Incêndio de um PT

Blackangel
Curioso
Curioso
Registado: 12 mar 2007, 21:04

Incêndio de um PT

Mensagem por Blackangel »

Boas
Deixo aqui estas fotos de uma ocorrência de origem eléctrica num PT aéreo a qual causou a destruição completa do mesmo assim como um transformador de 250Kva
Ainda não se conseguiu apurar as causas e aceitam-se opiniões sobre o que poderá ter estado na origem desta situação.

Cumpz 8)
Última edição por Blackangel em 15 nov 2013, 14:35, editado 1 vez no total.
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Bem para mim poderia ser um animal pequeno tipo ratos entre outros. :wink:
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Lâmpadinha
Curioso
Curioso
Registado: 08 jul 2007, 10:13

Mensagem por Lâmpadinha »

Infiltração de águas? Componentes defeituosos? Descargas de electricidade estática da atmosfera?

Essa caixa estava em cima dum poste ou ao nível do chão?
Imagem
Blackangel
Curioso
Curioso
Registado: 12 mar 2007, 21:04

Mensagem por Blackangel »

A caixa estava ao nível do chão. Na minha opinião tudo começou com algum aquecimento ou sobrecarga no interruptor de BT, o meu chefe coloca a hipótese do aquecimento das torçadas de alimentação da rede que estão dentro de uns tubos de plástico preto de 2 polegadas.
O que é certo é que até o transformador de potência deu o berro e espirrou o óleo para fora.
Cumpz 8)
claudia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jun 2007, 19:21

Mensagem por claudia »

Quando a coisa afecta os transformadores não há brincadeira. Devido ao óleo eles podem explodir e a situação pode mesmo tornar-se grave.

http://www.youtube.com/watch?v=b5OEVMuf2iY

...e já agora que se fala do poder da energia eléctrica, eis a abertura de disjuntor numa estação brasileira:

http://www.youtube.com/watch?v=k3aXUE-QtWw

cumps

Cláudia
burnin
Curioso
Curioso
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Mensagem por burnin »

claudia Escreveu:...e já agora que se fala do poder da energia eléctrica, eis a abertura de disjuntor numa estação brasileira:

cumps

Cláudia
Cláudia, permite me fazer uma pequena correcção. O vídeo em questão mostra na realidade um seccionador a abrir (incorrectamente) em carga, daí a formação do arco eléctrico "assustador". Este tipo de dispositivo deve ser o último a ser aberto em qualquer situação até porque não se trata de um dispositivo de corte de energia mas sim de um dispositivo de segurança.

Quanto a questão inicial, a minha pouca experiência prática nestas situações levam me a pensar que o PT sofreu um curto-circuito por influencia de algum objecto estranho ou então como já foi dito por causa de infiltrações de água e humidade.

Se foi o transformador a causar o problema, então as culpas podem ser deste estar a trabalhar em sobrecarga ou devido aos problemas causados pelos problemas de qualidade de energia, nomeadamente pela presença de correntes com alto conteúdo harmónico que elevam as perdas nos enrolamentos do transformador de uma forma bastante acentuada, levando ao sobreaquecimento deste equipamento e consequente diminuição de tempo de vida útil ou mesmo à sua destruição.

Cumprimentos
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 23 abr 2007, 18:52

Mensagem por sousa »

burnin Escreveu:
claudia Escreveu:...e já agora que se fala do poder da energia eléctrica, eis a abertura de disjuntor numa estação brasileira:

cumps

Cláudia
Cláudia, permite me fazer uma pequena correcção. O vídeo em questão mostra na realidade um seccionador a abrir (incorrectamente) em carga, daí a formação do arco eléctrico "assustador". Este tipo de dispositivo deve ser o último a ser aberto em qualquer situação até porque não se trata de um dispositivo de corte de energia mas sim de um dispositivo de segurança.

Quanto a questão inicial, a minha pouca experiência prática nestas situações levam me a pensar que o PT sofreu um curto-circuito por influencia de algum objecto estranho ou então como já foi dito por causa de infiltrações de água e humidade.

Se foi o transformador a causar o problema, então as culpas podem ser deste estar a trabalhar em sobrecarga ou devido aos problemas causados pelos problemas de qualidade de energia, nomeadamente pela presença de correntes com alto conteúdo harmónico que elevam as perdas nos enrolamentos do transformador de uma forma bastante acentuada, levando ao sobreaquecimento deste equipamento e consequente diminuição de tempo de vida útil ou mesmo à sua destruição.

