Cantina/Cozinha/Refeitório - É necessário material estanque?

Responder
ToninhoFarturas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 dez 2008, 14:26

Cantina/Cozinha/Refeitório - É necessário material estanque?

Mensagem por ToninhoFarturas »

Bom dia,

Gostaria de saber se o material (tomadas e interruptores) a instalarm em Cantinas, Cozinhas, Refeitórios tem de ser estanque ou não.

Gostaria também de saber em que parte do regulamento posso encontrar essa informação.

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar...
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Re: Cantina/Cozinha/Refeitório - É necessário material estanque?

Mensagem por 6eo »

Caro Colega: material estanque tecnicamente não existe portanto se lhe respondesse que sim estaria a induzi-lo em erro e se respondesse que não também.
dou-lhe um exemplo: uma caixa de IP 44 é estanque mas não estanque suficiente para a caixa estanque necessária para colocar numa Banheira de Hidromassagem.
Portanto 'estanque' não é a melhor definição para nos entendermos tecnicamente

Vamos falar de IP's e IK's???

O regulamento trata deste assunto nas classificações externas.

Eu cá costumo quer em projecto quer execução colocar aparelhagem superior ou igual a IP 23. No mercado existe para esta solução material de IP44.
Mas ainda fazia a diferenciação entre Refeitórios, Cantinas e Cozinhas: conforme a sua ventilação e o seu espaço poderia optar por colocar nos Refeitórios e Cantinas material de IP 20 (cada caso é um caso e precisa de uma análise individual)

Espero o ter ajudado sem o baralhar!!!
ToninhoFarturas Escreveu:Bom dia,

Gostaria de saber se o material (tomadas e interruptores) a instalarm em Cantinas, Cozinhas, Refeitórios tem de ser estanque ou não.

Gostaria também de saber em que parte do regulamento posso encontrar essa informação.

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar...
Saudações Energéticas
6eo
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Re: Cantina/Cozinha/Refeitório - É necessário material estanque?

Mensagem por amfys »

Atenção que nas cozinhas dos estabelecimentos classificados como recebendo o público do tipo "empreendimentos turísticos e estabelecimentos similares", leia-se, estabelecimentos de restauração, hotéis, entre outros, devem ser classificadas BE2 de acordo com a secção 801.2.5.1 das RTIEBT. O que obriga a ter no mínimo IP4X.

Recomendo no mínimo IP44.
Responder

Voltar para “Dúvidas”