Situação dificil em coluna montante

Responder
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Has thanked: 1 time
Been thanked: 8 times

Situação dificil em coluna montante

Mensagem por CAOR »

Boa noite a todos os colegas e gostaria da v/opinião sobre este trabalho para orçamento.
Coluna de prédio!
1º Alteração da cablagem existente por novos, na tubagem existente! Prédio ainda em tubo penso chamado tubo bermem? mais de 50Anos, condominio não quer abrir roços ou tubagem ou cablagem exterior!
2º Contadores actualmente em cave dentro de compartimento onde existe a portinhola da EDP e uma caixa grande com diversos circuitos de protecção a cada contador de cada habitação metade directos outros ainda protegidos c/fusiveis tipo 1420. os contadores (12 mais serviços comuns c/elevador) uns trifásicos outros monofásicos querem que passem para monófásicos uma vez que é tudo para habitação e alguns inquilinos tem contadores trifásicos porque lhes disseram que era melhor? mas ficaram limitados porque ficaram com 10A por fase onde está sempre a disparar o diferencial da EDP onde podiam ter 30A monofásicos! por isso a razão de passar tudo para monofásico! por isso pretendem um quadro centralizado para contadores, barramento e corte geral! no mesmo sítio dos existentes.
2º Informação da EDP a Portinhola além do reforço tem de passar para a entrada do prédio que é no R/C levando um corte geral e quadro colunas para alimentar os serviços comuns e o quadro central dos contadores na cave.

3º A dúvida no meu parecer é o seguinte!

--- Não podendo ter projecto! uma vez que querem aproveitar a tubagem existente! não podendo ter certificação da Certiel! pelos motivos descritos, qual o procedimento para resolver este trabalho?

Cumprimentos.
apb
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 22:41

Re: Situação dificil em coluna montante

Mensagem por apb »

Boas, por decreto havendo alteração de ramal e consequentemente alteração de potencias, trifasico para monofásico, hà a imposição de nova certificação, já para não mensionar que caso a EDP não queira assumir pode tambèm exegir uma certificação. Desde já digo que não lhe invejo a sorte, no entanto penso que seria melhor informar o condominio quais os riscos que correm em não executar as instalações de acordo com a legislação. Sei que é mais facil falar do que fazer e haverá sempre alguem que irá aparecer e executar conforme eles querem, mas hà que ter brio.

Boa sorte
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Se todos têm 3x10, querem passar para 1x30 em princípio a potência total seria a mesma. Fazendo as obras (mudança de local da baixada e contadores, coluna etc)e falando com a EDP em princípio não seria necessário projecto nem certificação pela CERTIEL. Penso que a existir isso implicaria a certificação das habitações.
Salvo opinião mais credível, acho que os clientes querem o que querem por falta de informação ( desculpe, não será este o caso) até que, bem elucidados, acabam por concordar com o técnico.
Boa sorte no trabalho.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

CAOR Escreveu:Boa noite a todos os colegas e gostaria da v/opinião sobre este trabalho para orçamento.
Coluna de prédio!
1º Alteração da cablagem existente por novos, na tubagem existente! Prédio ainda em tubo penso chamado tubo bermem? mais de 50Anos, condominio não quer abrir roços ou tubagem ou cablagem exterior!
2º Contadores actualmente em cave dentro de compartimento onde existe a portinhola da EDP e uma caixa grande com diversos circuitos de protecção a cada contador de cada habitação metade directos outros ainda protegidos c/fusiveis tipo 1420. os contadores (12 mais serviços comuns c/elevador) uns trifásicos outros monofásicos querem que passem para monófásicos uma vez que é tudo para habitação e alguns inquilinos tem contadores trifásicos porque lhes disseram que era melhor? mas ficaram limitados porque ficaram com 10A por fase onde está sempre a disparar o diferencial da EDP onde podiam ter 30A monofásicos! por isso a razão de passar tudo para monofásico! por isso pretendem um quadro centralizado para contadores, barramento e corte geral! no mesmo sítio dos existentes.
2º Informação da EDP a Portinhola além do reforço tem de passar para a entrada do prédio que é no R/C levando um corte geral e quadro colunas para alimentar os serviços comuns e o quadro central dos contadores na cave.

3º A dúvida no meu parecer é o seguinte!

--- Não podendo ter projecto! uma vez que querem aproveitar a tubagem existente! não podendo ter certificação da Certiel! pelos motivos descritos, qual o procedimento para resolver este trabalho?

Cumprimentos.

