Maneira prática de ligação de condutor de protecção

Responder
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2009, 21:04

Maneira prática de ligação de condutor de protecção

Mensagem por Riamar »

Mais uma nova questão !
Prende-se com ligação da distribuição do condutor de protecção.
Quadro classe II de isolamento dentro de um tubo metálico com uma sáida para fonte de alimentação colocada topo do tubo metálico dentro de uma caixa metálica com duas portas metálicas. A fonte alimenta um sistema computadorizado.
A ligação do tubo à caixa metálica que tem a fonte e equipamento computadorizado é por parafusos.
Do quadro no tubo levo um cabo VV 3G2.5 até a 3 bornes viking (fase+neuto+terra).
Do lado oposto dos bornes viking levo outro cabo VV 3 G2.5 a ligar à fonte de alimentação.
A questão é:
Será que posso derivar do borne viking de terra 4 condutores de terra ( 1 dentro do cabo VV3G2.5 que liga à fonte, outro ao chassis da caixa metálica, outro a ligar um à porta da frente e outro a ligar à poreta da rectaguarda?
Assim sendo quais as secções de condutor de terra a utilizar e se deverá ser rigido ou flexivel.
Uma vez que o tubo liga à caixa metálica por parafusos estava a pensar ligar logo o tubo à terra no borne do ligador amovível.
Assim o ligador amovível dum lado teria a ligação do piquet (vareta) de terra e do outro lado teria um condutor de terra de 6 mm para o quadro e outro condutor de terra de 6 mm para a ligação do tubo à terra num parafuso soldado no tubo.
Também quantos condutores posso derivar com ligação no amovivel ? (já tenho lá ligados os dois de 6 mm será que posso lá ligar mais condutores de terra? quantos, que secções, flexiveis e rigidos?

Obrigado
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Re: Maneira prática de ligação de condutor de protecção

Mensagem por 6eo »

Vou tentar ajudar:
Por lei é possivel no mesmo aperto mecânico apertar 4 condutores (iguais ou adjacentes) até 4 mm^2 e 2 (igauis ou adjacentes) para diiametros superiores.
Numa situação idêntica o que costumo fazer é sustituir o ligador viking por um borne daqueles que se usa nas caixas de coluna para o codutor de protecção: está a ver ao que me refiro?
Agoara basta saber se tem espaço.
O cabo pode ser rigido ou flexivel
Senão os ligadores Wago (ou equivalente lol) fazem sempre milagres
Riamar Escreveu:Mais uma nova questão !
Prende-se com ligação da distribuição do condutor de protecção.
Quadro classe II de isolamento dentro de um tubo metálico com uma sáida para fonte de alimentação colocada topo do tubo metálico dentro de uma caixa metálica com duas portas metálicas. A fonte alimenta um sistema computadorizado.
A ligação do tubo à caixa metálica que tem a fonte e equipamento computadorizado é por parafusos.
Do quadro no tubo levo um cabo VV 3G2.5 até a 3 bornes viking (fase+neuto+terra).
Do lado oposto dos bornes viking levo outro cabo VV 3 G2.5 a ligar à fonte de alimentação.
A questão é:
Será que posso derivar do borne viking de terra 4 condutores de terra ( 1 dentro do cabo VV3G2.5 que liga à fonte, outro ao chassis da caixa metálica, outro a ligar um à porta da frente e outro a ligar à poreta da rectaguarda?
Assim sendo quais as secções de condutor de terra a utilizar e se deverá ser rigido ou flexivel.
Uma vez que o tubo liga à caixa metálica por parafusos estava a pensar ligar logo o tubo à terra no borne do ligador amovível.
Assim o ligador amovível dum lado teria a ligação do piquet (vareta) de terra e do outro lado teria um condutor de terra de 6 mm para o quadro e outro condutor de terra de 6 mm para a ligação do tubo à terra num parafuso soldado no tubo.
Também quantos condutores posso derivar com ligação no amovivel ? (já tenho lá ligados os dois de 6 mm será que posso lá ligar mais condutores de terra? quantos, que secções, flexiveis e rigidos?

Obrigado
Saudações Energéticas
6eo
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riamar »

Obrigado pela ideia.
Poderei até utilizar uma barra de terra fixada em calha DIN e aí ligar os condutores que quizer com as secções que quizer.
Mas o facto é que os condutores de terra penso que pelo 413 e 414 das RTIEBT terão que ser de 4 mm2 se não protegidos mecânicamente ou 2.5 mm2 se protegidos mecânicamente.
O que significa aqui protegido mecânicamente?
É que o cabo de alimentação é de 3G2.5 e o seu condutor de terra não poderá ficar protegido mecânicamente.
Agradecia opiniões.

