arranque de motores com escovas e resistencias

zuga
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2009, 16:23

arranque de motores com escovas e resistencias

Mensagem por zuga »

Viva...

Será que alguém me poderá fornecer informação acerca do arranque de motores através de escovas e respectivas resistências?!
Este é um assunto que só ouvi falar e pouco mais :( Penso que as resistencias são para efectuar o arranque suave ou variaação de velocidade, agora os pormenores de diferentes valores e ligação das mesmas não estou muito certo como se faça!

Está-se a falar de motores de GRANDE POTÊNCIA :)
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: arranque de motores com escovas e resistencias

Mensagem por Mário »

Boas, zuga

1- Actualiza o perfil "profile"

2- "Está-se a falar de motores de GRANDE POTÊNCIA"
O que é para ti grande potencia? Havia motores de 10Kw com esse sistema, resistências a seco e ou em óleo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

Mário Escreveu:Boas, zuga

1- Actualiza o perfil "profile"

2- "Está-se a falar de motores de GRANDE POTÊNCIA"
O que é para ti grande potencia? Havia motores de 10Kw com esse sistema, resistências a seco e ou em óleo.

Cump.
Mário
Viva,

As resistências são a seco e estou a falar de potencia de motor de 90KW. Se me puderem elucidar acerca do modo de funcionamento e coisas do tipo... Agradeço :D
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Antigamente não havia arrancadores de estrela-triângulo, era tudo arranque directo e as ligações normalmente em estrela, mas de arranque directo só em pequenos, porque com 10 Kw já eram (alguns) de arranque rotórico, ou seja;

Estator com bobinagem normal, (por norma em estrela), rotor bobinado, onde tinha os anéis (três) e as respectivas escovas onde eram ligados os cabos que iam ás resistências (secas ou em óleo era a mesma coisa, só tinha que haver com a dissipação térmica) e, na caixa das resistências eram postas diversas resistências para se comutar os pontos das resistências, variava entre 4 e 10 pontos.

Ou seja quando se ligava o interruptor ou contactor punha-se tensão na bobinagem do estator, e o cursor das resistencias estava em zero, o veio do rotor não se movia dado que o campo magnetico do rotor se encontrava em aberto, e a corrente absorvida era baixa sem picos (no estator), e a partir desse momento rodava-se o cursor para o 1º ponto e o veio do rotor começava em rotação (muito lento) quando se passava para o 2º ponto ía sempre a ganhar velocidade até se por o ultimo ponto que não era nada mais que os três cabos chantados. Havia ainda em complemento um dispositivo que junto aos aneis chantava mecanicamente os aneis e levantava as escovas.

Atenção que havia rotores com tensão perto dos 200 Voltes.

Fiz muitos testes a motores com rotor bobinado onde não utilizava as caixas das resistências, mas sim com agua, punha um cabo do rotor dentro de agua e com os outros dois na mão ía fazendo variar a resistência da agua com a aproximação dos cabos com barras de cobre nas pontas, isto sempre em testes para se saber a tensão e intensidades do rotor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

É isso mesmo... Já estou relembrado do modo de funcionamento.

Essa do teste de motores de rotor bobinado, ainda não tinha ouvido falar...

Obrigado :wink:
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Montei desses motores em britadeiras. Alguns tinham um motor auxiliar que accionava o veio das resistências. Quando se desligava o motor principal o motor auxiliar voltava à posição original para o arranque seguinte. Onde isso já vai.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Mário Escreveu:Boas

Antigamente não havia arrancadores de estrela-triângulo, era tudo arranque directo e as ligações normalmente em estrela, mas de arranque directo só em pequenos, porque com 10 Kw já eram (alguns) de arranque rotórico, ou seja;

Estator com bobinagem normal, (por norma em estrela), rotor bobinado, onde tinha os anéis (três) e as respectivas escovas onde eram ligados os cabos que iam ás resistências (secas ou em óleo era a mesma coisa, só tinha que haver com a dissipação térmica) e, na caixa das resistências eram postas diversas resistências para se comutar os pontos das resistências, variava entre 4 e 10 pontos.

Ou seja quando se ligava o interruptor ou contactor punha-se tensão na bobinagem do estator, e o cursor das resistencias estava em zero, o veio do rotor não se movia dado que o campo magnetico do rotor se encontrava em aberto, e a corrente absorvida era baixa sem picos (no estator), e a partir desse momento rodava-se o cursor para o 1º ponto e o veio do rotor começava em rotação (muito lento) quando se passava para o 2º ponto ía sempre a ganhar velocidade até se por o ultimo ponto que não era nada mais que os três cabos chantados. Havia ainda em complemento um dispositivo que junto aos aneis chantava mecanicamente os aneis e levantava as escovas.

Atenção que havia rotores com tensão perto dos 200 Voltes.

Fiz muitos testes a motores com rotor bobinado onde não utilizava as caixas das resistências, mas sim com agua, punha um cabo do rotor dentro de agua e com os outros dois na mão ía fazendo variar a resistência da agua com a aproximação dos cabos com barras de cobre nas pontas, isto sempre em testes para se saber a tensão e intensidades do rotor.