Boas,

Em minha opinião acho que poderias separar esta empreitada em duas fases isto para salvaguardar a tua parte,
porque uma coisa é mudar os contadores de local ou substituir a velha contagem por uma nova outra é fazer o
que acabei de mencionar e ainda alterar os contratos de energia mesmo mantendo a mesma potência.

1º se possível acho que as fracções com contrato trifásico deveriam passar a monofásico, isto seria tratado
entre os inquilinos e a EDP, claro que terá de se ter em conta a intervenção no quadro da habitação de mudar
a aparelhagem trifásico para monofásico.

2º com o ponto 1 resolvido o teu trabalho consiste apenas em substituir a existente contagem por uma nova
com o tal painel de centralização de contadores nada terás a ver com contratos de energia pois nesta fase
não têm qualquer alteração.

Mas tens de ter mais aspectos em conta como o ramal de entrada da EDP passar a ser efectuado noutro local,
as quedas de tensão numa instalação com contagem centralizada a distância entre a origem da instalação e a
fracção não podem ser muito grandes, se o contador dos serviços comuns estiver incluido no painel de contagem
talvez não seja necessário colocar Q. Colunas bastando ter uma portinhola uma vez que terás apenas uma saída,
especial atenção ás caixas da classe II.
Última edição por amoreira em 28 mai 2009, 01:27, editado 1 vez no total.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Boa solução.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

O meu obrigado a todos os colegas que deram a sua opnião e como podem ver é um trabalho complicado, pelo especto actual (só vendo) mas tem de se fazer o trabalho, e a solução que tenho para fazer este trabalho é o seguinte! uma vez que não existe aumentos de potência, para a EDP é apenas fazer o pedido de alteração de ramal para a entrada uma vez que está na cave, e passar alguns contadores de trifásico a 10A para 30A monofásicos, o que penso executar é o seguinte.
1º -Tentar enfiar novos condutores tipo V10 o mais finos (não sei o que vou encontrar na tubagem existente) que dá até os 45A/Monofásicos.
2º - Um quadro novo centralizador de contadores para 12 apartamentos com corte 125A para 12 apartamentoscom para uma potência prevista de 10,35A cada, (actualmente estão em bases de madeira na parede).
3º - Colocar um quadro de colunas na entrada principal do prédio, com corte de 125A com uma saida de 100A para o quadro centralizador dos contadores na cave que tem uma distância de perto(8-Mt fica por baixo) e uma saida para os serviços comuns com potência de 13,8 KVA (tem um elevador), contador a ficar junto ao quadro existente.
4º - Execução de nova terra no r/c junto da Entrada do prèdio.
5º - Enfiar a nova cablagem até casa das máquinas e colocar novo quadro na casa das máquinas.
6º - Novo quadro serviços comuns.
7º - Enfiar nova cablagem da iluminação da escada.

E mais uma vez peço que dem o seu parecer para tentar resolver este trabalho.
Cumprimentos.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Boas,

Penso que estás a pensar bem em deixar as coisas preparadas para os 10,35kVA em todas
as habitações mas verifica os cálculos porque os 100A para protecção ao painel de centralização
de contadores não chega.

12x10,35x0,56=69,55kVA (100,39A).... é por pouco mas sugiro que coloques 125A.

No quadro de colunas será constituído por uma caixa tipo GC + PE.

No mínimo terás de ter tubagem Ø32 para passar as várias canalizações entre o painel e as respectivas
fracções e H07V-U3G16 em vez do H07V-U3G10 que mencionaste, bem sei que deixei aqui umas tabelas
que mencionam fio V10 para 10,35kVA mas está errada apesar de ter sido tirada de um livro novo.

O QSC que vais substituir não esqueças que tem de ser classe II.

Vê o anexo!
Anexos
001.rar
(1.66 MiB) Transferido 178 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Há um artigo nas RTIEBT em que para instações antigas pode usar-se uma tubagem, com diâmetros inferiores.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Boa noite a todos os colegas que participaram neste forum e apresento os meus agradecimentos pelo mesmo. no facto a instalação já existente e que hoje comecei os enfiamentos na qual verifiquei que o tubo e Bermem antigo é de 25mm e condutores em embebidos em pano de 4mm.
Com alguma dificudade enfiei condutores três de 10mm tipo HO7V-R o que no meu parecer não tinha ipotse de enfiar de 16mm, já foi dificil enfiar os de 10mm quanto mais os de 16mm!, segundo o regulamento antigo o fio de 10mm dava até 0s 45A momofásicos! o que se pretende pelos comdominios, como não vai existir pedidos de reforço de ramal mas sim alteração do ramal da cave para entrada do prédio, penso que a mesma não carece de de certificação pois existe contadores em todos os condominios, ( o amigo Duzia 12 podia e agradecendo desde já informar qual o nº do Artº ?) no caso da informação do amigo Amoreiras a protecção no quadro colunas de 125A o corte seria de 125A tambem? mais uma vez agradeço a todos as dicas para a resolução deste trabalho.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