Cumprimentos
esta questão dos seccionadores, afasta-se um pouco do topico inicial que era um incendio no quadro de baixa tensão de um pt aereo que pode ter varias origens,nomeadamente maus apertos na instalação do proprio quadro, mau dimencionamento das proteções, problemas a jusante do quadro, infiltações de agua pelos cabos que me parece que entram por cima no quadro apesar de ser uma má pratica. enfim há leque grande de possibilidades para este problema acontecer só no local é que se podem tirar as conclusões certas.
quanto aos seccionadores apresentados no video lembro que há seccionadores de corte em vazio e seccionadores de corte em carga, que são estes apresentados no dito video. aos seccionadores de corte em vazio só lhes é permitida a abertura por encravamentos de chave, quer dizer que só o podemos abrir depois de reunir determinadas condições os seccionadores de corte em carga podem ser abertos ou fechados em qualquer situação mas quando se trata de tensões elevadas e naõ estão providos de cãmaras de corte como é o caso destes aereos de subestações o arco electrico torna-se um fenomeno natural.
burnin
Curioso
Curioso

Mensagem por burnin »

sousa Escreveu:quanto aos seccionadores apresentados no video lembro que há seccionadores de corte em vazio e seccionadores de corte em carga, que são estes apresentados no dito video. aos seccionadores de corte em vazio só lhes é permitida a abertura por encravamentos de chave, quer dizer que só o podemos abrir depois de reunir determinadas condições os seccionadores de corte em carga podem ser abertos ou fechados em qualquer situação mas quando se trata de tensões elevadas e naõ estão providos de cãmaras de corte como é o caso destes aereos de subestações o arco electrico torna-se um fenomeno natural.
Discordo, na minha opinião os seccionadores do vídeo são seccionadores normais.
O facto de se ter criado um arco eléctrico deve-se provavelmente ao mau funcionamento de um dos outros elementos (interruptor e/ou disjuntor) que naquela fase não abriram correctamente o circuito, resultando que durante o processo de abertura do seccionador (que é o último passo na abertura do sistema) se tenha criado o ar eléctrico numa das fases.

Cumprimentos
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por sousa »

burnin Escreveu:
sousa Escreveu:quanto aos seccionadores apresentados no video lembro que há seccionadores de corte em vazio e seccionadores de corte em carga, que são estes apresentados no dito video. aos seccionadores de corte em vazio só lhes é permitida a abertura por encravamentos de chave, quer dizer que só o podemos abrir depois de reunir determinadas condições os seccionadores de corte em carga podem ser abertos ou fechados em qualquer situação mas quando se trata de tensões elevadas e naõ estão providos de cãmaras de corte como é o caso destes aereos de subestações o arco electrico torna-se um fenomeno natural.
Discordo, na minha opinião os seccionadores do vídeo são seccionadores normais.
O facto de se ter criado um arco eléctrico deve-se provavelmente ao mau funcionamento de um dos outros elementos (interruptor e/ou disjuntor) que naquela fase não abriram correctamente o circuito, resultando que durante o processo de abertura do seccionador (que é o último passo na abertura do sistema) se tenha criado o ar eléctrico numa das fases.

Cumprimentos
está no seu direito de discordar, mas eu sempre vou dizendo que todos os seccionadores dentro das suas caracteristicas, são normais e que a sua actuação, quer seja manual ou motorizada, obedece a movimentos muito precisos como por exemplo o tempo de abertura e fecho, o sincronismo, que é medido ao milisegundo assim como a resistencia de contacto que é medida em microhoms alem disso o movimento de abertura e fecho destes seccionadores manuais ou não não estão dependentes do movimento que o operador lhe possa dar o jogo de molas e tirantes mecanicos é que lhe dão o impulso para o rapido movimento.
burnin
Curioso
Curioso

Mensagem por burnin »

sousa Escreveu:está no seu direito de discordar, mas eu sempre vou dizendo que todos os seccionadores dentro das suas caracteristicas, são normais e que a sua actuação, quer seja manual ou motorizada, obedece a movimentos muito precisos como por exemplo o tempo de abertura e fecho, o sincronismo, que é medido ao milisegundo assim como a resistencia de contacto que é medida em microhoms alem disso o movimento de abertura e fecho destes seccionadores manuais ou não não estão dependentes do movimento que o operador lhe possa dar o jogo de molas e tirantes mecanicos é que lhe dão o impulso para o rapido movimento.
Desculpa mas estás a confundir conceitos. De qualquer forma a minha observação em relação ao vídeo já está feita e não há muito mais a acrescentar.

