentação o mesmo do diferencial não estar bom .

Mas o mais provável sendo o bomba nova poderá ser mesmo o cabo de alimentação da bomba ter alguma falha de isolamento.

Mas isso só podemos concluir fazendo medições de isolamento.

Espero ter ajudado :wink:
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

o diferencial é unico para a instalação ou tens um diferencial dedicado à bomba?
primeiro passo: saca a bomba fora (do circuito electrico) e mede a Riso do cabo de alimentação ate ao quadro. Está bom?passsa ao passo seguinte
segundo passo: verifica todas as ligações à terra - a ligação ao termostato da bomba ta ligado? continua a disparar?
tenta colocar um diferencial so para a bomba
terceiro passo: se nada disto funcionar entrega a bomba ao fabricante....

alltecnicas Escreveu:Agradeço qualquer dica que me possa ajudar.
A bomba foi substituida por fazer disparar o dif. e a comprovar isto, só foi substituida 2 meses depois e neste espaço de tempo nunca disparou.
Agora com a nova dispara uma ou duas vezes por dia em horas completamente diferentes. Mas há dias que não acontece nada.
Esta bomba esta ligada a um deposito de pressão e esta sempre a trabalhar de forma intermenitente conforme o consumo.
O que poderá estar a provocar isto :?:
Saudações Energéticas
6eo
alltecnicas
Curioso
Curioso

Muito obrigado pelas sugestões.
Aguardo de novo que volte a disparar. Entretanto e depois das possiveis hipoteses, de que já tinha testado hoje reduzi a pressão do pressostato para que o arranque, seja menos forçado.
Quanto ao diferencial não é especifico para a bomba, tem outros circuitos ligados.
Mas como disse durante dois meses que a bomba esteve fora de serviço, isto numca aconteceu (coincidencia ?).
Se houver mais alguma sugestão, fico muito grato, e entretanto vou testar as que me foram sugeridas.
Muitos electrons para todos.
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

[quote="alltecnicas"]
Quanto ao diferencial não é especifico para a bomba, tem outros circuitos ligados.
Mas como disse durante dois meses que a bomba esteve fora de serviço, isto numca aconteceu (coincidencia ?).
quote]

Pois pode ser ou não ás vezes o diferencial já esta a detectar passagem de outros circuitos ( na ordem inferior à sua sensibilidade) e depois liga-se mais um 'produtor de fugas' e ele acaba por disparar.
Coincidências.... geralmente não há!
Saudações Energéticas
6eo
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Podes ter a soma das resistência e depois o diferencial actua.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
alltecnicas
Curioso
Curioso

Volto ao assunto para o qual pedi ajuda.
Hoje posso relatar o que estava a provocar a avaria.
Um relé de nivel com um pequeno transformador interno, estava a provocar esta avaria.
Mais uma vez obrigado pelas vossas respostas que me ajudaram a despistar a avaria.
Bom fim-de-semana.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”