Eolica caseira com alternador de carro

6eo
cartão vermelho
cartão vermelho
Registado: 22 out 2008, 16:04

Eolica caseira com alternador de carro

Mensagem por 6eo »

Ola Colegas!

Tenho um alternador de carro que pretendo utilizar para fazer uma eólica caseira.
atendendo que ele esta preparado para trabalhar a 2000rpm será a escolgha ideal?
haverá outro tipo de motor DC 'no lixo' que serva melhor para este brinquedo?

Saudações Energéticas
Saudações Energéticas
6eo
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Contacto:

Re: Eolica caseira com alternador de carro

Mensagem por PauloMalas »

Ás 2000rpm debita a potencia total? parece-me que nao

um alternador é bom porque ja possui a electronica de regulação necessaria á carga das baterias, mas tem atenção que o alternador nao funciona por si só, ele necessita de ser excitado para produzir energia ( por alguma razao existe a lampada de funcionamento de carga nos quadrantes dos carros)
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho

Mensagem por 6eo »

Boa Noite!
Antes demais obrigado pela resposta.
Sendo assim haverá outra solução mais viável?
Saudações Energéticas
6eo
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

6eo Escreveu:Boa Noite!
Antes demais obrigado pela resposta.
Sendo assim haverá outra solução mais viável?
Boas
Estou a desenvolver um projecto identico, e para inicio estou a usar o motor da ventoinha do radiador de uma mercedes vito. Se conheceres bate-chapas, eles mudam muitas vezes motores dos radiadores por terem pás partidas, mas como a nós interessa é o motor., é 5*.
Por norma, este tipo de motores são de magneto permanentes, o que faz deles aparelhos similares aos dinamos.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Podem procurar no google, que vão encontrar diversos testes e ensaios, e cada um diferente do outro.

Há um que usa os iman`s em axial em vez de radial, tem a possiblidade de poder variar a "força" consoante o vento.

Os alternadores dos automóveis são de corrente alternada, como o seu proprio nome indica.

As ventoinhas das Vitos e não só "outras" só sai corrente continua.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
marcellomartins
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2008, 11:06

Mensagem por marcellomartins »

O alternador já rectifica para corrente continua, senão o que iria ser das baterias dos nossos carros?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas marcellomartins

"O alternador já rectifica para corrente continua, senão o que iria ser das baterias dos nossos carros?"

Como o próprio nome diz, Alternador, que vem de alterna, produz corrente sinusoidal.

Os alternadores de automóveis (são trifásicos) têm uma placa com 3 + 3 diodos que fazem a rectificação da corrente para positivo e negativo, daí não estragarem muito a bateria.

Os automóveis antigos + ou - antes de 1970 tinham dinamos e estes sim eram de corrente continua.

Para ensaios costumam alterar as ligações da bobinagem.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mário Escreveu:...
As ventoinhas das Vitos e não só "outras" só sai corrente continua.

Cump.
Mário
Boas
Na verdade, os motores de ventoinhas de radiador, geram corrente continua, mas não há desvantagem, desde que o circuito de conversão não fique muito distante da eólica. Não adianta ter o gerador a produzir corrente alterna, se não se poder usar como sai do gerador. Os geradores de corrente alterna, variam a frequência proporcionalmente com a velocidade de rotação, logo, não se pode aproveitar de forma directa. Para se poder usar a corrente directa, teriamos de trabalhar com um sistema de aerogerador com pitch variavel e controlo de velocidade, que em projectos caseiros, estão praticamente fora de questão, devido a complexidade e nivel dispendioso.
Só para terminar, andei na semana passada a instalar dois aerogeradores de 2500w cada, que embora gerem 250v ac, passam por uma ponte que os rectificam para continua, e so depois em continua é injectada no conversor para gerar os 230v ac para injectar na rede publica.
marcellomartins
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2008, 11:06

Mensagem por marcellomartins »

Mário Escreveu:Boas marcellomartins

"O alternador já rectifica para corrente continua, senão o que iria ser das baterias dos nossos carros?"

Como o próprio nome diz, Alternador, que vem de alterna, produz corrente sinusoidal.

Os alternadores de automóveis (são trifásicos) têm uma placa com 3 + 3 diodos que fazem a rectificação da corrente para positivo e negativo, daí não estragarem muito a bateria.

Os automóveis antigos + ou - antes de 1970 tinham dinamos e estes sim eram de corrente continua.

Para ensaios costumam alterar as ligações da bobinagem.

Cump.
Mário
Pois produz corrente alternada, mas o que tentei dizer, foi que os alternadores têm placa de diodos e um regulador de tensao para tornar essa corrente continua... O que faz do alternador um bom instrumento para energia eólica nao é?