Obrigado
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Mensagem por mpinto »

Riamar Escreveu:Obrigado pela ideia.
Poderei até utilizar uma barra de terra fixada em calha DIN e aí ligar os condutores que quizer com as secções que quizer.
Mas o facto é que os condutores de terra penso que pelo 413 e 414 das RTIEBT terão que ser de 4 mm2 se não protegidos mecânicamente ou 2.5 mm2 se protegidos mecânicamente.
O que significa aqui protegido mecânicamente?
É que o cabo de alimentação é de 3G2.5 e o seu condutor de terra não poderá ficar protegido mecânicamente.
Agradecia opiniões.

Obrigado
A solução para ligar o condutor não é o seu problema. A questão é: o quadro tem que ser classe II de isolamento? Se sim, ao ligar o invólucro à terra e fixar-lhe um tubo metálico que deve ser ligado à terra, aquele deixa de ser classe II. Veja 232.8 e 237.3 das RTIEBT. Se não, retiro o que foi dito.
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riamar »

Obrigado mpinto pela sua atenção.
No post anterior queria dizer 543 (543.1.2 a 543.1.4) sobre a questão da protecção ou não protecção mecânica do condutor de protecção.
Agora, o que eu vou fazer no quadro classe II colocado dentro do tubo não é ligar o quadro à terra, é sim ligar o condutor de terra do cabo de alimentação (de 3 G2.5 que parte do quadro classe II) ao ligador amovivel (isto é à terra) através de um borne apropriado no quadro classe II, para que tenha terra disponível na caixa metálica colocada em cima do tubo, transportada pelo cabo 3G2.5 .
Será que estou errado? Vou ler amanhã o 232.8 e o 237.3 já que não tenho aqui o manual das RTIEBT.
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riamar »

Acrescento que o quadro classe II é totalmente fabricado em PVC e portanto não tem qualquer parte metálica.
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Na realidade existem quadros metálicos que são classe II, basta para isso que todo o interior seja em matrial isolante, normalmente PVC.
Riamar Escreveu:Acrescento que o quadro classe II é totalmente fabricado em PVC e portanto não tem qualquer parte metálica.
Última edição por rebelocruz em 04 jun 2009, 17:01, editado 1 vez no total.
Cpt

Rebelo Cruz
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riamar »

Este quadro não tem qualquer parte metálica é fabricado totalmente em PVC.
Logo o invólucro deste quadro não pode ser ligado à terra e portanto se eu tiver dentro do quadro um barramento de terra aplicado em calha DIN onde vou ligar os condutores de protecção de todos os circuitos instalados no quadro e também onde trago o condutor de terra vindo do borne do amovivel a ligar a esse barramento em calha DIN neste quadro, não me parece que por ter este sistema o quadro perca a classe II de isolamento.
Não é verdade? Agradeço respostas se fazem favor.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Mensagem por mpinto »

Bom. Então não há problema. Quando referiste que querias ligar a porta pensei que era a do quadro que nesse caso seria metálico classeII, tb existe. Mesmo assim as regras permitem ligar aparelhos classe II à terra quando disso depende o seu bom funcionamento etc...
De qualquer maneira não perdes nada em ler os pontos que referi.
Ab.
Riamar
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Riamar »

Claro que irei ler mpinto. A porta do quadro é também de PVC.
A minha dúvida é de facto a seguinte:
Dado que o tubo metálico onde está aplicado o quadro classe II no seu interior a 1 metro de altura e a caixa metálica com duas portas que contém equipamento informático e está colocada no topo do tubo metálico a 3 metros de altura são ligados por parafusos ( o tubo e a caixa metálica) então eu queria utilizar o condutor de protecção verde/amarelo do cabo 3G2.5 que vem do quadro Classe II (instalado no tubo) até à caixa metálica que contém equipamento informático, para poder derivar o condutor de protecção para o chassis e as duas portas dessa caixa metálica e também para a massa do equipamento informático.
Mas será que não entra aqui o 543 (543.1.2 a 543.1.4) das RTIEBT sobre a questão da protecção ou não protecção mecânica do condutor de protecção, implicando utilizar condutor de 4 mm2.
Outra questão será que por o tubo e a caixa metálica serem peças diferentes mas unidas, ligadas por parafusos fortes terei que as ligar entre si por um condutor de protecção (equipotencialidade) ou bastará utilizar o condutor de protecção do cabo 3G2.5 para fazer assim todas as ligações à terra (massas metálicas)?

Agradeço opiniões

Obrigado
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”