Orçamento para Projecto Electrico+ITED para Loja comercial
Orçamento para Projecto Electrico+ITED para Loja comercial
Bom dia a todos,
Eu recebi uma proposta de trabalho para fazer 1 projecto ITED+Electrico de 1 loja comercial num shooping com 80m2,que vai funcionar como cabeleireiro.Mas não sei que preços levar.
Estava a pensar 100€ para ITED e 250€ para o electrico que dizem?É pouco ou muito?
Eu recebi uma proposta de trabalho para fazer 1 projecto ITED+Electrico de 1 loja comercial num shooping com 80m2,que vai funcionar como cabeleireiro.Mas não sei que preços levar.
Estava a pensar 100€ para ITED e 250€ para o electrico que dizem?É pouco ou muito?
Re: Orçamento para Projecto Electrico+ITED para Loja comercial
muito fácil... Pergunta qt é que um arquitecto leva e depois dizes eu levo o mesmo, pois ao nível das responsabilidades quem tem mais? o Electrotécnico ou o Arquitecto??
Tentei saber mas ele não diz.Também ja pensei o mesmo. Nós como engenheiros assumimos a responsabilidade por perigos.o arquitecto apenas assume responsabilidade de poluição visual.acml Escreveu:muito fácil... Pergunta qt é que um arquitecto leva e depois dizes eu levo o mesmo, pois ao nível das responsabilidades quem tem mais? o Electrotécnico ou o Arquitecto??
Eu gostava de ter mais consciencia nos preços praticados em vez de dar por estimativa, mas com o tempo aprende-se mas dava jeito haver uma série de regras a seguir para dar orçamentos.
Com todas as normas que se têm de observar nas RTIEBT que são mais rigoras do que anteriormente e tendo em conta todos as "chatices" que poderá ser necessário aturar por parte da entidade ditadora que irá certificar o Projecto (depende do analista que se apanha), mesmo para um projecto pequeno eléctrico, nunca menos de 400 € - 500 €.
Por outro lado, para levar valores mais baixo, significa que uma empregada de limpeza ganha mais que um Engenheiro Projectista.
Para o ITED, depende da complexidade da instalação: Qualquer coisa entre os 150 € e os 250 €.
Uma última nota: As responsabilidades do Arquitecto são também mais do que meramente poluição visual. Só para dar um pequeno exemplo de preocupações dos arquitectos que têm a ver directamente com a segurança das pessoas: altura dos gradeamentos das varandas, inclinação dos declives de rampas, largura das saídas para evacuação dos ocupantes em caso de emergência, garantir a interdição de acesso das crianças quando não vigiadas por adultos a locais perigosos por exemplo, poços, piscinas, salas de máquinas, etc...
Espero que tenha ajudado.
Por outro lado, para levar valores mais baixo, significa que uma empregada de limpeza ganha mais que um Engenheiro Projectista.
Para o ITED, depende da complexidade da instalação: Qualquer coisa entre os 150 € e os 250 €.
Uma última nota: As responsabilidades do Arquitecto são também mais do que meramente poluição visual. Só para dar um pequeno exemplo de preocupações dos arquitectos que têm a ver directamente com a segurança das pessoas: altura dos gradeamentos das varandas, inclinação dos declives de rampas, largura das saídas para evacuação dos ocupantes em caso de emergência, garantir a interdição de acesso das crianças quando não vigiadas por adultos a locais perigosos por exemplo, poços, piscinas, salas de máquinas, etc...
Neste caso não ha rampas nem coisa que se pareça.É 1 loja num shopping.Não tem quase nada de perigo, por isso é que digo.Agora de uma moradia o caso muda muito mais de figura.auriga Escreveu:Com todas as normas que se têm de observar nas RTIEBT que são mais rigoras do que anteriormente e tendo em conta todos as "chatices" que poderá ser necessário aturar por parte da entidade ditadora que irá certificar o Projecto (depende do analista que se apanha), mesmo para um projecto pequeno eléctrico, nunca menos de 400 € - 500 €.
Duzia12 Escreveu:Não sei porque muda de figura!!!!
A razão é que tem mais responsabilidades :
Entradas e rampas para deficientes, WC para deficientes, altura dos gradeamentos das varandas, inclinação dos declives de rampas, largura das saídas para evacuação dos ocupantes em caso de emergência, garantir a interdição de acesso das crianças quando não vigiadas por adultos a locais perigosos por exemplo, poços, piscinas, salas de máquinas, escolha de material que não se degrade-se conforme a zona do projecto, etc...