De qualquer forma acho que o exemplo dado para mostrar a "potencialidade" da energia eléctrica como força "destruidora" é muito bom, e realmente a existência de arcos eléctricos dentro de um PT podem ser uma explicação para a destruição verificada.
claudia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jun 2007, 19:21

Mensagem por claudia »

É claro que o meu post foi algo off topic. Basta pensarmos nos valores de tensão em jogo na situação colocada no início da discussão com aqueles que existem nas situações documentadas nos vídeos. A minha contribuição vem sobretudo sublinhar o perigo que são os transformadores colocados nas ruas perto das populações, arrefecidos ainda a óleo.

O óleo no transformador é um grande factor de risco para as populações pois pode deflagrar como se vê no 1º filme, para além das questões ambientais que coloca, ainda mais pertinentes quando existem já alternativas comerciais de arrefecimento de equipamentos destes.

O segundo filme mostra uma operação que, segundo um antigo professor meu, foi intencional. Postei apenas porque veio a talhe de foice em relação ao impacto visual do vídeo anterior.

Quanto à questão do tópico, penso que só no local, examinando as condições de humidade e de possível entrada de pequenos animais, é que se pode assumir um "culpado" para o acontecido.

cumps
Cláudia
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por sousa »

claudia Escreveu:É claro que o meu post foi algo off topic. Basta pensarmos nos valores de tensão em jogo na situação colocada no início da discussão com aqueles que existem nas situações documentadas nos vídeos. A minha contribuição vem sobretudo sublinhar o perigo que são os transformadores colocados nas ruas perto das populações, arrefecidos ainda a óleo.

O óleo no transformador é um grande factor de risco para as populações pois pode deflagrar como se vê no 1º filme, para além das questões ambientais que coloca, ainda mais pertinentes quando existem já alternativas comerciais de arrefecimento de equipamentos destes.

O segundo filme mostra uma operação que, segundo um antigo professor meu, foi intencional. Postei apenas porque veio a talhe de foice em relação ao impacto visual do vídeo anterior.

Quanto à questão do tópico, penso que só no local, examinando as condições de humidade e de possível entrada de pequenos animais, é que se pode assumir um "culpado" para o acontecido.

cumps
Cláudia
a questão dos seccionadores para mim está esgotada. em questão a transformadores, alem dos secos utilizados em baixa tensão e pequenas potencias todos os outros que conheço, e tenho varios na minha instalação eté 30MVA são com isolante dielectrico a oleo. começaram por ser com oleo escarel que foi retiradodo mercado por ser cancerigeno e passaram a oleos da classe univolt e alguns a oleo de silicone.
isolamento de transformadores de media e alta tensão sem oleo não conheço. fico aberto ao conhecimento de novos produtos.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Ola caros colegas:

Quero apenas realçar a forma digna com dirigiram este debate, apesar das posições contrárias.
É com agrado que segui esta troca de ideias e penso que
pode servir de exemplo de como é possivel que pessoas com opiniões contrárias discutam as ideias sem se agredirem.

Um abraço
sousa
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por sousa »

justme Escreveu:Ola caros colegas:

Quero apenas realçar a forma digna com dirigiram este debate, apesar das posições contrárias.
É com agrado que segui esta troca de ideias e penso que
pode servir de exemplo de como é possivel que pessoas com opiniões contrárias discutam as ideias sem se agredirem.

Um abraço
nós não estamos aqui para nos agredirmos verbalmente estamos sim para discutir assuntos independetemente de quem tem razão, e é aqui que as duvidas se podem tirar.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Ola sousa:

"nós não estamos aqui para nos agredirmos verbalmente estamos sim para discutir assuntos independetemente de quem tem razão, e é aqui que as duvidas se podem tirar."

Bem dito!

Agora só é preciso que toda a gente se aperceba disso e da benção que é podermos discutir sobre assuntos do nosso interesse com colegas com as mais diversas experiencias e formações dentro desta grande area : A ELECTRICIDADE

Um abraço
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”