Cláudia, permite me fazer uma pequena correcção. O vídeo em questão mostra na realidade um seccionador a abrir (incorrectamente) em carga, daí a formação do arco eléctrico "assustador". Este tipo de dispositivo deve ser o último a ser aberto em qualquer situação até porque não se trata de um dispositivo de corte de energia mas sim de um dispositivo de segurança.
Quanto a questão inicial, a minha pouca experiência prática nestas situações levam me a pensar que o PT sofreu um curto-circuito por influencia de algum objecto estranho ou então como já foi dito por causa de infiltrações de água e humidade.
Se foi o transformador a causar o problema, então as culpas podem ser deste estar a trabalhar em sobrecarga ou devido aos problemas causados pelos problemas de qualidade de energia, nomeadamente pela presença de correntes com alto conteúdo harmónico que elevam as perdas nos enrolamentos do transformador de uma forma bastante acentuada, levando ao sobreaquecimento deste equipamento e consequente diminuição de tempo de vida útil ou mesmo à sua destruição.
Cumprimentos