É verdade que pelo antigo regulamento os fio de 10mm^ servia perfeitamente, ainda hoje é
suficiente, mas pelas RTIEBT que é por aqui que todos se têm de guiar e esquecer de vez
o antigo e com influencias da CERTIEL (ou não) impõem secção de 16mm^, a única justificação
é que se a pessoa quiser pedir 13,8kVA em monofásico a instalação já está preparada.

O diâmetro que mencionei de Ø32 já é para instalação existente para uma instalação nova
teria de ser Ø40.

Nas contas que fiz o corte geral de 125A servia pois no total temos cerca de 83,35kVA (120,8A)

Se percebi bem o 1º tópico existem fracções com 6,9 trifásico mas que vão passar a monofasico
mantendo a potência, o que pretende é deixar a possibilidade de alguém pedir até 10,35kVA.

Pela minha experiência (em projecto) pelo que tenho visto nunca será possível pedir essa potência
se a instalação não estiver de acordo com as RTIEBT.

Só para ter uma ideia se um dos inquilinos amanhã quiser pedir aumento de potencia de 6,9kVA para
10,35kVA independentemente se será necessários qq tipo de alteração na estrutura da coluna vai-lhe
ser exigido que apresente um projecto da instalação.

E não é preciso muito basta instalarem uma placa eléctrica no fogão e como sabemos muitas delas
consomem cerca de 6Kva.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

condominio não quer abrir roços ou tubagem ou cablagem exterior!

Afinal como vão fazer a obra, os cabos devem ser de 4mm^2, mesmo que seja XV-10mm^2??????????
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Sim amigo Duzia 12 eles próprios dizem que não querem cabos por fora ou roços, o prédio é antigo e é para conservar a traça antiga existente o que apena s admitem é a passagem da portinhola para a entrada do R/C.
Tenho andado esta semana a tentar enfiar novos condutores a 3X10 mm e vejo-me arrasca pela distancia entre quadro e cave onde está os contadores (vários com o diferencial pegado da EDP) os enquilinos quando dispara o diferencial tem de vir cá á cave, só visto, mas não querem certificação do trabalho! o que faço? vou fazendo a alteração de cablagem!
Outra situação é descelagem os contadores que estou a fazer sem outorização da EDP pois como os colegas devem saber a EDP só faz pedidos de descelagem até 8 dias e como e um trabalho que deve demorar mais de um mês, alguma coisa ainda sobra para mim, pois onde vai ficar a baterir de contadores tenho de deixar pontas com mais de 3 metros para a nova bateria de contadores se faço o pedido de selagem vem os condutores enrolados e não sei se selam!
bem baterm não devem, mas entalarme são capazes, como disse coluna dificil!.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Boas,

Uma vez tive de passar o contador de habitação onde moro para o exterior,
o electricista fez 1º o trabalho todo só no fim fomos lá pedir autorização
para descelagem do contador, penso que se não houver contratempos
por ai não vai haver problemas.... só se for o gajo que for ai contar a energia
der conta disso e fizer uma exposição à EDP, o melhor é ninguém lhe abrir
a porta. 8)

Como vai fazer com os limitadores de potência da EDP?... mudar para dentro
da habitação não é?... são daqueles muito antigos ou são destes mais recentes,
o tipo da EDP que veio cá selar depois da obra concluída substituiu o velho
limitador mas disse-me não não fazia sempre isso só que no meu caso o antigo
tinha 25 anos.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por CAOR »

Os meus cumprimentos a todos os colegas internevientes! os limitadores da EDP são todos novos, e hoge fui já pedir a alteração da portinhola para a entrada ou seja da cave para a entrada do edificio( sem reforço de ramal) assim como a selagem de alguns dos contadores e diferenciais que alterei para cada apartamento vão lá já amanhã (serviço rápido)
amanhã logo vejo o que os técnicos dizem da situação.
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Mensagem por 6eo »

Já há solução?

Mas mudança de contador, de trifásico para monofásico e mudança de portinhola com a justificação de edifício antigo penso ser suficiente para EDP (que agradece o melhoramento das instalações de alimentação) sem a necessidade de certificar. Tenho um caso idêntico num antigo mercado - so não me deixaram 'mexer' nas potencias absolutas

estou curioso!
Saudações Energéticas
6eo
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”