Como fazer projecto ao abrigo do novo DL 123/2009

Onibla
Curioso
Curioso
Registado: 18 dez 2007, 00:51

Re: Como fazer projecto ao abrigo do novo DL 123/2009

Mensagem por Onibla »

eng_jersilva Escreveu:"amigo" onibla.. cuidadinho com o respeito que é muito bonito, que eu saiba aqui niguem o tratou mal, nem a si nem a ninguem, contrario de si, apenas me limitei a defender a minha classe. e se realmente quer partcipar de forma digna neste forum então identifique se claramente no seu profile e depois ja tem alguma moral para falar.

abraço João Silva
Exmo. eng_jersilva, utilizando palavras suas, também não o tratei mal, só fiz uma observação sobre a troca de galhardetes que V.Exa. estava a ter, já não era bem defender a classe, era mais ocupar o fórum com coisas sem sentido. Se considerou isso como uma ofensa, longe de mim tal ideia e peço as mais sinceras desculpas. Em relação à ideia de defender a sua classe, tudo bem, mas acha mesmo necessário? Cada um é o que é e as criticas ficam para quem as profere. É preferível deixá-los a falar sozinho e aí sim defende a sua classe.

Com os melhores cumprimentos e novamente desculpas se fui mal interpretado.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

cada um defende a classe como bem entende(com o devido respeito), e quanto a isso ninguem pode criticar nem a mim nem a si, o que ja não acho bem, é vir para aqui chamar de peixeiras a quem bem lhe apetece e a quem nunca lhe faltou ao respeito. foi só isso para que chamei a atenção.

abraço joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
diasarmando
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2009, 17:20

Mensagem por diasarmando »

Será que alguém pode focar o interesse deste Tópico "Como fazer projecto ao abrigo do novo DL 123/2009"??
diasarmando
Curioso
Curioso
Registado: 21 jan 2009, 17:20

Mensagem por diasarmando »

Pelo que já entendi, deveremos fazer da seguinte forma (Confirmado pela ANACOM):
-Conforme o manual de ITED actual, ou seja, o manual antigo.
-Termo de responsabilidade conforme o novo DL

Ainda não tenho confirmado se deveremos ou não incluir as novidades enunciadas no novo DL, nomeadamente orçamentos, domotica, segurança, fibra optica, etc.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

diasarmando Escreveu:Pelo que já entendi, deveremos fazer da seguinte forma (Confirmado pela ANACOM):
-Conforme o manual de ITED actual, ou seja, o manual antigo.
-Termo de responsabilidade conforme o novo DL

Ainda não tenho confirmado se deveremos ou não incluir as novidades enunciadas no novo DL, nomeadamente orçamentos, domotica, segurança, fibra optica, etc.
em relação à fibra óptica em principio não é para colocar até porque ainda não existem ainda regras pra tal!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Boas.

Alguém me sabe dizer se nos novos projectos de ITED as especialidades de Intrusão e de Detecção de Incêndio, etc., já têm de ser parte integrante do projecto ITED? já estão a exigir isto?

ou seja, temos de ter as peças de desenhadas de intrusão e detecção de incêndio, etc., no projecto ITED?

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

joaoosvaldo Escreveu:Boas.

Alguém me sabe dizer se nos novos projectos de ITED as especialidades de Intrusão e de Detecção de Incêndio, etc., já têm de ser parte integrante do projecto ITED? já estão a exigir isto?

ou seja, temos de ter as peças de desenhadas de intrusão e detecção de incêndio, etc., no projecto ITED?

Cumprimentos,

Osvaldo Sousa

até ver, não é necessário
Learning is the goal!!
pedromrsantos
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2008, 14:57
Been thanked: 2 times

Mensagem por pedromrsantos »

Boas,

Alguem sabe quando poderá sair o novo manual ITED?

Pelo novo Decreto-Lei 123/2009 encontra-se escrito que: "Em sede de regime transitório, ou seja, até à entrada em vigor do novo manual ITED, prevêem -se as regras aplicáveis tendo em vista o duplo objectivo de promover a instalação de fibra óptica nos edifícios e evitar a monopolização das infra -estruturas ITED pelo primeiro operador."

