fonte de alimentação pc queimada.

Responder
carlos manuel
Curioso
Curioso
Registado: 04 out 2007, 21:39

fonte de alimentação pc queimada.

Mensagem por carlos manuel »

Boas.
O meu problema com a fonte de alimentação dos pcs e monitores foi que se qeimaram, pelo seguinte.
Eu tinha um problema no diferencial que de volta e meia desligava, então eu desliguei as terras e o neutro e liguei o diferencial, e o que aconteceu a seguir foi que as fontes fritaram completamente. Já pedi explicação e disseram-me que por ter o neutro desligado e a terra as maquinas receberam uma baixa tensão (que foi medir e era de 50 v) por isso queimaram, mas como eu fiquei com duvidas em relação a isso porque so estava a fase ligada, gostava de saber a vossa opinião. obrigada.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: fonte de alimentação pc queimada.

Mensagem por Mário »

Boas

A instalação é trifásica?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

1º se volta e meia o diferencial desligava, o teu problema não deve ser no diferencial. Será na instalação ou em alguma máquina. É o mais provável.
2º Se a tua instalação é trifásica e desligas o neutro, podes ter a certeza que os receptores menos potentes vão sofrer as consequências.
3º Se é monofásica tinha que existir uma passagem à terra num desse circuitos para que a corrente se fechasse por ela. Nesta situação, era pouco provável a avaria da fonte se o diferencial funcionar.
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Como já foi dado a entender, nunca se deve desligar o neutro numa instalação deixando só a fase. Para testes, ou se desliga a fase, a terra, ou fase e neutro.
O facto do diferencial desligar, pode ser provocado pela fonte. Para fazer o teste, bastava desligares o terra na tomada que alimenta a fonte.
As fontes têm uns filtros para descarregar interferências à terra, e por vezes queimam, fazendo ligação à terra. Se na tua zona a tensão for elevada(tipo perto de 250 V) é possível que seja esse o problema que faz disparar o diferencial.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
carlos manuel
Curioso
Curioso
Registado: 04 out 2007, 21:39

Mensagem por carlos manuel »

Mas porque é que aconteçe isso com a corrente trifásica e não com a monofásica?
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Isso tem uma explicação. mas são cálculos matemáticos com gráficos

Esse assumto já foi abordado aqui

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... ases#p3454
bacalhau
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 08 abr 2008, 20:35

Mensagem por bacalhau »

carlos manuel Escreveu:Boas.
O meu problema com a fonte de alimentação dos pcs e monitores foi que se qeimaram, pelo seguinte.
Eu tinha um problema no diferencial que de volta e meia desligava, então eu desliguei as terras e o neutro e liguei o diferencial, e o que aconteceu a seguir foi que as fontes fritaram completamente. Já pedi explicação e disseram-me que por ter o neutro desligado e a terra as maquinas receberam uma baixa tensão (que foi medir e era de 50 v) por isso queimaram, mas como eu fiquei com duvidas em relação a isso porque so estava a fase ligada, gostava de saber a vossa opinião. obrigada.
Se a tua instalação for monofásica não foi por isso que queimaste as fontes e nem é uma baixa tensão de 50V que as vai queimar...mas se for trifásica aí sim ao desligar o neutro no diferencial pode ser fatal pois os varistores e os condensadores de filtro na fonte vão á vida ..... geralmento os varistores vão queimar o fusivel de entrada (se este ainda estiver com o valor original de fábrica)
alvimocer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jul 2009, 22:20

Mensagem por alvimocer »

As fontes de um Pc tem condensadores internos entre entradas e saidas que mesmo de baixo valor conseguem fazer estragos porque tem a massa de outros componentes ligados a este Pc como Printers scans monitor etc que tendo tambem unidades de alimentação ~contribuem para dar tensão residual entre estes e claro cede o mais fraco.Por isso nada como respeitar as Terras.
patinhofeio Escreveu:Boas.
Como já foi dado a entender, nunca se deve desligar o neutro numa instalação deixando só a fase. Para testes, ou se desliga a fase, a terra, ou fase e neutro.
O facto do diferencial desligar, pode ser provocado pela fonte. Para fazer o teste, bastava desligares o terra na tomada que alimenta a fonte.
As fontes têm uns filtros para descarregar interferências à terra, e por vezes queimam, fazendo ligação à terra. Se na tua zona a tensão for elevada(tipo perto de 250 V) é possível que seja esse o problema que faz disparar o diferencial.
Abraço
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”