Peço desculpa se digo algo de errado, estou aqui é para aprender com quem mais está dentro do assunto ;)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alternador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

marcellomartins Escreveu: Pois produz corrente alternada, mas o que tentei dizer, foi que os alternadores têm placa de diodos e um regulador de tensao para tornar essa corrente continua... O que faz do alternador um bom instrumento para energia eólica nao é?

Peço desculpa se digo algo de errado, estou aqui é para aprender com quem mais está dentro do assunto ;)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alternador
Reboas
Os alternadores têm algumas desvantagens ao serem usados nestes sistemas porque para gerarem energia, precisam de uma alimentação de alguns amperes e alem disso fazem um atrito muito grande quando estão a gerar. A solução é alterar o rotor do alternador para um rotor de magnetos permanentes, e se possivel, alterar a bobinagem dos enrolamentos para produzir maior voltagem com menos corrente, deixando o sistema com menos atrito.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas marcellomartins

"Pois produz corrente alternada, mas o que tentei dizer, foi que os alternadores têm placa de diodos e um regulador de tensao para tornar essa corrente continua... O que faz do alternador um bom instrumento para energia eólica nao é?"

Os diodos é só para rectificar de ac para dc.
O regulador de tensão, regula a tensão e intensidade injectada no rotor.

"Peço desculpa se digo algo de errado, estou aqui é para aprender com quem mais está dentro do assunto ;)"

Não vejo razão para pedir desculpa.

Um alternador de automóvel de 30Amp (dos pequenos) possivelmente será necessário umas pás com 2500 a 3000 de diâmetro para que com pouca velocidade do ar, tenha força suficiente para o fazer rodar, dado que o regulador de automóvel regula até aos 14.8V (quando fica quase a zero) o que acontece é que quando não houver vento com força, vai ficar "amarrado"

Andam para aí alguns projectos viáveis.

Um deles trabalha com pás do tipo que era usado nas bombas de agua, (nos campos) e acciona uma bomba hidráulica que por sua vez acciona um motor hidráulico que está ligado a um alternador.
Este sistema foi usado em África dado que quando o vento era muito a bomba hidráulica fazia o corte, e o motor hidráulico mantinha muito constante a velocidade, isto à mais de 20 anos.

Cump.
Mário
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas Patinhofeio

Actualiza o perfil.

"Os alternadores têm algumas desvantagens ao serem usados nestes sistemas porque para gerarem energia, precisam de uma alimentação de alguns amperes e alem disso fazem um atrito muito grande quando estão a gerar."

Quanto a mim o alternador tem vantagem.

" A solução é alterar o rotor do alternador para um rotor de magnetos permanentes, e se possivel, alterar a bobinagem dos enrolamentos para produzir maior voltagem com menos corrente, deixando o sistema com menos atrito."

Qualquer motor eléctrico trifásico onde seja alterado o rotor ( gaiola de esquilo) por um com íman permanente vai produzir electricidade.
Se a experiência for com um motor HIM ((híbrido (Leroy Sommer)) podem ter os melhores resultados.

Cump.
Mário
electricistaat
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 nov 2008, 22:25

Mensagem por electricistaat »

Eu acho que atenção maior deveria ser nas caracteristicas fisicas de la turbina eolica, Diametro rotor, revoluçoes, controle de velocidad e a energia media a gerar.
O alternador é uma boa alternativa, mesmo que faça uso de energia para exitação, mas tb seria bom por um sistema controle da exitação, só quando a rotação esteja no valor nominal e seja desligada quando esta fosse menor o igual ao 50%.
A energia entregue perlo alternador de carro é corrente direta.CD.
Carlos Alberto
6eo
cartão vermelho
cartão vermelho

Mensagem por 6eo »

Epá vi uma muito fixe esta semana com um desmultiplicador de uma scooter e um assador de frangos. tava mesmo muito fixe... so que nao ligava mais do que um painel de led's.... hehe
Saudações Energéticas
6eo
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

electricistaat Escreveu:Eu acho que atenção maior deveria ser nas caracteristicas fisicas de la turbina eolica, Diametro rotor, revoluçoes, controle de velocidad e a energia media a gerar.
O alternador é uma boa alternativa, mesmo que faça uso de energia para exitação, mas tb seria bom por um sistema controle da exitação, só quando a rotação esteja no valor nominal e seja desligada quando esta fosse menor o igual ao 50%.
A energia entregue perlo alternador de carro é corrente direta.CD.
Carlos Alberto
Os alternadores são controlados pelo regulador de tensão que assim a baixa rotação é aplicada maior tensão de exitação (ou a tensão necessária para manter os 13,8V +-) ....aumentado as rotações faz o inverso.
O alternador é uma boa alternativa o único problema será mecánico .....interligar com a turbina.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”