Orçamento. Opinião

uterrorista
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 11 nov 2008, 11:26
Contacto:

Orçamento. Opinião

Mensagem por uterrorista »

recebi este orçamento:
Imagem
Parece-me um bocado exagerado.
Como não tenho aqui nenhuma tabela de preços, peço-vos a opinião.
Está razoável?
flechaspt
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Re: Orçamento. Opinião

Mensagem por flechaspt »

Acho que em um mês estava rico se trabalhasse com esses preços.
Cumprimentos.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Has thanked: 5 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por Electro 99 »

flechaspt Escreveu:Acho que em um mês estava rico se trabalhasse com esses preços.
Cumprimentos.
Porquê que a bobina MX e botoneira de corte geral têm que ser um Valor Global? Não poderia ser considerada em separado, como uma unidade cada, cujo valor de cada unidade seria o somatório do fornecimento do material e da Mão-de-obra?

O mesmo digo para a armadura de emergência. É permanente ou não permanente?

Se calhar, o unico parâmetro que está dentro da normalidade é o primeiro, tendo em conta que se trata de 4 unidades.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Nos projectos que tenho acompanhado estas situações de trabalhos a mais que têm de
ser feitos em obra é comum quando se tem de instalar equipamento que não consta no
orçamento o preço ser 3 ou 4 vezes mais caro.

Não sei porquê mas é prática comum em todas as obras.

O colega deixou 3 exemplos que lhe chamaram mais a atenção, se por exemplo nas medições
estivesse contemplado 500mt de cabo 3G1,5 e o preço unitário de 1,20€ o metro o fossem
necessários 600mt o preço continuaria a ser 1,20€.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
jacc123456

Mensagem por jacc123456 »

Bom dia.

Não foi explicado na pergunta inicial se teriam de haver modificações nos equipamentos/instalações para se poder realizar as ditas correcções (estou a falar de, por exemplo, pequenos trabalhos de construção civil na instalação da armadura de emergência, passagem de tubo e cabos, etc).
No caso de serem necessárias essas modificações, os dois preços correspondentes aos itens 2 e 3 do orçamento, não me parecem exagerados...
Já em relação ao primeiro, poderá ou não estar exagerado dependendo de qual vai ser a "correcção".
O diferencial que aparece no orçamento é o quê exactamente? Interruptor ou disjuntor? Calibre? Será mais um dispositivo no quadro ou é para substituir outro?

Cumprimentos.
Ferro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 nov 2008, 15:37
Contacto:

Mensagem por Ferro »

Correcção de não conformidades?

Parece-me que a Certiel Fica cara aos Donos de Obra!

Haja Saúde!
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Se for para correcção de não conformidades em serviços que já estavam previstos nem sequer será ético cobrar dinheiro.
Se, como de costume, no final da obra o cliente resolve meter tudo e mais alguma coisa que no inicio afirmava não querer, com o intuito de obter orçamento barato, bem, nesse caso depende das alterações necessárias para aplicar esse material.
uterrorista
Aprendiz
Aprendiz
Contacto:

No projecto inicial estavam previsto interruptores diferenciais de 300mA.
A alteração seria apenas trocar os de 300 por 30mA.

Penso que não haverá mais alteração nenhuma no cirtcuito.

Também não sei muito mais. A informação foi-me passada por email...
Sobre a armadura não sei nada.. Mas a minha dúvida era mesmo os €220/unidade...
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Isso também depende da armadura, pois, se for tipo ATEX pode custar muitissimo mais.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

€220 é ocusto de cada diferencial ? !!!!!!!!!!!!!!!!! só trocar um pelo outro?!?!??????
Mas é interruptor ou disjuntor diferencial? mesmo assim é caro se considerar calibres de 25, 40 ou 63 A?
A pergunta mantem-se, nesses locais já estava prevista a piscina e a sauna? Se sim será lapso do técnico e nesse caso penso não ser muito ético cobrar seja o que for.
Seria interessante "ouvir" as duas partes.
jacc123456

Mensagem por jacc123456 »

Bom dia.

O meu caro colega uterrorista não menciona outra vez o calibre do aparelho, mas de qualquer modo, pelo que disse, e uma vez que seria apenas trocar um pelo outro, o custo está obviamente exagerado.
Recomendaria perguntar ao electricista, em bom tom obviamente, qual o motivo do "exagero", ou então se preferir, perguntar qual a marca do interruptor diferencial, onde o adquiriu, etc.
Isto para poder estabelecer uma base de comparação...e depois pode ir sempre à loja e perguntar se será realmente esse o preço (o que eu duvido, mesmo tendo em conta a mão de obra).
Ele poderá argumentar que os de 30mA são mais caros, o que é verdade, porque tem maior sensibilidade, mas dificilmente conseguirá justificar esse preço, uma vez que é só para trocar, e em principio a loja irá aceitar de volta o inicial.

Cumprimentos.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Anda tudo na ganancia e uns a trabalhar de borla
uterrorista
Aprendiz
Aprendiz
Contacto:

Interruptor diferencial 4x40A
jacc123456 Escreveu:Ele poderá argumentar que os de 30mA são mais caros, o que é verdade, porque tem maior sensibilidade, mas dificilmente conseguirá justificar esse preço, uma vez que é só para trocar, e em principio a loja irá aceitar de volta o inicial.
Bem visto.

Obrigado a todos. Vou informar o responsável por esta situção e pedir as devidas justificações ao instalador.

Um grande abraço.
kakai
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 22 jan 2007, 19:24

Mensagem por kakai »

Boas

Não querendo entrar em polemicas julgo ser muito facil estarmos sentados em frente ao PC a dizermos o que é caro ou barato, mas a titulo de exemplo ainda não vi aqui dizer que por exemplo o item 1 é caro ou barato porque o disjuntor custa €€€€.

não teremos que somar ao equipamento a mão de obra da sua colocação( quanto ao que retirarmos julgo que não temos que ficar com ele mas sim entregá-lo ao cliente ) a deslocação, os impostos para o estado da empresa, etc.

Se acha caro mande fazer a outro.

As tabelas de preço servem para a venda do material e depois ainda temos que somar a mão de obra do electricista ou então fazemos nós

Cpts
kakai
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

kakai Escreveu:Boas

Não querendo entrar em polemicas julgo ser muito facil estarmos sentados em frente ao PC a dizermos o que é caro ou barato, mas a titulo de exemplo ainda não vi aqui dizer que por exemplo o item 1 é caro ou barato porque o disjuntor custa €€€€.

não teremos que somar ao equipamento a mão de obra da sua colocação( quanto ao que retirarmos julgo que não temos que ficar com ele mas sim entregá-lo ao cliente ) a deslocação, os impostos para o estado da empresa, etc.

Se acha caro mande fazer a outro.

As tabelas de preço servem para a venda do material e depois ainda temos que somar a mão de obra do electricista ou então fazemos nós

Cpts
kakai
Subscrevo.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”