Sobre a colocaçao das varetas terra

Responder
hucher
Curioso
Curioso
Registado: 30 mar 2009, 18:16

Sobre a colocaçao das varetas terra

Mensagem por hucher »

Boas a minha dúvida é a seguinte tenho um prédio com 2 blocos de apartamentos e com 6 lojas no r/c gostaria de tirar uma duvida é que o meu chefe mandou-me ligar as varetas do terra eu espalhei-as e ele mandou ligar umas as outras com isso juntou tudo lojas e coluna de apartamentos eu gostava de saber se é permitido isso ou se cada loja tem que ter a sua ligação a terra e cada bloco ter a sua separada…
Outra duvida o neutro que metesse na terra que distancia tem que ter em relação aos terras?
Onde posso ir buscar esta informação não existe nenhum livro o alguma coisa parecida para que possa tirar este tipo de duvidas?
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Re: Sobre a colocaçao das varetas terra

Mensagem por Electro 99 »

Tu não usas virgulas e pontos finais?
hucher Escreveu:Outra duvida o neutro que metesse na terra que distancia tem que ter em relação aos terras?
Neutro? Tu vais ter algum posto de transformação, para teres terra de serviço?
hucher
Curioso
Curioso

Mensagem por hucher »

Boas electro99 é normal eu não meter virgulas mas acho que entendes-te o que quis dizer não sei por quê que respondes-te isso primeiro não me ajudas-te em nada devias ter ficado calado segundo acho que tas aqui só para brincar eu não pois levo muito a serio o fórum aqui eu aprendo como também tento tirar as minhas duvidas e ajudo naquilo que sei ou penso que sei pois o fórum serve para mim mas também para outros colegas tirar duvidas e não para aprender a escrever acho eu...
Em relação ao neutro é o seguinte tenho 2 armários de distribuição onde alimenta as lojas e os 2 blocos de apartamentos e normalmente coloca-se o neutro ou achas que não?
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

hucher Escreveu:Boas electro99 é normal eu não meter virgulas mas acho que entendes-te o que quis dizer não sei por quê que respondes-te isso primeiro não me ajudas-te em nada devias ter ficado calado segundo acho que tas aqui só para brincar eu não pois levo muito a serio o fórum aqui eu aprendo como também tento tirar as minhas duvidas e ajudo naquilo que sei ou penso que sei pois o fórum serve para mim mas também para outros colegas tirar duvidas e não para aprender a escrever acho eu...
Em relação ao neutro é o seguinte tenho 2 armários de distribuição onde alimenta as lojas e os 2 blocos de apartamentos e normalmente coloca-se o neutro ou achas que não?
Na verdade, podia ter evitado essa parte das virgulas...

Mas enganas-te se achas que ando aqui a brincar, apenas acho que todos deveriamos estar receptivos as criticas construtivas, pois isso permite-nos crescer. Também aceito as tuas, acredita.

Abraço.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

hucher Escreveu:Boas electro99 é normal eu não meter virgulas mas acho que entendes-te o que quis dizer não sei por quê que respondes-te isso primeiro não me ajudas-te em nada devias ter ficado calado segundo acho que tas aqui só para brincar eu não pois levo muito a serio o fórum aqui eu aprendo como também tento tirar as minhas duvidas e ajudo naquilo que sei ou penso que sei pois o fórum serve para mim mas também para outros colegas tirar duvidas e não para aprender a escrever acho eu...
Passando ao lado as questões de português, vamos ao que interessa:
Ok sim senhor, é para levar neutro como já referiu, mas qual é o regime da instalação? TT, TN?
Porquê ligar o neutro à terra?
Já agora neutro é terra de serviço e terra é terra de protecção, pode ser por aqui na nomenclatura que exista confusão...
Use e abuse do forum para tirar dúvidas, mas para ajudarmos é preciso que sejam claros na exposição das dúvidas.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

nelmindo Escreveu:Porquê ligar o neutro à terra?
Já agora neutro é terra de serviço e terra é terra de protecção, pode ser por aqui na nomenclatura que exista confusão...
Pois, foi por isso que eu questioneu o colega, quando lhe respondi pele primeira vez.
hucher
Curioso
Curioso

Mensagem por hucher »

Boas e obrigada pelas ajudas… :)
Pois o meu problema é esse não sei qual é a diferencia entre TT-TN gostava de saber? :?
E gostava de saber onde tirar essa informação se há algum livro que explique essa diferença? :wink:
Já agora o neutro não está ligado ao terra mas sim é colocado uma vareta só pró neutro... :|
A terra é de protecção e o neutro é de serviço mas a duvida que tenho também é que ligamos as varetas terra umas as outras e não sei se é permitido? :?: :D
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

hucher Escreveu:Boas e obrigada pelas ajudas… :)
Pois o meu problema é esse não sei qual é a diferencia entre TT-TN gostava de saber? :?
E gostava de saber onde tirar essa informação se há algum livro que explique essa diferença? :wink:
Já agora o neutro não está ligado ao terra mas sim é colocado uma vareta só pró neutro... :|
A terra é de protecção e o neutro é de serviço mas a duvida que tenho também é que ligamos as varetas terra umas as outras e não sei se é permitido? :?: :D
http://pedro.caldeira.googlepages.com/ligacaoaterra
http://www.prof2000.pt/users/lpa/Esquem ... 0terra.ppt
http://paginas.fe.up.pt/~ee97153/Terras22.htm
hucher
Curioso
Curioso

Mensagem por hucher »

Muito obrigada pela ajuda :D
ee02209
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 jan 2008, 16:02

Mensagem por ee02209 »

Num PT é permitido que as terras sejam ligadas, mas julgo que os valores tem que que ser inferiores a um determinado limite. Nos projectos que tenho visto fala de 1omh...
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

ee02209 Escreveu:
Num PT é permitido que as terras sejam ligadas, mas julgo que os valores tem que que ser inferiores a um determinado limite. Nos projectos que tenho visto fala de 1omh...
Se a terra de protecção tiver uma resistência inferior a 1ohm pode ser ligada a esta a terra de protecção como o colega disse no post anterior!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Mensagem por nokPT »

Mas se não tens um posto de transformação, não tens que meter varetas, recebes o neutro no cabo de alimentação.
Ricardo Timóteo
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”