Cump.
Mário

Essa da resistencia de água, faz me lembrar um tipo que disse, que fazia um aparelho de soldar, com água, dessa maneira...
Mas agora a sério, já tinha ouvido falar nas resistencias de água, mas nunca as vi. Só quando visitei uma das barragens do Gerês é que vi a monstruosidade que eram... Serviam para realizar o ensaio em carga (em carga!!!) dos alternadores da central. Eles não iam fazer o ensaio com a rede e resistencias convencionais para as potencias em causa, deviam ser enorme, caras e dificies de transportar, para fazer só um ensaio de 10 em 10 anos...
zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

nelmindo Escreveu:Só quando visitei uma das barragens do Gerês é que vi a monstruosidade que eram...
Tinhas que referir essa beldade que tem por nome Gerês! Que tal fazermos um encontro do pessoal cá do fórum numa dessas barragens? Por mim podia ser no Lindoso, pois sempre tive curiosidade de verificar se aquilo é tão grande como dizem :D

Desculpem o offtopic, mas não resisti :wink:
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

Sim já vi...
O da tecnofil não vai dar, pois já tenho algo agendado para o Sabado 20 Junho.
ruisantos
Curioso
Curioso
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Been thanked: 1 time

Mensagem por ruisantos »

Cump.
Mário[/quote]

Ainda hoje existe a funcionar,um sistema identico a esse do seu ensaio.
à uns anos atraz reparei uma avaria numa pedreira(num moinho britador) onde o arranque é feito sem resistencias,mas num reservatorio com uma soluçao misturada com agua(já nao me lembro bem da constituiçao do liquido) em que o rotor atravez de uns "terminais" (que pareciam feitos de umas verguinhas de 6mm!!)estavam mergulhadas na soluçao dentro do tal reservatorio fazendo arrancar "suavemente"o motor,em que depois por varias fases atravez de alguns contactores se ia diminuindo a distancia dos tais "terminais"até ao ultimo contactor em que shuntava o rotor.
Ainda hoje está a funcionar,no mesmo sitio existem outros motores mas com arrancadores suaves electronicos,mas estes meia em meia volta avariam. E este sistema raramente tem avarias,nem os contactores,normalmente sao só as escovas que por causa dos maus contactos nos colectores danificam estes tendo q ser rectificados.
A avaria mais grave q teve foi q o tal reservatorio(tina) rebentou.
danijose
Curioso
Curioso
Registado: 20 jun 2008, 22:48

Mensagem por danijose »

Boas , esse sistema de arranque por resistências deram-me bastantes dores de cabeça á uns anos atrás .
Antigamente e até hoje em dia , mas mais raro era muito usual nos motores de elevação de gruas .
E ainda hoje me lembro de uma 646 da potain com 5 pontos velocidade elevação e que tinha dois motores elevação ligados a uma caixa redutora , no qual perdi horas e horas a trocar resistências e contactos de contactores banhados a prata por causa de um defeito de fábrica .
A dita cuja andou +- 8 anos a fazer uma trepidação bastante anormal nos mores e caixa de elevação e
o problema após diversas intervenções dos tecnicos da potain , encontrei o problema por acaso , na troca de contactos de contactores verifiquei que 1 dos contactores estava com os contactos quase novos , estranho ..... já que todos os outros tinham os contactos todos corroidos .
Não é que no meio de toda aquela fiarada sempre faltou 1 fio que fazia 1 shunt na saida do tal contactor de potência , apartir dai o funcionamento da elevação era 1 brinco .
Desculpem se vops maçei , um abraço e fiquem bem .
JJoseph
zuga
Curioso
Curioso

Mensagem por zuga »

danijose Escreveu:... era muito usual nos motores de elevação de gruas .
E ainda hoje me lembro de uma 646 da potain com 5 pontos velocidade elevação
Ainda à cerca de 2 meses tive um problema também com um bloco de resistências tipo o que falas, numa LIEBEHRR 154. Mas essas resistências funcionam apenas como resistência na alimentação e não como resistência de rotor (e aquecem que se fartam também!)
ruisantos
Curioso
Curioso
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Been thanked: 1 time

Mensagem por ruisantos »

danijose Escreveu:Boas , esse sistema de arranque por resistências deram-me bastantes dores de cabeça á uns anos atrás .
Antigamente e até hoje em dia , mas mais raro era muito usual nos motores de elevação de gruas .
E ainda hoje me lembro de uma 646 da potain com 5 pontos velocidade elevação e que tinha dois motores elevação ligados a uma caixa redutora , no qual perdi horas e horas a trocar resistências e contactos de contactores banhados a prata por causa de um defeito de fábrica .
A dita cuja andou +- 8 anos a fazer uma trepidação bastante anormal nos mores e caixa de elevação e
o problema após diversas intervenções dos tecnicos da potain , encontrei o problema por acaso , na troca de contactos de contactores verifiquei que 1 dos contactores estava com os contactos quase novos , estranho ..... já que todos os outros tinham os contactos todos corroidos .
Não é que no meio de toda aquela fiarada sempre faltou 1 fio que fazia 1 shunt na saida do tal contactor de potência , apartir dai o funcionamento da elevação era 1 brinco .
Desculpem se vops maçei , um abraço e fiquem bem .
Lol!!
Entao e nunca ninguem se apercebeu(visualmente) das falta dos fios na "saida" do contactor?!!
É impressionante como os clientes ficam abismados/surpresos,qndo depois de muitos anos de funcionamento de um equipamento o pomos a funcionar como deve ser...ás vezes já vem mal de fabrica,outras vezes sofreu alteraçoes e que os clientes se acostumam ao sintoma...
danijose
Curioso
Curioso
Registado: 20 jun 2008, 22:48

Mensagem por danijose »

RuiSantos Escreveu :
Lol!!
Entao e nunca ninguem se apercebeu(visualmente) das falta dos fios na "saida" do contactor?!!
É impressionante como os clientes ficam abismados/surpresos,qndo depois de muitos anos de funcionamento de um equipamento o pomos a funcionar como deve ser...ás vezes já vem mal de fabrica,outras vezes sofreu alteraçoes e que os clientes se acostumam ao sintoma...

Boas , é verdade visualmente não se chegava lá derivado da quantidade cablagem sobreposta e também (acho que é ditado ), quanto mais se olha menos se vê , mas é com essas experiências que se aprende , abraço .
JJoseph
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”