Assim enquanto não sair o novo manual ITED as regras mantêm-se segundo o manual antigo...

Com os melhores cumprimentos
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

pelas informações que tenho o novo manual não estará aprovado pela UE nunca antes do fim do ano( provavelmente).

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
FCarrico
Curioso
Curioso
Registado: 02 jan 2008, 21:55

Mensagem por FCarrico »

Boa Tarde a todos.

Segundo palavras da ANACOM (engº Paulo Mendes) que muitos de voces devem conhecer, o manual deve sair em meados de Janeiro de 2010.

Aquilo que eu estou a fazer é fazer o ITED de acordo com o Manual ITEDe 1 de Julho de 2004 e já com o novo termo de responsabilidade do 123/2009.

Continuo a enviar os termos de responsabilidade para a ANACOM, embora o 123/2009 não refira nada disso.

E estou a preparar lentamente memorias, peças desenhadas e a ler com detalhe o novos manuais ited e itur.

Ainda bem que o preço vai subir e espero que deixe de haver técnicos e engenheiros a fazer isso a 50€, o que considero uma vergonha para a classe dos engenheiros.

Ahhh, uma alteração porreira no novo manual é que vamos passar a por os tubos com a designação comercial, assim não há mais enganos e trocas entre os projectos e as obras.

Apetecia-me falar sobre a questão de certificação, mas não vou levantar chamas.... Considero apenas um vergonha este pais.. Mas.. :(

Mais coisas perguntem-me.

Continuação de bom trabalho para todos.

Francisco Carriço
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

pois e o preço vai subir para quanto!!!??? sinceramente penso que devido a concorrencia existente e sendo o mercado que dita a "lei" dos preços isto vai ficar na mesma.. mas é esperar para ver!!..

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
FCarrico
Curioso
Curioso

Mensagem por FCarrico »

Basicamente aquilo que se vai passar a fazer será um projecto ITED de Execução, ou muito perto disso e depende do tempo que demorar a faze-lo, mas certamente que vai dar mais trabalho e por isso poderá custar mais 50€.... Pelo menos..

No entanto o volume de construções está a diminuir, penso que mais vale pensarmos na qualidade e não na quantidade.

Bom trabalho para todos amigos
Cmpts
Francisco Carriço
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

EMAIL DA ORDEM DOS ENGENHEIROS

Informam-se os eventuais interessados que já podem solicitar nos Serviços da Região Centro as declarações para efeitos do ITED/ITUR (Decreto-Lei nº 123/2009, de 21 de Maio, designadamente nos artigos 37.º e 67.º).

Existem duas declarações que serão emitidas de acordo com o seguinte:

Projectistas de ITUR e ITED que sejam possuidores de cartão de projectista do ICP-ANACOM
ou que, não o possuindo, o Colégio de Electrotécnica, após análise do CV declare que possuem competência para o efeito.

Instaladores de ITUR e ITED que sejam possuidores de cartão de instalador do ICP-ANACOM
ou que, não o possuindo, o Colégio de Electrotécnica, após análise do CV declare que possuem competência para o efeito.

Deste modo ao solicitar a declaração os possuidores de cartão do ICP-ANACOM (projectista ou instalador) deverão apresentar o mesmo, os restantes interessados deverão juntar ao pedido o Curriculum Vitae para análise pelo Colégio.
Learning is the goal!!
FCarrico
Curioso
Curioso

Mensagem por FCarrico »

Viva.

Mas isso é para quem não estava ainda inscrito na ANACOM.

Pq há técnicos que não são engenheiros e têm essa habilitação profissional, certo?

Cumprimentos
F. Carriço
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

EngCarrico Escreveu:Viva.

Mas isso é para quem não estava ainda inscrito na ANACOM.
Sim, para quem for Engº e se queira agora inscrever na ANACOM precisa dessas declarações.
Se estas declarações são necessa´rias de incluir em todos os projectos, eu não sei...

Pq há técnicos que não são engenheiros e têm essa habilitação profissional, certo?
Certo.

Cumprimentos
F. Carriço
A vermelho.
Estas declarações são para incluir em todos os projectos?
Alguém sabe?
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”