Qualidade de tubo para instalção ITED

Responder
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Qualidade de tubo para instalção ITED

Mensagem por CAOR »

Boa noite a todos os colegas e agradeço desde já qualquer esclarecimento, a questão é o segunite sabendo eu que o tubo a aplicar a cada tomada para instalação de cabo pare cobre e cooxial o minimo é 20mm interior e liso, só tenho uma ipotse ou Tubo VD ou Isogris 25mm que é duro e tem de ter roços perfundos, o minha duvida é não haverá no mercado um tubo aprovado pelo ITED de secção 25mm interior liso e que seja maleavél de fácil colocação? Cumprimentos
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Qualidade de tubo para instalção ITED

Mensagem por nelmindo »

CAOR Escreveu:Boa noite a todos os colegas e agradeço desde já qualquer esclarecimento, a questão é o segunite sabendo eu que o tubo a aplicar a cada tomada para instalação de cabo pare cobre e cooxial o minimo é 20mm interior e liso, só tenho uma ipotse ou Tubo VD ou Isogris 25mm que é duro e tem de ter roços perfundos, o minha duvida é não haverá no mercado um tubo aprovado pelo ITED de secção 25mm interior liso e que seja maleavél de fácil colocação? Cumprimentos
Não me parece que exista algo que preencha os seu requesitos.

Mas posso atertar que o novo manual do Ited, já facilita os instaladores quando fala nos tubo e refere-se à secção comercial.
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 17 mar 2007, 13:57

Mensagem por ejom »

Colega nelmindo,

Só agora comecei a ler o novo regulamento que está em consulta pública, mas esta questão que se fala entre secção comercial e secção útil não será para que de uma vez por todas deixe de existir a dúvida em relação ao tubo a empregar em obra. Pois já não é a primeira vez que me passam projectos de colegas pelas mãos que ainda vêm com inscrições de 25mm para aplicar a cada tomada para instalação de cabo par cobre e coaxial sendo mínimo é 20mm interior e liso, e é perfeitamente claro no antigo ITED que os valores mencionados em projecto são SEMPRE os valores úteis ( interiores ) dos respectivos tubos. Mas penso que "o habito ainda não conseguiu mudar o monge" e o pessoal ainda continua a referir-se aos diâmetros comerciais.

Em relação ao assunto do tópico realmente não estou a ver um tubo com as características do ERM "Isogris" maleável, mas se não quiser utilizar roços fundos pode sempre utilizar o VD que se fazem bem as curvas com o auxilio a uma mola e utilizar uniões quando passar do tubo VD para o ERM.

Abraço
Abraço.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

ejom Escreveu:...e é perfeitamente claro no antigo ITED que os valores mencionados em projecto são SEMPRE os valores úteis ( interiores ) dos respectivos tubos. Mas penso que "o habito ainda não conseguiu mudar o monge" e o pessoal ainda continua a referir-se aos diâmetros comerciais....

Ora lá está!

no projecto meto sempre uma nota que os tamanhos indicados são os tamanhos comerciais :)
Learning is the goal!!
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Eu nos projectos que faço, os diâmetros dos tubos inscritos são sempre os comerciais,faço os cálculos e uso o comercial mais próximo. Nos desenhos vai uma nota bem visível a avisar que os diâmetros são os comerciais. Para o instalador é muito mais prático.
Darts
Curioso
Curioso
Registado: 11 fev 2008, 20:10

Mensagem por Darts »

atenção que as curvas nao devem exceder os 120º mas a solução de usar tubo VD tambem me parece a mais viavel, e a ANACOM permite utilizar VD20...
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”